Ir para o conteúdo
  • Sobre
  • Soluções para RH
    • Folha de Pagamento
    • Seguros & Benefícios
    • Agência de Comunicação Interna
    • Rede Social Corporativa
  • Nossos Conteúdos
    • Materiais
    • Casos de Sucesso
    • Blog 
    • Panorama de RH e CI 2025
  • BWG Saúde
    • Sou Cliente
    • Sobre a BWG Saúde
    • Quero ser associado
    • Entidade Beware
    • 2ª via de Boleto
  • Contato
  • Sobre
  • Soluções para RH
    • Folha de Pagamento
    • Seguros & Benefícios
    • Agência de Comunicação Interna
    • Rede Social Corporativa
  • Nossos Conteúdos
    • Materiais
    • Casos de Sucesso
    • Blog 
    • Panorama de RH e CI 2025
  • BWG Saúde
    • Sou Cliente
    • Sobre a BWG Saúde
    • Quero ser associado
    • Entidade Beware
    • 2ª via de Boleto
  • Contato

Terceirizar a Folha de Pagamento deu agilidade, assertividade e confiabilidade nos processos da Gama Italy

  • 21/06/2024
  • Por Renato Matos
Compartilhe

A empresa Gama Italy é líder global no segmento de eletro beleza, fundada em 1969 na cidade de Bologna, Itália, e foi pioneira na criação da primeira prancha profissional. Com foco em tecnologia, conquistou a liderança no mercado oferecendo produtos de alta performance e com tecnologias que cuidam da proteção do cabelo, da saúde e do bem-estar de seus clientes. Atualmente, está presente em 42 países e conta com um leque completo de produtos de beleza e autocuidado, que tem como objetivo proporcionar experiências que fazem com que a marca seja sinônimo de qualidade e confiança.

Conversamos com Ayrton Barros, gerente de RH e Jurídico da Gama Italy aqui no Brasil, para entender como a terceirização da Folha de Pagamento do BWG tem contribuído para a eficiência dos processos da empresa.

Principais desafios da Folha de Pagamento internalizada

Ayrton conta que a Gama Italy enfrentava diversos desafios significativos no processamento da Folha de Pagamento. O sistema ERP que era utilizado pela empresa era integrado para toda a organização, exceto para o módulo de Folha de Pagamento. Embora o sistema cumprisse suas funções básicas, ele exigia atualizações constantes que oneravam o tempo da equipe.

A geração de relatórios também era um grande desafio na Gama Italy. A empresa não tinha essa funcionalidade no sistema antigo, o que obrigava a manipulação de uma grande quantidade de informações em Excel. Os dados precisavam ser extraídos do sistema e organizados manualmente para criar relatórios destinados à diretoria.

“O sistema anterior que nós utilizávamos não nos oferecia tantas opções como nós temos hoje com o BWG. Os relatórios que eu preciso reportar ao corporativo mensalmente, eram necessários de dois a três dias para concluir com o antigo sistema.”

Ayrton Barros, gerente de RH e Jurídico

Além disso, de acordo com Ayrton, a empresa também enfrentava alguns obstáculos, como:

  1. Falta de digitalização: O RH da empresa era manual e pouco digitalizado, o que resultava em baixa eficiência e alto índice de retrabalho.
  2. Dificuldade na geração de relatórios: A geração de relatórios era um processo manual e moroso, o que dificultava a tomada de decisões estratégicas.
  3. Sobrecarga da equipe de RH: A equipe de RH era sobrecarregada com tarefas manuais e repetitivas, o que impedia o foco em atividades mais estratégicas.
  4. Custos elevados: A empresa tinha custos elevados com a Folha de Pagamento, devido à ineficiência do sistema antigo e à falta de digitalização.
A decisão de terceirizar a Folha de Pagamento da Gama Italy

Ayrton conta que, em 2022, o objetivo da equipe de RH era otimizar o trabalho das pessoas, trazer eficiência do processamento da Folha de Pagamento e permitir que o time interno conseguisse atuar de forma mais estratégica

“Os maiores custos da companhia eram de Folha de Pagamento, mas esses eram processos que poderiam ser facilmente terceirizados e que trariam um resultado muito melhor do que um ter um time focado nisso.”

Ayrton Barros, gerente de RH e Jurídico

A solução:

A decisão de buscar a terceirização da Folha de Pagamento surgiu como uma solução para otimizar processos após a diretriz de reformular o processo da gestão da Folha de Pagamento na empresa. Inicialmente, havia uma certa cautela em dar esse passo. Foi então que iniciamos as pesquisas para encontrar possíveis soluções e fornecedores.

“Nas minhas pesquisas, eu analisei o BWG como a solução mais completa. Também conversei com alguns clientes que vocês já tinham como referência para saber sobre o processo do dia a dia e me trouxeram vários casos de que estavam muito satisfeitos com o atendimento. E aí foi aí que eu optei pelo BWG.”

Ayrton Barros, gerente de RH e Jurídico

Também foram analisados alguns critérios técnicos para a escolha do BWG:

O primeiro ponto considerado foi a infraestrutura de servidores, priorizando a utilização de servidores na nuvem para garantir a disponibilidade das informações. 

Outro aspecto foi a conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), levando em conta o contexto regulatório e a abrangência das ferramentas oferecidas além da Folha de Pagamento. 

Por último, mas não menos importante, foi avaliado o aspecto do custo valor do custo-benefício, embora os demais critérios tenham sido priorizados na decisão final.

