Como melhorar a comunicação entre setores? 5 dicas para sua empresa

Compartilhe

Um desafios mais importantes a serem vencidos em uma empresa é a melhoria do fluxo de informações. Como melhorar a comunicação entre setores e equipes?

É muito importante pensar sobre essa questão, já que uma equipe funcional é baseada em uma comunicação ativa e fluida

Além de ser uma das principais ferramentas para o sucesso de uma empresa, a ausência dela pode ser um prejuízo ligado, por exemplo, a alta taxa de evasão de colaboradores, atraso de entregas, retrabalho.

Buscar entender como melhorar a comunicação é uma forma de desenvolver relações mais positivas, estabelecendo processos gerenciais efetivos, mesmo à distância. 

Com ela, é possível eliminar obstáculos e alinhar as equipes em um mesmo objetivo.

Neste texto, vamos te mostrar como melhorar a comunicação da sua empresa com algumas dicas simples, mas que vão fazer diferença. Além disso, vamos ressaltar a importância de investir nessa estratégia para evitar problemas internos.

Importância da comunicação interna


Vamos pensar um pouco para entender, primeiramente, a razão da
comunicação interna ser tão importante.

Você tem o melhor profissional da área atuando na sua empresa, com extrema competência e experiência de mercado. Ele é proativo e sempre apresenta ideias inovadoras, além de colocar em prática tarefas e projetos considerados complexos. 

O colaborador dos sonhos de qualquer gestor.

Mas, de que adianta tudo isso, sem uma boa comunicação? A falta de uma troca de informações clara e direta, o que acontece é uma incompatibilidade, tanto para o profissional, quanto para a gestão.

Isso porque ambos os lados acabam não entendendo o que se espera dele, como transmitir ideias e opiniões, como planejar de forma conjunta.  

Assim, infelizmente, todas as habilidades e competências acabam sendo desperdiçadas no que diz respeito ao real objetivo da empresa.

Em outras palavras, estamos querendo dizer que não basta se preocupar apenas com clientes externos. É essencial, da mesma forma, ter cuidado com o público interno, os colaboradores da empresa, que mantém o negócio em movimento e criam oportunidades inovadoras.

Ao promover um diálogo eficiente entre RH e outros departamentos, a empresa estará alinhando missão, valores e metas para o crescimento da organização. 

É verdade que os setores estejam atualmente cada dia mais independentes, porém isso não muda o fato de que, quando integrados, são capazes de promover muitos benefícios para a organização.

Muito mais do que melhorar a transparência na relação com os colaboradores, um processo de comunicação mais eficiente contribui também para o aumento da produtividade e da lucratividade da empresa.

Esse olhar diferenciado para as equipes internas, pensando em como melhorar o trabalho delas, pensando em como integrá-las, é o primeiro passo para entender como melhorar a comunicação.

Dicas de como melhorar a comunicação


Certo, já entendemos que integrar as equipes e setores é fundamental. Mas como melhorar a comunicação, de fato?

Adotando algumas práticas na rotina do seu empreendimento, você verá que é possível conquistar o sucesso desse objetivo e unir ainda mais a empresa. Acompanhe:

1. Faça da empresa um ambiente amigável


O mercado atual não combina mais com aquele modelo em que a empresa é fechada às expectativas do profissional, baseada em
rigidez e formalidade.

Mais do que gostar do trabalho que deverá realizar, o profissional deve se sentir bem no local de trabalho.

Uma dica importante de como melhorar a comunicação é favorecer um ambiente amigável dentro da empresa, onde todos se sintam confortáveis para conversar durantes os momentos de pausa, com descontração e leveza.

Diferente do que se pode pensar, isso não influenciará em uma dispersão do foco, mas pelo contrário, permitirá que os colaboradores fiquem menos estressados e tensos, sendo assim mais produtivos

2. Esteja constantemente próximo das equipes


Procure sempre
conversar com seus colaboradores. 

Ao invés de conversas anuais, separe um período mensal para conversar individualmente com cada colaborador, para entender o ponto de vista de cada um sobre como melhorar a comunicação.

Com certeza todos terão muito a dizer, coisas que não tiveram oportunidade em outras ocasiões ou que não se sentiram confortáveis para expor.

Entendendo as dificuldades ou sugestões de cada equipe ficará mais fácil visualizar meios de fazer com que os times possam se ajudar.

3. Realize reuniões gerais semanais


Não há como melhorar a comunicação sem, de alguma forma, colocar as equipes juntas.

Assim como as reuniões individuais mensais são necessárias para se manter próximo de cada colaborador, a ideia se estende à reuniões gerais.

Uma vez por semana, ou quinzenalmente, por exemplo, é necessário reunir todos os funcionários para compartilharem dúvidas e preocupações, assim como aproveitar esse momento para repassar questões sobre o trabalho, atualizar o progresso de metas e definir novos projetos.

Reunir todos em conversas como essa é uma forma de manter a equipe engajada. Esses momentos são responsáveis por promover a sensação de importância em um objetivo maior e, consequentemente, melhorar o desempenho de todos.

Para funcionários mais retraídos, uma ideia é atribuir a essas reuniões o hábito de disponibilizar papel e caneta para sugestões anônimas de tópicos a serem discutidos, garantindo que todos terão a oportunidade de participar.

4. Promova a troca de feedback


Nem só os colaboradores precisam de um
feedback

Quando a gerência estabelece uma troca e também aceita ouvir a opinião dos profissionais sobre seu desempenho, ela quebra a comunicação de cima para baixo, unilateral,  fazendo dela um fluxo mais circular e fluido

5. Invista em endomarketing


O conceito de
endomarketing é, sem dúvidas, muito importante para entender como melhorar a comunicação.

Ele é uma estratégia voltada diretamente para o público interno, fazendo uso de ferramentas que visam uma divulgação mais clara das informações que são importantes para o negócio e para quem trabalha nele, disponibilizando também canais de troca de informações mais eficientes e inovadores.

Além disso, essa integração entre departamento de RH e marketing é responsável por promover ações de engajamento, conscientização e até mesmo lazer, sendo primordial para a integração entre todas as equipes, de forma geral.

 

Essas foram nossas dicas sobre como melhorar a comunicação na sua empresa. Gostou deste conteúdo? Confira também nosso post sobre como a transformação digital impacta na comunicação.

BWG

BWG

Assine a news e fique por dentro das principais notícias do mundo do RH e da Comunicação Interna.