FAQ 4bee Work | Perfil usuários

As funcionalidade apresentadas neste FAQ são por permissionamento, isso significa que, caso você não consiga visualizar as alternativas apresentadas, você provavelmente não tem a permissão para executar tal ação. Neste caso, sugere-se que você entre em contato com o responsável pela administração da sua plataforma de comunicação 4bee.

Para enviar uma mensagem, clique na barra “Envie uma mensagem…” e escreva a mensagem na caixa de texto. Se desejar, escolha uma imagem, vídeo ou um anexo e selecione o arquivo. Caso queira inserir um link, copie a URL e escolha a pré-visualização correspondente.

Na caixa “Assunto(s)”, você pode selecionar um assunto sobre o qual está escrevendo. Logo abaixo, você deve optar pela forma como sua mensagem será divulgada, conforme suas permissões. Confira:

  • A mensagem pode ser uma Atualização de status – somente seus seguidores recebem uma notificação, mas todos que entrarem em seu perfil conseguirão visualizar o conteúdo da mensagem.
  • A mensagem pode um Post Restrito – somente os usuários selecionados receberão uma notificação e terão acesso ao conteúdo da mensagem.
  • A mensagem pode ser uma Publicação – todos os usuários da plataforma receberão uma notificação e terão acesso ao conteúdo da mensagem.

Após escrever sua mensagem e editar suas configurações, clique no botão “Enviar”.

Para enviar uma mensagem em um grupo, você deve clicar no ícone “Grupos”, no menu lateral esquerdo, acessar o grupo desejado e clicar na barra “Envie uma mensagem de/para ‘nome do grupo’…”. Em seguida, escreva a mensagem na caixa de texto, selecione um assunto na caixa “Assuntos” e selecione a forma como a mensagem será divulgada.

Neste caso, você pode “Enviar pelo Nome do Grupo” ou “Enviar pelo meu Nome”. Caso escolha enviar a mensagem em nome do grupo, selecione:

  • Atualização de status – somente os seguidores do grupo receberão uma notificação.
  • Restrito – somente para pessoas selecionadas.
  • Publicação – todos receberão uma notificação.

Se optar por “Enviar pelo meu Nome”, selecione:

  • Público – poderá ser visualizado por todos os usuários que têm acesso a este grupo.
  • Privado – poderá ser visualizado somente por você, pelo gestor e os colaboradores do grupo.

Após escrever sua mensagem e editar suas configurações, clique no botão “Enviar”.

Para enviar uma mensagem, clique na barra “Envie uma mensagem…” e escreva a mensagem na caixa de texto. Escolha a imagem, vídeo ou anexo desejado e selecione o arquivo. Caso queira inserir um link, copie a URL e escolha a pré-visualização correspondente.

 

Para inserir mais de um link, você deve escrevê-los no corpo da mensagem (copiar e colar os links originais diminui a probabilidade de erros). Dessa forma, é possível inserir quantos links desejar, mas o preview de página criado corresponderá somente ao primeiro link inserido).

 

Para inserir múltiplas fotos, basta fazer o upload dos arquivos desejados. Outra alternativa para enviar mais de uma imagem ou vídeo é criar um álbum em seu perfil (em “Minhas Fotos” ou em “Meus Vídeos”) e escrever uma mensagem aos usuários escolhidos com instruções que direcionem ao seu perfil, caso sejam fotos e vídeos pessoais. Caso as imagens e vídeos sejam específicos ou restritos, é preferível que você crie álbuns/pastas (no caso de arquivos) em grupos.

Não se esqueça de conferir o tamanho máximo dos arquivos permitido em sua plataforma.

Para alterar a senha, você deve clicar em seu nome, na barra superior, e, em seguida, em “Configurações”, no menu que irá aparecer logo abaixo. Em Configurações, selecione a guia “Conta”. Digite a Nova Senha e repita em Confirmar Senha. Para concluir, clique em “Salvar”.

Para habilitar o tutorial, você deve clicar em seu nome, na barra superior, e, em seguida, em “Ativar tutorial”. Quando aparecer a primeira mensagem, clique em Próx. ou nas setas pelo teclado até que o tutorial apareça por completo. Se você clicar em “Ok, entendi!”, o tutorial será interrompido e você terá que repetir esse procedimento para que ele volte a aparecer.

Caso você queira escolher quais notificações deseja receber por email, você deve clicar em seu nome, na barra superior, e, em seguida, em “Configurações”, no menu que irá aparecer logo abaixo. Em Configurações, selecione a opção “Conta” e ative ou desative as notificações que deseja receber por email.

Marcador é a forma individual para cada pessoa organizar as informações disponíveis na plataforma. Os Assuntos, por sua vez, são palavras/tags predeterminadas pelo administrador da plataforma para que todas os usuários utilizem.  

 

Todos os usuários podem criar Marcadores, que serão visualizados apenas por seus criadores, mas somente o Administrador pode criar assuntos, que estarão à disposição para serem visualizados e selecionados por qualquer usuário.

 

Por exemplo, se você adicionar uma marcação em qualquer publicação, apenas você poderá encontrá-la facilmente no menu “Meus Marcadores”. No entanto, se você clicar em algum dos Assuntos em qualquer mensagem, evento, enquete e outras funcionalidades da plataforma, você poderá visualizar todas as postagens públicas feitas com aquele Assunto.

Para criar um evento, você deve clicar no ícone “Eventos”, no menu lateral esquerdo, e depois em “Criar Evento”. Escolha uma imagem que represente seu evento e faça Upload, preencha todos os campos solicitados com informações do evento. Por fim, selecione os convidados e clique em “Salvar”. Pronto! Seu evento está criado.

