Saiba o que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

BPO

Saiba o que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

O mercado dos dias de hoje é baseado na adoção de estratégias que ofereçam valor competitivo para as empresas. Você sabe o que é BPO? É uma destas soluções estratégicas.

Atualmente, os gestores sabem a importância de focar em seu core business, ou seja, focar nas suas prioridades, nas atividades primárias e que são a principal fonte de lucro para seu negócio. Mas muitos não sabem o que é BPO e qual seu papel nesse tipo de situação.

Muitas vezes esse tipo de pensamento nem recebe a atenção necessária, visto que a rotina de trabalho costuma ser intensa, com uma enorme variedade de demandas urgentes que surgem a todo momento. A estratégia para focar no que importa acaba não sendo concretizada.

Mas hoje, neste artigo, você saberá o que é BPO. Mais do que isso, além de saber o que é BPO, você também entenderá a importância de adotá-lo em sua empresa e quais as vantagens que essa solução pode trazer para os processos internos do seu negócio.

Se interessou por esse assunto? Então continue lendo para conferir tudo que você precisa saber.

O que é BPO?


BPO é a sigla para
Business Process Outsourcing, que, na tradução para o português, significa Terceirização de Processo de Negócios.

A terceirização de serviços, de forma geral, é uma tendência cada vez mais forte no mundo corporativo. Por exemplo, não é incomum que empresas optem por terceirizar a limpeza, o transporte, o setor financeiro, o setor de tecnologia, RH, entre outros.

Isso acontece quando a atividade-fim do negócio não tem nenhuma relação com aquele setor, mas depende dele para funcionar de forma plena. 

Mas o que é BPO e qual a relação com essa estratégia de terceirizar setores?

Bem, sabemos que a terceirização não é um processo simples. Ele se resume em uma parceria entre duas empresas ou uma empresa e um profissional prestador de serviços. Ou seja, é, acima de tudo, um acordo em que ambas as partes devem sair beneficiadas.

Esse acordo é bem específico e exige uma clareza nas condições, prazos e consequências do não cumprimento dos mesmos. Dentro disso, existem diversos documentos envolvidos, que exigem uma atenção especial.

Em outras palavras, a terceirização é uma burocracia inevitável com a qual é preciso lidar em busca da realização de um objetivo maior.

Aqui, quando pensamos em todo esse processo envolto em burocracia e cuidado, é que começamos a entender o que é BPO. 

O BPO nada mais é do que uma tendência, uma saída inteligente que empresas de diversos portes e ramos de atuação encontram para resolver esse processo de maneira eficiente

Grandes empresas que escolhem terceirizar seus processos em outros países, como acontece na Índia, China, por exemplo, a administração de todo esse trabalho toma uma dimensão muito maior e consequentemente é impossível uma mesma gestão dar conta de tudo.

A prática de terceirização é sinônimo de redução de custos e proporcional aumento da margem de lucro. Em contrapartida, quanto mais terceirizada uma empresa é, maior fica a complexidade entre a relação de trabalho com outras empresas prestadoras de serviços.

O BPO é justamente terceirizar essa parte administrativa e permitir que outra empresa cuide da parte burocrática depois da sua tomada de decisão. 

Para isso, existem empresas focadas em oferecer serviços de BPO, especializadas e com tecnologia e metodologia de gestão avançadas, promovendo eficiência e inovação.

Através dessa estratégia, é possível garantir a otimização de tarefas administrativas com sistemas e integrações, de forma mais segura.

A necessidade de adesão ao modelo BPO também reflete o desenvolvimento da empresa. 

Se o gestor sente que não está conseguindo focar no que importa com exclusividade, ou que há setores demais para serem administrados por uma mesma gestão, é sinal de que o negócio cresceu e está expandindo suas fronteiras.

Nada melhor do que contar com profissionais especializados para cuidarem de questões complexas dentro da firma.

O BPO é sim uma forma de terceirização, só que mais focada em atendimento e não em tarefas operacionais. Ele é um atendimento personalizado que terá foco voltado para as atividades-meio daquela empresa que o contrata.

Para resumir o que é BPO, podemos dizer que suas principais características são:

  • Estratégia que considera uma reformulação completa dos processos da empresa;
  • Baseado em inovação e uso de novas tecnologias, além de contar com a atuação de especialistas na área.

 

Benefícios da adoção de BPO


Você já sabe o que é BPO e pode estar se perguntando que benefícios essa medida pode trazer para sua empresa, o que é muito compreensível.

Como pudemos ver, o BPO é uma solução que torna a gestão mais estratégica, modelo que naturalmente vem sendo muito valorizado pelas empresas por sua capacidade de gerar lucro e garantir espaço na competitividade do mercado.

A necessidade de lidar com a alta demanda em vários departamentos simultaneamente é o que faz do BPO uma saída muito eficaz. Seja no setor de tecnologia, jurídico, financeiro, ou de recursos humanos, há sempre muita coisa a ser resolvida. 

Há sempre questões que precisam de mais atenção, e com uma empresa especializada, é possível obter o melhor desempenho de tudo isso.

Vejamos  a seguir, com mais detalhes, quais são os benefícios mais atrativos:

Produtividade


Ao adotar o BPO, o departamento não precisará se preocupar com questões operacionais, e sim às tarefas
estratégicas e específicas do negócio. 

No departamento de RH, por exemplo, não precisar gastar tempo e energia com processos de folha de pagamento e gestão de pessoal é uma vantagem enorme para o foco da empresa.

O aumento da produtividade é um processo natural de uma atenção maior às metas e resultados.

Redução de custos


Uma das maiores vantagens do BPO é
não precisar gastar muito para ter o melhor.

As empresas especializadas contam com a melhor tecnologia, fazendo com que o investimento com equipamentos e servidores já não seja mais necessário, reduzindo custos nessa área.

Agilidade


Ter a tecnologia de última geração e contando com profissionais especializados em desempenho, sem dúvidas a agilidade será
muito maior

Até porque a burocracia será administrada por quem sabe diminuir o tempo gasto com ela, implementando novos sistemas de contratação e folha de pagamento online.

Precisão nos processos


Imagine diminuir o número de erros nos processos? Entendendo o que é BPO e buscando aplicar essa estratégia, as chances de cometer falhas
caem consideravelmente.

Isso gera benefícios muito expressivos, já que a diminuição de erros significa mais agilidade e menos retrabalho, além de uma identificação muito mais rápida e precisa de gargalos caso ocorra algum problema esporádico.

Serviços especializados


Como já dissemos, o BPO fornece um serviço especializado dentro da sua empresa, sem exigir investimentos inalcançáveis. 

Formar uma equipe de profissionais especializados para atuar no ambiente interno, além de garantir o equipamento de última geração, são coisas que custam muito caro e por isso, muitas empresas não dispõe destas vantagens.

O BPO é uma solução acessível que permite usufruir delas.

 

Você já sabe o que é BPO e com certeza entende a importância de adotar estratégias na gestão para obter melhores resultados. Sendo assim, confira também nosso artigo sobre Terceirização de folha de pagamento e as vantagens para sua empresa.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.