Ir para o conteúdo
  • Sobre
  • Soluções para RH
    • Folha de Pagamento
    • Seguros & Benefícios
    • Agência de Comunicação Interna
    • Rede Social Corporativa
  • Nossos Conteúdos
    • Materiais
    • Casos de Sucesso
    • Blog 
    • Panorama de RH e CI 2025
  • BWG Saúde
    • Sou Cliente
    • Sobre a BWG Saúde
    • Quero ser associado
    • Entidade Beware
    • 2ª via de Boleto
  • Contato
  • Sobre
  • Soluções para RH
    • Folha de Pagamento
    • Seguros & Benefícios
    • Agência de Comunicação Interna
    • Rede Social Corporativa
  • Nossos Conteúdos
    • Materiais
    • Casos de Sucesso
    • Blog 
    • Panorama de RH e CI 2025
  • BWG Saúde
    • Sou Cliente
    • Sobre a BWG Saúde
    • Quero ser associado
    • Entidade Beware
    • 2ª via de Boleto
  • Contato

Dados que transformam: o sucesso da Comunicação Interna da Tecnored com a Rede Social Corporativa do BWG

  • 27/03/2024
  • Por Renato Matos
Compartilhe

A Tecnored é uma empresa de desenvolvimento tecnológico pautada pelos pilares ciência, eficiência, engenharia, experiência do mundo real e inclusão para aprimorar e desenvolver soluções renováveis e sustentáveis.


A empresa iniciou sua história há quatro décadas como uma solução de sustentabilidade para a siderurgia, através da gusa verde. Hoje atua em diversas frentes, em uma ampla gama de cenários, como no desenvolvimento de novos combustíveis renováveis, softwares que medem a pegada de carbono e a carbonização de biomassa.

O desafio

O principal desafio da Tecnored na área de Comunicação Interna residia na inexistência de um setor estruturado e de canais para propagar informações corporativas e engajar os colaboradores com conteúdos de qualidade.

Yasmim Mattos, Especialista de Comunicação na Tecnored, explica que não havia processos definidos para a área, canais ou dados para mensurar a eficiência do setor e a receptividade do público interno.

Naquele momento, a empresa enfrentava três situações desafiadoras: construir a área e os processos de Comunicação Interna, definir os canais mais adequados para atingir o público e dar voz aos colaboradores, que ansiavam por mais protagonismo e participação.

A partir disso, a área de Comunicação Interna começou a ser estruturada, na mesma semana deu-se o início da pandemia da Covid-19 em 2020, e a empresa precisou migrar muitas frentes de trabalho para o modelo remoto, de forma repentina.

Assim, foi necessário definir os canais para atingir o público interno, mantendo todos informados e engajados, mesmo que à distância.

A busca por solucionar o problema

Diante dessa situação, a Tecnored mapeou possibilidades de canais digitais que suprissem a necessidade de comunicação remota para engajar e comunicar todos os colaboradores.

A rede social corporativa foi a opção escolhida pela empresa, pois é uma plataforma digital, colaborativa, que pode ser acessada pelo celular. Ela é considerada canal oficial corporativo, que permite interações por meio de posts, comentários e publicações de conteúdos em diferentes tipos de mídias.

A ferramenta, que recebeu o nome de Conecta, foi divulgada para toda a empresa a partir de uma campanha que contou com o apoio de pessoas-chave da Tecnored.

Yasmim explica que a rede, ao longo dos anos, se tornou parte da cultura da empresa.

“Virou uma prática normal de trabalho. Você pega um café e acessa a ‘Conecta’. Mensalmente, 90% dos nossos colaboradores acessam a ferramenta. A interação é outro ponto alto da rede: temos, em média, 8 mil interações, entre comentários, postagens e curtidas.”, afirma.

Yasmim Mattos, Especialista de Comunicação na Tecnored

Posteriormente, foi necessário trocar o fornecedor de tecnologia – e a empresa passou a utilizar o 4bee Work+ do Bwg.

