Como escolher um BPO financeiro para minha empresa?

BPO financeiro

Como escolher um BPO financeiro para minha empresa?

Você já pensou em optar por um BPO financeiro? Talvez você não saiba ao certo quais os benefícios de adotar esse modelo, por isso buscamos trazer mais informações sobre o tema neste artigo.

A razão disso é que sabemos que o trajeto pelo mundo dos negócios é cheio de obstáculos e que gestores e diretores enfrentam desafios diários para conseguir manter o empreendimento estável.

Encontrar as melhores soluções para guiar uma empresa é essencial para que tudo possa acontecer. Ou seja, para que processos se desenvolvam conforme esperado, projetos inovadores sejam criados, operações sejam concluídas no prazo, entre outros aspectos.

A competitividade do mercado, que fica cada vez mais acirrada, não poupa as organizações de conquistarem a excelência em gestão. Mas como conseguir chegar a esse nível com tantos departamentos a serem geridos? Como de fato focar no core business?

Com o crescimento do negócio fica quase impossível dar atenção exclusiva ao interesse principal do empreendimento. É aí que a terceirização se apresenta como uma ótima saída, como o caso do BPO financeiro.

Vamos te mostrar ao longo do texto como funciona o BPO financeiro e quais as vantagens que a contratação desse serviço pode trazer para a sua empresa.

O que é BPO financeiro?


BPO é uma sigla em inglês que significa
Business Process Outsourcing, que em tradução para o português é algo referente a Terceirização de Processos de Negócio

O BPO corresponde, assim, à terceirização de atividades da empresa que não se relacionam à atividade-fim. Mas, ainda assim, ele corresponde às atividades-meio que são fundamentais para a sobrevivência do negócio, como no caso do setor financeiro.

O BPO financeiro se aplica a qualquer tipo de empresa, visto que todas precisam gerir questões de pagamento, recebimento, controle de fluxo de caixa, taxas, tributações e demais obrigações fiscais, entre outras atividades.

A contratação de uma equipe ou profissional externo para cuidar deste tipo de atividade já se configura como um BPO financeiro.

Esse tipo de serviço pode ser ideal para empresas que estejam sofrendo com dificuldades como:

  • Número capital humano reduzido ou ausência de um funcionário com especialidade na área financeira para assumir a função; 
  • Os processos financeiros apresentam falhas e não há tempo por parte do gestor para assumir mais responsabilidade com a área; 
  • O controle financeiro utilizado atualmente é feito de forma manual e ultrapassada, não contando com um sistema automatizado e ágil;
  • As falhas do setor financeiro estão prejudicando outros setores, como o de recursos humanos, tecnologia da informação ou de logística, por exemplo.

Mesmo que a empresa não esteja passando por nenhum destes problemas, o BPO financeiro pode ser uma saída natural para uma empresa em crescimento e que precisa expandir suas estratégias de gestão, como comentamos anteriormente.

Entre os serviços prestados por um BPO financeiro, podemos destacar algumas atividades, como:

  • Gestão pagamento e recebimento de contas;
  • Conciliação bancária;
  • Gestão de documentação;
  • Gerenciamento estratégico;
  • Elaboração de relatórios financeiros;
  • Controle de caixa;
  • Faturamento;
  • Gestão orçamentária;
  • Cobrança administrativa e judicial.

Vantagens do BPO financeiro


Redução de custos


Uma das principais vantagens do BPO financeiro é a
economia que ele representa. 

As atividades desse setor são complexas e exigem uma equipe inteira bem preparada, o que não fica barato para os empreendedores. 

Ao adotar o BPO financeiro, as demandas que dependem deste departamento serão executadas de forma mais eficiente e sem custos adicionais operacionais, de recrutamento e estrutura. 

Aumento da produtividade


Na medida em que um negócio vai crescendo, fica difícil gerenciar todas as tarefas com a mesma excelência. 

Quem trabalha no mercado empresarial sabe que uma boa gestão não se limita a se preocupar com a venda de um produto ou serviço, mas com o desempenho geral dos processos.

Assim, a produtividade nas tarefas secundárias e que são essenciais para o conjunto das operações, também devem receber atenção mais do que especial.

Ao transferir a responsabilidade para uma empresa especializada, a produtividade geral se fortalece, colocando as operações em um fluxo mais intenso e com alta taxa de redução de falhas.

Isso porque as empresas que prestam BPO financeiro, por exemplo, contam com profissionais preparados para todo tipo de contexto, atuando com propriedade em qualquer tipo de situação que precise de ações ou orientações imediatas.

Aumento da eficiência


Como já reforçamos ao longo deste artigo, o principal diferencial de uma empresa de BPO financeiro é a eficiência que ela confere para a empresa contratada. 

Ter profissionais com conhecimento específico, experiência e dinâmica nessa área são diferenciais muito positivos. Estar dentro das práticas mais atuais do setor e ter sempre uma postura à frente na execução dos trabalhos também é um fator de competitividade para o negócio.

Por exemplo, essas equipes se apoiam na inovação, no que há de mais moderno em termos de gestão, utilizando metodologias padronizadas e softwares que organizam e otimizam o trabalho, cumprindo as demandas com um planejamento mais assertivo.

Como escolher um BPO financeiro?


Os princípios principais para uma boa escolha de BPO financeiro são: uma boa
análise de mercado e de empresas do setor.

Uma análise de mercado é o que vai mostrar quais as empresas que atuam nessa atividade. 

Dentro deste aspecto, é importante observar aquelas com mais experiência no seu segmento em específico, para que a equipe contratada saiba lidar com as questões que sua empresa demanda.

O segundo passo é escolher entre as empresas que ainda se destacam após essa primeira análise, identificando aspectos de engajamento e compromisso na equipe escolhida. A criação de um diálogo aberto é fundamental para o funcionamento das operações.

Outra característica interessante e diferencial é a inovação

Uma empresa que busca ser inovadora e está sempre investindo em softwares de gestão e programas que otimizam o trabalho operacional, acabam mantendo um serviço de qualidade e agilidade.

Agora você já sabe tudo sobre BPO financeiro e quais são os aspectos mais importantes a serem considerados no processo de escolha da empresa que prestará o serviço. Se você quer saber mais sobre como melhorar as atividades dentro do seu negócio, confira também os novos modelos de gestão de desempenho.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.