O que são ferramentas de comunicação interna?

Compartilhe

As empresas precisam investir em estratégia e planejamento constante para conquistarem bons resultados. Mas você sabe quais são as ferramentas de comunicação interna que podem ajudar nessa tarefa? 

De fato, os tipos de ferramentas de comunicação interna variaram nos últimos anos, principalmente por conta do avanço tecnológico

Entretanto, muitos gestores não sabem direito quais são elas ou como traçar uma estratégia eficaz e que se alinhe com as metas do empreendimento.

Neste artigo, vamos nos aprofundar no conceito de ferramentas de comunicação interna, explicando qual sua importância para as empresas e citando também algumas que são essenciais para qualquer organização nos dias atuais.

Se interessou? Então continue acompanhando!

O que é comunicação interna?


Antes de falarmos sobre as ferramentas de comunicação interna em si, primeiramente vamos entender um pouco melhor o papel desse setor.

A comunicação interna é o relacionamento entre as equipes e empresa. É o setor responsável pelo compartilhamento de informações dentro do ambiente de trabalho, tendo como objetivo alinhar as demandas em toda uma cultura organizacional forte.

A comunicação interna tem um papel muito importante, pois é através dela que a empresa consegue manter seus profissionais motivados e engajados com os resultados. 

Atualmente, sabe-se que o público externo, ou seja, o cliente final, não é o único responsável pelo sucesso do empreendimento. Por diversos fatores, a satisfação de colaboradores e a construção de um clima interno favorável é crucial para o crescimento de qualquer negócio.

Por conta disso, as organizações começam a investir cada vez mais nas ferramentas de comunicação interna para alcançarem os benefícios que o uso delas promete.

Vejamos então com mais detalhes quais são esses benefícios, a seguir.

Benefícios das ferramentas de comunicação interna

Você talvez esteja se perguntando como afinal essas ferramentas de comunicação interna podem ajudar no melhor desempenho da sua empresa como um todo. 

Por isso, listamos os principais motivos que sugerem que se você ainda não investe nelas, é bom repensar isso o quando antes!

Clima organizacional forte


Investir nas ferramentas de comunicação interna é uma medida que faz com que os
colaboradores se vejam mais valorizados, já que há uma preocupação em mantê-los em dia com os objetivos e decisões mais importantes da empresa.

Compartilhar com toda a empresa as decisões tomadas pela diretoria, por exemplo, faz com que os profissionais se tornem mais motivados com a missão da empresa, satisfeitos com seu papel dentro dela, como parte importante de um projeto grande.

A satisfação, por consequência, melhora as relações dentro do trabalho, os colaboradores se tornam mais abertos e proativos, o que garante um clima organizacional mais forte. 

Além disso, a rotatividade também diminui, já que as equipes de fato vestem a camisa da empresa e se dedicam a produzir mais.

Clareza


Não há nada pior do que trabalhar em uma empresa em que os colaboradores vivem no escuro, sem saber das principais decisões da empresa, vivendo de boatos e suposições pelos corredores.

Esse tipo de clima organizacional sem informações gera incerteza e insegurança, sentimentos que não são nada positivos para a produtividade interna.

Através das ferramentas de comunicação interna, as equipes ficam cientes de tudo, se sentem mais seguras sobre o caminho que estão trilhando dentro da empresa e não perdem tempo com conversas paralelas, que desviam o foco do trabalho.

Equipes e objetivos alinhados


Sua equipe sabe qual caminho está trilhando? Sabe a importância do processo e sua execução precisa?

Muitos gestores acabam não se perguntando sobre isso, e é difícil fazer com que os colaboradores sigam o mesmo objetivo que a empresa se eles não sabem, de fato, qual é esse objetivo.

Essa missão precisa estar muito clara para que seja um processo eficaz. As ferramentas de comunicação interna permitem guiar as equipes continuamente em direção às metas da organização, de forma alinhada.

Além de agir no engajamento dos colaboradores e, consequentemente, em sua produtividade, toda a reputação da organização como empregadora se fortalece para o público externo e possíveis novos talentos.

Quais são as ferramentas de comunicação interna?


É inegável que as ferramentas de comunicação interna oferecem vantagens muito positivas. Mas quais são elas? 

Vejamos a seguir algumas das principais estratégias que você pode aplicar, lembrando que a escolha de quais delas serão implementadas depende muito do perfil de público interno, então certifique-se de conhecer bem a fundo seus colaboradores para adotar as medidas que mais se ajustem a eles.

Intranet


A intranet é uma das ferramentas de comunicação interna e atua com o objetivo de
integrar unidades e departamentos por meio de uma rede de computadores com acesso permitido apenas aos colaboradores.

Através dela é possível divulgar todas as novidades da empresa, assim como fornecer informações importantes, capacitações, divulgar produtos, além de promover conteúdos e ações que visem o crescimento do colaborador. 

A intranet busca a padronização da comunicação, com fácil acesso para todos.

Rede social corporativa


As
redes sociais corporativas são uma proposta mais recente e que tem se popularizado, buscando ampliar o ambiente de trabalho real para o mundo virtual, fortalecendo o trabalho colaborativo e expandindo a visão dos processos internos.

Uma espécie de evolução do e-mail corporativo, que nem sempre era visto pelos colaboradores, a rede social colaborativa atua buscando engajar os profissionais através de sua similaridade com as redes sociais convencionais.

Mural


O mural é uma das ferramentas de comunicação interna mais tradicionais, que deve ficar em um local
visivelmente estratégico, pois nele serão fixados convites e comunicados importantes. 

Além disso, ele também funciona para a publicação de um jornal da empresa, que funciona como uma publicação interna com as principais notícias de interesse da empresa. 

TV corporativa ou mural digital


A TV corporativa é uma ferramenta mais recente e inovadora. Seguindo a mesma lógica do jornal mural, ela serve para
divulgar informações e notícias relevantes para a empresa e seus colaboradores, sendo transmitidas nas TVs e dando mais dinamismo à divulgação.

Newsletter


A
newsletter tem o mesmo ideal do jornal, porém com um período de publicação menor. Geralmente ela é produzida semanalmente, podendo ser impressa ou digital, e o envio por e-mail é o mais popular. 

Reuniões e videoconferências


A comunicação direta é um dos aspectos que não podem ser descartados. As reuniões permitem que colaboradores interajam, expondo ideias e esclarecendo dúvidas. 

Quando nem todos os gestores podem estar presentes, a tecnologia de videoconferência é uma saída excelente para manter esse contato mais próximo.

 

Essas foram nossas dicas de ferramentas de comunicação interna. Gostou desse conteúdo? Se aprofunde nesse tema e confira nosso artigo sobre o impacto da transformação digital na comunicação.

BWG

BWG

Assine a news e fique por dentro das principais notícias do mundo do RH e da Comunicação Interna.