+%
de acessos mensais únicos no canal de Comunicação Interna
0hrs
é o tempo médio que leva para toda a empresa acessar a rede social
ganhos: feedback em tempo real, escuta ativa e informações centralizadas

A Lello é uma empresa do mercado imobiliário que há mais de 60 anos conecta as pessoas, cidades e sonhos,  proporcionando jeitos mais humanos e prazerosos de viver nas cidades.

O desafio

O principal desafio da Lello na área de Comunicação Interna residia nas barreiras causadas pelos canais utilizados na transmissão de informações aos colaboradores, que eram tradicionais e estáticos.

Dessa forma, as mensagens eram divulgadas apenas em uma direção, da empresa para os colaboradores. Por consequência, isso trazia impactos para a visibilidade das questões institucionais, campanhas de endomarketing e aproximação entre a empresa e as pessoas. 

“A comunicação era unidirecional, não se fazia o processo de ouvir o outro lado”, diz Rodrigo Aquino, Gestor de Comunicação Interna no Grupo Lello.

A busca por solucionar o problema

Em 2020, diante dos resultados da estratégia de Comunicação Interna impactados negativamente pelo modelo unidirecional, o Grupo Lello foi em busca de um canal que pudesse trazer mais dinamismo e proximidade aos colaboradores, facilitando a troca de informações entre áreas e proporcionando um espaço corporativo de escuta a todas as pessoas.

Na procura pela solução do problema, optaram pela rede social corporativa, uma ferramenta colaborativa que é considerada canal oficial da empresa para divulgação de informações institucionais, troca de ideias, fortalecimento da marca empregadora e espaço para a comunicação fluir em mais direções (da empresa para o colaborador, do colaborador para a empresa e entre colaboradores).

Durante a trajetória de uso da ferramenta, que recebeu o nome de Conecta, houve a necessidade da troca de fornecedor – e a empresa passou a utilizar o software 4bee Work+, do Bwg.

Entre os fatores decisivos para a escolha do 4bee Work+ do Bwg, é possível citar a integração com o sistema utilizado internamente pelo Grupo Lello e a equipe de atendimento, que, conforme menciona Rodrigo, foi acolhedora e transparente, trazendo mais segurança na tomada de decisão para a troca de fornecedor e ferramenta.

“Hoje as pessoas veem o Conecta (nome interno da rede social corporativa) como uma ferramenta que dá a oportunidade para elas falarem, mas também para ficarem atualizadas, trocarem ideias, criarem grupos, conversarem”, explica Rodrigo.

A mudança na experiência do colaborador com a rede social corporativa

O uso da Rede Social Corporativa se tornou indispensável tanto para a área de Comunicação Interna do Grupo Lello quanto para o fluxo de informações e interações dentro da empresa, o que impactou significativa e positivamente a experiência dos colaboradores.

“As pessoas reconhecem como um ambiente positivo de troca de informação. É um espaço que a gente criou e não pode deixar de existir”, enfatiza o Gestor de Comunicação Interna.

É possível dizer que, desde a implantação da Rede Social Corporativa, a empresa passou de um cenário com canais descentralizados, sem interação e mensuração, para outro em que há feedback, trocas entre áreas e facilidade para encontrar as informações necessárias para se comunicar com outras pessoas da empresa. 

“Antes havia o trabalho de encaminhar as informações por e-mail e para todos os colaboradores. Hoje a gente tem uma ferramenta que contempla todos e é algo que facilita muito o nosso dia a dia”, explica Mariana Pereira , Estagiária de Comunicação Interna no Grupo Lello.

Entre os ganhos significativos que a área de Comunicação Interna tem identificado com uso da Rede Social Corporativa do Bwg, Rodrigo Aquino menciona os seguintes:

  • A mensuração do engajamento dos colaboradores: hoje a rede social corporativa tem assiduidade mensal de acessos únicos de 85% a 90% – e  a cada 3 dias todos os colaboradores entram no canal e consomem as informações publicadas.

  • A facilidade de uso da ferramenta, que é intuitiva e permite que tanto a equipe de Comunicação Interna e os próprios colaboradores façam publicações.

  • O espaço de escuta e feedback imediato, garantindo que a área de Comunicação Interna consiga mapear a visão e o sentimento (positivo e negativo) dos colaboradores em relação às ações corporativas.

  • O apoio das lideranças, que enxergam a importância do canal e participam ativamente das publicações, interagindo e celebrando com as equipes.

  • O protagonismo do colaborador, que utiliza a rede social corporativa como um canal para expressar opiniões, sejam elas positivas ou negativas.

  • A comunicação entre áreas, que é mais difundida com o canal interativo. “Boas práticas são muito mais compartilhadas do que eram antigamente. Hoje as pessoas ficam sabendo pela rede social corporativa”, diz Rodrigo.

  • O mapeamento dos conteúdos que têm mais interação e publicação dos colaboradores, como elogios de clientes, fotos de confraternizações e reuniões, presentes enviados pelo Grupo Lello, ações de endomarketing, treinamentos e felicitações em aniversários.

  • A implantação de senha única na empresa. “Hoje os nossos sistemas são todos com usuário e senha únicos – e isso foi puxado pela rede social corporativa”, diz Rodrigo, que reforça o impacto positivo que o canal trouxe para a rotina dos colaboradores.

“As pessoas reconhecem como um ambiente positivo de troca de informação. É um espaço que a gente criou e não pode deixar de existir”.

Rodrigo Aquino, Gestor de Comunicação Interna no Grupo Lello

Se você também quer transformar a experiência do colaborador da sua empresa com um Canal de Comunicação Interna colaborativo, com feedback instantâneo e que facilite a interação entre todas as áreas como o 4bee Work+, entre em contato com o Bwg.