A gamificação nas empresas como forma de reter talentos

gamificação nas empresas

A gamificação nas empresas como forma de reter talentos

Gestores precisam garantir que as equipes estejam sempre interessadas para que a produtividade se mantenha em alta. Nesse sentido, a gamificação nas empresas têm sido um recurso promissor.

Essa estratégia traz conceitos baseados na metodologia de jogos para dentro do ambiente corporativo, buscando tornar a experiência dos colaboradores mais dinâmica e proveitosa.

Ao longo deste artigo, vamos explicar melhor como funciona a gamificação nas empresas e como de fato ela atua na retenção de talentos de uma organização.

Se você quer saber mais sobre essa tendência que está transformando empresas do mundo todo, acompanhe!

O que é gamificação?


A gamificação é, como já dito, uma metodologia que utiliza princípios de jogos para
promover engajamento em contextos da vida real. 

O objetivo é fazer com que atividades monótonas e pouco interessantes se tornem mais dinâmicas. É aprender de uma forma mais divertida e inovadora.

Para isso, a gamificação apresenta as seguintes características básicas:

  • Personalização: determina que cada jogo ou sistema gamificado siga um planejamento elaborado de acordo com as necessidades específicas do usuário;
  • Regras: orientações essenciais para direcionar o comportamento do usuário de acordo com o que se espera dele;
  • Objetivos: essenciais em qualquer tipo de jogo, os objetivos podem ser variados, sejam eles chegar até o último nível, acertar o máximo de perguntas ou acumular mais recompensas, por exemplo;
  • Pontuação: é que permite que o usuário visualize seu progresso no jogo, avançando em direção ao objetivo;
  • Recompensas: as recompensas são uma forma de manter o usuário motivado, pois assim seu esforço é reconhecido à medida que ele avança.

 

Nos dias atuais, esse recurso já é amplamente utilizado em instituições de ensino, por exemplo. Principalmente nos primeiros anos escolares, que já começam a formar uma geração mais dinâmica,  as técnicas de aprendizagem mais tradicionais estão ficando ultrapassadas.

Como funciona a gamificação nas empresas?


A gamificação nas empresas é resultado da união de dois fatores importantes: a necessidade de reformular as técnicas de aprendizagem e o advento da
transformação digital.

O sucesso de todas as atividades da organização que visam a alta performance, sejam treinamentos, eventos ou dinâmicas de integração, depende diretamente do quão engajados os profissionais estão.

Ou seja, o nível de interesse naquela atividade. Assim, a gamificação se apresenta como uma opção valiosa, visto que pode tornar as atividades mais atrativas e menos entediantes.

A transformação digital mudou a forma como consumimos conteúdo e no contexto corporativo, ela contribui muito para a aplicação da gamificação.

Além de estimular a participação ativa, o diálogo e exposição de ideias, ela também fornece a tecnologia necessária para inovar ainda mais essa estratégia.

O objetivo é combater as principais carências do modelo de aprendizado mais convencional, como:

  • Ausência de interação ou colaboração;
  • Excesso de informação;
  • Ausência de recursos visuais;
  • Pouco aproveitamento da criatividade.

 

A gamificação nas empresas gera um tipo de competição saudável entre os colaboradores. Ela pode ser aplicada, por exemplo, em um time de vendas. 

O profissional vai ganhando pontos ao longo de um período e, ao final, aquele que tiver os melhores resultados no quadro de funcionários, recebe uma recompensa.

Essa recompensa deve ser, é claro, muito mais do que uma pontuação alta.

É essencial  ser um prêmio atrativo e útil para o colaborador. A empresa pode oferecer, por exemplo, bonificações em dinheiro, viagens, brindes, folgas ou vale-presentes.

Da mesma forma, apostar na gamificação em treinamentos, cursos e capacitações diversas, incentiva o colaborador a estar sempre buscando aprimorar suas habilidades. Seguindo seu próprio ritmo, ele sabe que será recompensado por seus esforços.

Como a gamificação nas empresas ajuda a reter talentos?


Como vimos, a gamificação nas empresas é um método que elimina alguns dos principais obstáculos do processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades humanas.

Nesse sentido, ela é muito útil para o RH, que pode fazer uso dela em tarefas como:

  • Recrutamento e seleção: aplicando jogos online que promovem simulações voltadas para o contexto da vaga, auxiliando a encontrar o perfil que mais se encaixe nela e prezando pelo fit cultural;
  • Treinamento de liderança: as simulações de ações de liderança dentro da empresa podem não só engajar colaboradores, como descobrir talentos com potencial para assumir cargos de gestão no futuro;
  • Capacitação das equipes: nada melhor do que aprender se divertindo e, com a gamificação, além de atrair os profissionais para atividades de ensino, é possível economizar nos custos, já que as plataformas oferecem possibilidades mais flexíveis e sob demanda;

Com essas diversas possibilidades, a gamificação nas empresas é eficaz para a gestão de pessoas, proporcionando benefícios como:

Fortalecimento do trabalho em equipe


A estratégia de gamificação, por todos os aspectos citados durante este texto, é muito poderosa quanto se trata de
integrar os membros de uma equipe.

Ela facilita e incentiva a comunicação dos profissionais, inclusive de setores diferentes

Assim, eles são estimulados a compartilhar as suas ideias e boas práticas com os demais, para que todos possam conjuntamente alcançar seus objetivos e as metas da empresa.

Garantia do feedback constante


O
feedback é um componente essencial de uma estratégia de RH focada no desenvolvimento dos colaboradores e a gamificação contribui diretamente para ela, de forma automática.

Afinal, a transição de uma fase para outra é um indicador de que o jogador em questão está no caminho certo, assim como perder pontos mostra que o mesmo fez algo que não deveria.

É uma forma lúdica de garantir o aprendizado, proporcionando um feedback constante e acompanhando em tempo real a evolução desse profissional.

Adoção de uma cultura de inovação


A empresa que aposta na gamificação está disposta a sair dos moldes mais tradicionais e apostar em maneiras mais inovadoras de desenvolver a si e seus profissionais. 

Para uma geração que chega ao mercado de trabalho em meio à transformação digital, essa é uma proposta muito atraente, visto que são profissionais da chamada geração Z que já tem a tecnologia e o dinamismo como parte de seu perfil.

 

Como pudemos ver, gamificação nas empresas traz diversos benefícios para uma estratégia de retenção de talentos, principalmente por gerar engajamento entre as equipes. Quer saber mais sobre como fidelizar seus colaboradores? Confira como fazer um plano de ação para engajamento.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.