
A Tecnored é uma empresa de desenvolvimento tecnológico pautada pelos pilares ciência, eficiência, engenharia, experiência do mundo real e inclusão para aprimorar e desenvolver soluções renováveis e sustentáveis.
A empresa iniciou sua história há quatro décadas como uma solução de sustentabilidade para a siderurgia, através da gusa verde. Hoje atua em diversas frentes, em uma ampla gama de cenários, como no desenvolvimento de novos combustíveis renováveis, softwares que medem a pegada de carbono e a carbonização de biomassa.
O principal desafio da Tecnored na área de Comunicação Interna residia na inexistência de um setor estruturado e de canais para propagar informações corporativas e engajar os colaboradores com conteúdos de qualidade.
Yasmim Mattos, Especialista de Comunicação na Tecnored, explica que não havia processos definidos para a área, canais ou dados para mensurar a eficiência do setor e a receptividade do público interno.
Naquele momento, a empresa enfrentava três situações desafiadoras: construir a área e os processos de Comunicação Interna, definir os canais mais adequados para atingir o público e dar voz aos colaboradores, que ansiavam por mais protagonismo e participação.
A partir disso, a área de Comunicação Interna começou a ser estruturada na Tecnored. No entanto, na mesma semana foi comunicado o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, e a empresa precisou migrar muitas frentes de trabalho para o modelo remoto, de forma repentina.
Assim, foi necessário definir os canais para atingir o público interno, mantendo todos informados e engajados, mesmo que à distância.
Diante dessa situação, a Tecnored mapeou possibilidades de canais digitais que suprissem a necessidade de comunicação remota para engajar e comunicar todos os colaboradores.
A rede social corporativa foi a opção escolhida pela empresa, pois é uma plataforma digital, colaborativa, que pode ser acessada pelo celular. Ela é considerada canal oficial corporativo, que permite interações por meio de posts, comentários e publicações de conteúdos em diferentes tipos de mídias.
A ferramenta, que recebeu o nome de Conecta, foi divulgada para toda a empresa a partir de uma campanha que contou com o apoio de pessoas-chave da Tecnored.
Yasmim explica que a rede, ao longo dos anos, se tornou parte da cultura da empresa. “Virou uma prática normal de trabalho. Você pega um café e acessa a ‘Conecta’. Mensalmente, 90% dos nossos colaboradores acessam a ferramenta. A interação é outro ponto alto da rede: temos, em média, 8 mil interações, entre comentários, postagens e curtidas”, afirma.
Posteriormente, foi necessário trocar o fornecedor de tecnologia – e a empresa passou a utilizar o 4bee Work+ do Bwg.
Entre os diferenciais que contribuíram para a escolha, é possível citar o aplicativo mobile (fator essencial para a Tecnored manter o público interno informado), as permissões para os colaboradores fazerem publicações, a segmentação de posts e o Analytics da ferramenta (que permite à área de Comunicação Interna mensurar e ter uma estratégia data-driven).
“Toda nossa comunicação está ali. Acho que é uma parceria e tanto entre nosso time de comunicação e o BWG, porque não adianta você ter uma ferramenta muito boa se não souber utilizá-la”, explica a Especialista de Comunicação Interna .
A Rede Social Corporativa se tornou com o tempo, conforme Yasmim, a principal ferramenta de Comunicação da Tecnored, garantindo eficiência, olhar data-driven, engajamento dos colaboradores e um posicionamento mais estratégico para o setor.
“Com o 4bee Work+ sendo utilizado diariamente em nossa Comunicação Interna, conseguimos mostrar como nossa área é estratégica para a empresa. ”, enfatiza.
Desde a implantação da Rede Social Corporativa, a Tecnored passou de um cenário com canais de Comunicação Interna tradicionais e sem dados para outro, em que há mensuração, engajamento, interação, produção contínua de conteúdos e apoio estratégico para divulgar as metas e objetivos empresariais.
Entre os ganhos que a área de Comunicação Interna tem identificado com uso da Rede Social Corporativa do Bwg, Yasmim Mattos menciona os seguintes:
“A primeira vez que vimos os números ficamos impressionados, porque realmente fizemos uma campanha que funcionou, que as pessoas estavam interessadas e que estava fazendo diferença”, diz.
Se você também quer conquistar uma área de Comunicação Interna orientada a dados e estratégica para a empresa com o apoio de uma tecnologia como o 4bee Work+, entre em contato com o Bwg.