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Comunicação interna, Rede Social Corporativa, RH, Tecnologia de Pessoas

Cultura organizacional na rede social corporativa

Comunicação interna, Rede Social Corporativa, RH, Tecnologia de Pessoas

Cultura organizacional na rede social corporativa

  • 06/12/2024
  • Samarony Batista
🕒 Tempo de leitura: 4 minutos

A cultura organizacional é o fator que diferencia as empresas umas das outras. Não é sobre frases de efeito ou valores pendurados na parede, é sobre como esses valores aparecem nas decisões, nos processos e, principalmente, nas interações do dia a dia.

Mas, no mundo do trabalho híbrido e remoto, onde as conexões humanas estão mais digitais, como fazer com que a cultura permaneça viva? Como garantir que ela inspire, engaje e oriente as equipes mesmo à distância?

Esse é o desafio dos RHs: Criar ambientes onde colaboradores e propósito se encontrem, independentemente de onde estejam, e a rede social corporativa é a maneira mais estratégica de se promover tudo isso.



O desafio de engajar os colaboradores

68% dos colaboradores estão desengajados ou muito desengajados no trabalho, segundo a Aberje (2024). Esse dado destaca o desafio das empresas em manter sua cultura organizacional viva em um cenário cada vez mais híbrido e digital.

Hoje, engajar as pessoas é mais do que apenas enviar comunicados ou organizar eventos. É preciso criar uma verdadeira jornada em que os colaboradores se sintam conectados aos valores da empresa e entendam como suas contribuições fazem a diferença. Isso exige novas estratégias e, claro, novas ferramentas.

 

Rede Social Corporativa

A Rede Social Corporativa (RSC) é uma ferramenta estratégica que conecta equipes, promove a colaboração e fortalece a cultura organizacional. Combinando tecnologia e praticidade, as RSC tornam a comunicação interna mais dinâmica e eficiente, atendendo às demandas de um ambiente de trabalho cada vez mais versátil.

Elas criam espaços seguros e interativos, onde valores, metas e pessoas convergem, facilitando a troca de informações e aumentando o engajamento dos colaboradores. 

Mas como começar a usar uma rede social corporativa para fortalecer a cultura organizacional? Aqui vão algumas ideias para inspirar o seu próximo passo:

 

Ideias para fortalecer a cultura organizacional

 

Metas no feed

Sabemos que metas estratégicas podem parecer distantes para a maioria dos colaboradores. O segredo está em torná-las visíveis e acessíveis.

  • O que fazer: Use o feed para compartilhar as metas anuais ou trimestrais com gráficos dinâmicos e visuais.
  • Como engajar: Crie enquetes para prever se a meta será batida antes do prazo e convide os times a compartilhar ideias para acelerar o progresso.

 

Reconhecimentos

O reconhecimento é um dos pilares mais importantes para engajar e reter talentos. Colaboradores que se sentem valorizados têm mais chances de se engajar no trabalho. E isso pode começar com reconhecimentos.

  • O que fazer: Crie posts celebrando conquistas individuais, de equipes e até aniversários.
  • Como engajar: Adicione fotos, depoimentos e um toque descontraído para estimular comentários e curtidas.

Cultura de dados

Decisões baseadas em dados não são só para o C-Level, todos os colaboradores devem conhecer os objetivos estratégicos da empresa e o que fazer para alcançá-los. Quando os números são compartilhados de forma transparente, eles criam um senso de propósito e pertencimento.

  • O que fazer: Compartilhe com consistência números importantes de forma simples e visual no feed.
  • Como engajar: Explique o impacto dos dados com histórias e incentive debates.

 

Grupos de interesse

Colaboradores que se sentem conectados ao ambiente de trabalho podem permanecer por mais tempo na empresa. Grupos temáticos ajudam a criar essas conexões:

  • O que fazer: Crie grupos temáticos baseados em interesses, como esportes, sustentabilidade ou livros.
  • Como engajar: Incentive a troca de ideias e crie atividades regulares nos grupos.

 

Gamifique a cultura organizacional

Quer engajamento de verdade? Traga a diversão para dentro da cultura organizacional. Gamificação é uma estratégia para aumentar a participação e o engajamento.

  • O que fazer: Lance desafios mensais com premiações.
  • Como engajar: Use badges, rankings e recompensas para incentivar a participação.
  • Exemplo: Desafio do Mês: Poste uma foto de como você aplica nossos valores no trabalho. O post com mais curtidas ganha um vale-café!

 

 

Precisa de mais inspirações?

O Calendário de Endomarketing 2025 do BWG pode te ajudar!

Além de datas comemorativas que ajudam a alinhar suas estratégias ao longo do ano, o calendário traz mais de 70 ideias de campanhas e materiais exclusivos do BWG, abordando temas como matriz de canais e maturidade da comunicação interna.

 

BWG

BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Administradora de Benefícios, Agência de Comunicação Interna e Rede Social Corporativa.

 

Foto de Samarony Batista

Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.
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