A solução do BWG também trouxe mais melhorias, como:

Automatização de relatórios: O BWG oferece uma ferramenta de geração de relatórios completa e automatizada, que permite à empresa ter uma visão clara e precisa de seus dados de RH.

Redução da sobrecarga da equipe de RH: O BWG automatiza diversas tarefas manuais, o que permite que a equipe de RH se concentre em atividades mais estratégicas.

Otimização dos custos: O BWG oferece soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada empresa, o que permite otimizar os custos com a Folha de Pagamento.

Os resultados alcançados com o BWG:

A implementação da solução do BWG proporcionou à Gama Italy diversos resultados positivos, como:

Digitalização do RH: Antes da implementação do BWG, o processo de admissão envolvia a entrega física de documentos, o que representava um alto risco em termos de LGPD. Com a admissão digital, todo o processo é realizado de forma virtual, otimizando o espaço físico no RH e aumentando a segurança das informações.

Automatização de processos: O BWG permitiu a automatização de diversos processos, como solicitação de férias e assinatura de contratos, que anteriormente eram manuais e envolviam documentos físicos. Isso resultou em ganhos de eficiência e eliminação de possíveis erros.

Realocação de pessoal: A implementação da BWG permitiu otimizar o número de pessoas necessárias para o processamento da Folha de Pagamento, devido à eficiência das ferramentas disponibilizadas. Hoje, o mesmo resultado é entregue com uma equipe menor, liberando recursos para outros lugares mais estratégicos.

Geração de relatórios: Com o BWG, a Gama Italy passou a contar com opções mais completas e ágeis de geração de relatórios, facilitando o acesso a informações detalhadas e em tempo real. Isso proporcionou uma análise mais assertiva e uma apresentação mais eficaz dos resultados para a diretoria.

People analytics: A integração do People Analytics com o sistema trouxe uma série de indicadores em tempo real, permitindo uma análise mais precisa e apresentável dos dados para a diretoria. Essa ferramenta fornece informações detalhadas sobre diversos aspectos, como unidades, cargos e salários, de forma automatizada e confiável.

Auditoria e segurança: O BWG proporcionou uma auditoria completa do processo de Folha de Pagamento, garantindo maior segurança e conformidade com as regulamentações. Isso trouxe tranquilidade para a empresa em relação à precisão dos cálculos e à conformidade com as normas.

“A implementação da Folha de Pagamento do BWG trouxe agilidade, assertividade e confiabilidade aos processos internos da Gama Italy. Essa parceria proporcionou a maior digitalização tanto do RH quanto da empresa como um todo, permitindo que a equipe dedicasse mais tempo ao desenvolvimento de pessoas e da organização, em vez de focar em questões operacionais, como era anteriormente.”

Ayrton Barros, gerente de RH e Jurídico

Faça como a Gama Italy, que alcançou resultados positivos como redução do tempo de processamento da Folha de Pagamento, melhoria na qualidade dos dados, aumento da satisfação dos colaboradores e redução de custos.

Você também pode baixar o E-book que criamos sobre esse Case, clique aqui.

Terceirização da Folha de Pagamento
Conheça mais cases de sucesso

Grupo Lello impulsiona experiência do colaborador com Rede Social Corporativa do BWG

Saiba mais

Mais dados, autonomia e flexibilidade: a rotina do RH da Catho com o uso da Culture Amp

Saiba mais

Eficiência que faz a diferença: a jornada da Mosaico ao terceirizar a Folha de Pagamento

Saiba mais

Dados que transformam: o sucesso da Comunicação Interna da Tecnored com a Rede Social Corporativa do BWG

Saiba mais

Assine a news e fique por dentro das principais notícias do mundo do RH e da Comunicação Interna.

Logotipo na versão principal da empresa BWG Best Way Group
Siga o BWG nas redes sociais:
Instagram Youtube Linkedin
São Paulo – Headquarter

Edifício River Park
Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 240,  14º andar
Tel.: (11) 5670-2100

Também temos atendimento em:
  • Belo Horizonte - MG
  • Canoas - RS
  • Caxias - RS
  • Curitiba - PR
  • Rio de Janeiro - RJ
  • Valinhos - SP

DPO: GEP Soluções em Compliance
E-mail: dpo@bwg.com.br
Representante legal: Maurício José Ribeiro Rotta.

BWG Todos os direitos reservados.
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Requisição do Titular
  • Aviso de Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial
  • Flexibilidade na Matriz de Responsabilidades
    Estamos abertos ao diálogo e à construção de uma Matriz de Responsabilidades que faça sentido para ambos.
  • Relacionamento e Vendas juntos após o contrato
    O comercial que realizou a venda se une ao time de relacionamento e continua com você mesmo após a assinatura do contrato.
  • Célula de Atendimento 
    O Analista da Célula, que executa a sua Folha na operação, participa de fases da Implantação para entender suas regras de negócio antes do go live e executa a folha do início ao fim, tornando-se um especialista na folha de pagamento da sua empresa.

    No dia a dia, você não precisa abrir um chamado num 0800 nem aguardar 48 horas mínimas para receber retorno. No nosso modelo de atendimento, você abre solicitação pela plataforma e pode ligar diretamente para o seu especialista para tirar dúvidas.
  • Reprocessamento
    Liberamos até 1 reprocessamento sem custo adicional e 15% de um recorrente mensal nas próximas solicitações.
  • Operação Segurada
    Seguro 3MM que cobre erros operacionais, garantindo a continuidade do negócio, caso venha a ocorrer um evento de alto valor.
Reserve sua apresentação
Fale com especialista