Para criar um grupo, você deve clicar em “Grupos”, no menu lateral esquerdo, e depois em “Criar Grupo”. Ao criar um grupo, você deve escolher qual o tipo desse grupo (Departamento, Projeto, Produto ou Geral), inserir um nome e optar se o acesso a ele será Público (Grupo acessível por qualquer pessoa) ou Restrito (Grupo somente acessível por usuários selecionados).

 

Com o grupo criado, você será direcionado a outra janela de “Edição do Grupo”, na qual poderá inserir uma imagem para o perfil do grupo, colocar as Informações Básicas, Fotos (álbuns de fotos do grupo), Vídeos, Arquivos (poderá criar pastas e subpastas para melhor organizar os arquivos do grupo) e estabelecer os Acessos (caso o grupo seja restrito) e os Colaboradores (quem poderá administrar o grupo junto com você).

Para inserir ou excluir um colaborador de um grupo, você deve ser gestor deste. Sendo gestor do grupo, clique no ícone “Grupos”, no menu lateral esquerdo”, acesse o grupo desejado e clique em “Editar Grupo”, ao lado do nome deste.

 

Dentro da página “Editar Grupo”, clique em “Colaboradores”,  no menu lateral esquerdo, e selecione os colaboradores que deseja adicionar ou remover. Não se esqueça de clicar em “Salvar”.

Para dar acesso a alguém em um grupo restrito, você deve ser o gestor ou colaborador desse grupo. Tendo essas permissões, clique no ícone “Grupos”, no menu lateral esquerdo”, acesse o grupo desejado e clique em “Editar Grupo”, ao lado do nome deste.

 

Dentro da página “Editar Grupo”, clique em “Acessos”, no menu lateral esquerdo, e escolha a aba “Adicionar Pessoas”. Selecione quem deseja adicionar e clique em “Salvar”.

Para compartilhar um conteúdo com usuários que você acredita que não estejam visualizando, você deve mencioná-los utilizando @nome no comentário, se o conteúdo for público, ou solicitar ao autor do conteúdo que seja restrito para que ele o faça.

A única possibilidade de alguém ter acesso a um conteúdo dentro de um grupo restrito, do qual esse usuário não faça parte, é se o autor do conteúdo mencionar o usuário usando @nome no próprio conteúdo ou em algum dos comentários. Isso só é possível se o usuário que fizer a menção a outro for o autor do conteúdo original.

É possível criar enquetes em seu nome ou em nome de algum grupo público que você colaborar. Para criar uma enquete, você deve clicar em “Enquetes”, no menu lateral esquerdo, e depois em “Criar Enquete”. Escolha uma imagem que represente sua enquete e faça Upload. Em seguida, preencha todos os campos solicitados: data de início e término, título da enquete (pergunta que pretende fazer) e texto de ajuda (orientação adicional sobre a questão). Sua enquete pode ser visível, isso é, respondida de duas maneiras:

  1. Restrita – somente para pessoas que você selecionar.
  2. Pública – todos receberão uma notificação.

Por fim, você deve inserir as opções de votação para que os usuários optem apenas por uma e você obtenha um resultado simples e direto sobre o título questionado.

Clique no ícone “Divulgações”, no menu lateral esquerdo, e depois em “Adicionar Divulgação”. Selecione uma imagem em sua galeria e faça upload (com as dimensões indicadas). Em seguida, selecione se sua divulgação será um banner no topo da página ou aparecerá em miniatura na barra lateral direita. Por fim, complete os campos solicitados e clique em “Salvar”.

No topo da plataforma, ao lado da imagem da sua foto, você encontrará um campo para realizar a busca rápida de usuários ou grupos. Já para buscar algum conteúdo em seu mural, utilize a lupa ao lado dos filtros: Não Lidos > Todos > Publicações > Meus > Outros.

 

Caso você precise de uma busca ainda mais detalhada, clique no ícone “Buscar”, no menu lateral esquerdo, digite o que pretende pesquisar e escolha um filtro. Dessa forma, o sistema de busca será mais preciso ao encontrar sua demanda.

No menu lateral esquerdo você encontrará o ícone “Minhas Fotos”. Lá você conseguirá criar álbuns e inserir todas as fotos que quiser compartilhar com toda a rede. Já no ícone “Meus Vídeos”, você pode adicionar vídeos. Os usuários que te seguirem serão notificados sempre que você inserir uma nova imagem ou vídeo, mas todos que estão na rede podem entrar em seu perfil e visualizar suas galerias.

 

Para as fotos, você clicar em “Criar um Álbum”, colocar nome e descrição do conteúdo e clicar em “Salvar”. Em seguida, clique no Álbum e adicione quantas fotos desejar, sempre colocando uma legenda. Escolha qual delas será a Capa do Álbum e clique em “Salvar”.

Para os vídeos, você deve clicar em “Adicionar um Vídeo”, selecionar o arquivo desejado, fazer upload e inserir um nome e descrição. Em seguida, clique em “Salvar”, no canto superior do vídeo.

Há duas maneiras de visualizar o ramal de uma pessoa da rede, a primeira é digitando o nome da pessoa na busca rápida (lupa que fica no topo da página ao lado do seu nome). Assim, o ramal irá aparecer entre parênteses e precedido do símbolo # abaixo do nome do usuário. A segunda maneira é entrar no perfil do usuário que deseja saber o ramal e clicar na aba “Sobre mim”. Em seguida, role a página visualizar o telefone e ramal em “Dados do Contato”.