Entre os diferenciais que contribuíram para a escolha, é possível citar o aplicativo mobile (fator essencial para a Tecnored manter o público interno informado), as permissões para os colaboradores fazerem publicações, a segmentação de posts e o Analytics da ferramenta (que permite à área de Comunicação Interna mensurar e ter uma estratégia data-driven).

Toda nossa comunicação está ali. Acho que é uma parceria e tanto entre nosso time de comunicação e o BWG, porque não adianta você ter uma ferramenta muito boa se não souber utilizá-la”, explica

Yasmim Mattos, Especialista de Comunicação na Tecnored

A transformação na área de Comunicação Interna com a rede social corporativa

A Rede Social Corporativa se tornou com o tempo, conforme Yasmim, a principal ferramenta de Comunicação da Tecnored, garantindo eficiência, olhar data-driven, engajamento dos colaboradores e um posicionamento mais estratégico para o setor.

Com o 4bee Work+ sendo utilizado diariamente em nossa Comunicação Interna, conseguimos mostrar como nossa área é estratégica para a empresa.”, enfatiza.

Yasmim Mattos, Especialista de Comunicação na Tecnored

Desde a implantação da Rede Social Corporativa, a Tecnored passou de um cenário com canais de Comunicação Interna tradicionais e sem dados para outro, em que há mensuração, engajamento, interação, produção contínua de conteúdos e apoio estratégico para divulgar as metas e objetivos empresariais.

Entre os ganhos que a área de Comunicação Interna tem identificado com uso da Rede Social Corporativa do Bwg, Yasmim Mattos menciona os seguintes:

  1. Comunicação Interna data-driven: hoje a Comunicação Interna da Tecnored é orientada a dados, com mensuração constante de interações, acessos na Rede Social Corporativa, conteúdos com melhor receptividade e equipes que engajam. Isso fez toda a diferença para posicionar a área como estratégica.
  2. Conexão com OKRs da empresa: além de uma Comunicação Interna data-driven, os dados da Rede Social Corporativa permitiram um posicionamento mais estratégico e mensurável da área a partir de OKRs, com metas estabelecidas para acessos mensais e interações nas publicações de conteúdo corporativo, bem como de campanhas de outras áreas, números que são acompanhados continuamente pela equipe de CI.
  3. Engajamento dos colaboradores: com o uso constante do canal de Comunicação Interna, a Tecnored chegou a números positivos de funcionários engajados, com uma taxa média de 90% de acessos e mais de 8 mil interações mensais na ferramenta. “A primeira vez que vimos os números ficamos impressionados, porque realmente fizemos uma campanha que funcionou, que as pessoas estavam interessadas e que estava fazendo diferença”, diz.

  4. Canal oficial de Comunicação Interna da empresa: desde a implantação da ferramenta, todas as áreas da Tecnored entendem que esse é o canal de Comunicação oficial da empresa, incentivando o uso diário e centralizando as informações corporativas na Rede. “É o nosso comprometimento de fazer dessa a principal ferramenta da empresa”, afirma Yasmim
  5. Frequência no calendário de conteúdo: a Rede Social Corporativa permitiu que a área de Comunicação Interna conseguisse manter os colaboradores informados e engajados a partir da publicação de conteúdos recorrentes: no cronograma há uma média de 3 posts por dia no canal, um total de 90 publicações por mês.
  6. Comunicação mobile: por ter um aplicativo mobile, o 4bee Work+ trouxe facilidade ao acesso de todos os funcionários da empresa, garantindo a aderência aos conteúdos corporativos e um indicador relevante: mais de 60% dos acessos na Rede Social Corporativa da Tecnored são feitos via celular.
  7. Segmentação de públicos: uma das funcionalidades da Rede Social Corporativa do BWG é a segmentação de públicos na hora de fazer publicações, fator que é um diferencial para a equipe de Comunicação Interna da Tecnored, que consegue direcionar as informações com rapidez e tranquilidade para as pessoas certas. Assim, não há excesso de informações sendo consumidas pelos funcionários.
  8. Gamificação da Comunicação Interna: os dados do Analytics da Rede Social Corporativa trouxeram a possibilidade de inserir a gamificação na área de Comunicação Interna, divulgando publicamente o ranking dos usuários mais engajados no mês na plataforma, dado que está presente de forma acessível no Dashboard do 4bee Work+, e inserindo medalhas digitais nos avatares das pessoas.
  9. Gestor de comunidade: em tempos de humanização de marcas, um gestor de comunidade faz toda a diferença para o sucesso da Rede Social Corporativa. A Tecnored, por exemplo, conta com um “mascote” que tem perfil no Conecta e que interage com os colaboradores, gerando mais proximidade e interação entre as pessoas.
  10. Dados de apoio para outras áreas: o engajamento e o sucesso das equipes depende de trabalho em conjunto. E os dados da Rede Social Corporativa apoiam a Tecnored nesse sentido. Afinal, com o dashboard que mostra o engajamento e o alcance de posts de grupos, é possível entender a efetividade da comunicação das áreas da empresa e estruturar ações para melhorar os resultados.

 

Se você também quer conquistar uma área de Comunicação Interna orientada a dados e estratégica para a empresa com o apoio de uma tecnologia como o 4bee Work+, entre em contato com o Bwg.

Conheça mais cases de sucesso

Grupo Lello impulsiona experiência do colaborador com Rede Social Corporativa do BWG

Saiba mais

Mais dados, autonomia e flexibilidade: a rotina do RH da Catho com o uso da Culture Amp

Saiba mais

Eficiência que faz a diferença: a jornada da Mosaico ao terceirizar a Folha de Pagamento

Saiba mais

Terceirizar a Folha de Pagamento deu agilidade, assertividade e confiabilidade nos processos da Gama Italy

Saiba mais

Assine a news e fique por dentro das principais notícias do mundo do RH e da Comunicação Interna.

Logotipo na versão principal da empresa BWG Best Way Group
Siga o BWG nas redes sociais:
Instagram Youtube Linkedin
São Paulo – Headquarter

Edifício River Park
Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 240,  14º andar
Tel.: (11) 5670-2100

Também temos atendimento em:
  • Belo Horizonte - MG
  • Canoas - RS
  • Caxias - RS
  • Curitiba - PR
  • Rio de Janeiro - RJ
  • Valinhos - SP

DPO: GEP Soluções em Compliance
E-mail: dpo@bwg.com.br
Representante legal: Maurício José Ribeiro Rotta.

BWG Todos os direitos reservados.
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Requisição do Titular
  • Aviso de Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial
  • Flexibilidade na Matriz de Responsabilidades
    Estamos abertos ao diálogo e à construção de uma Matriz de Responsabilidades que faça sentido para ambos.
  • Relacionamento e Vendas juntos após o contrato
    O comercial que realizou a venda se une ao time de relacionamento e continua com você mesmo após a assinatura do contrato.
  • Célula de Atendimento 
    O Analista da Célula, que executa a sua Folha na operação, participa de fases da Implantação para entender suas regras de negócio antes do go live e executa a folha do início ao fim, tornando-se um especialista na folha de pagamento da sua empresa.

    No dia a dia, você não precisa abrir um chamado num 0800 nem aguardar 48 horas mínimas para receber retorno. No nosso modelo de atendimento, você abre solicitação pela plataforma e pode ligar diretamente para o seu especialista para tirar dúvidas.
  • Reprocessamento
    Liberamos até 1 reprocessamento sem custo adicional e 15% de um recorrente mensal nas próximas solicitações.
  • Operação Segurada
    Seguro 3MM que cobre erros operacionais, garantindo a continuidade do negócio, caso venha a ocorrer um evento de alto valor.
Reserve sua apresentação
Fale com especialista