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de acessos mensais na rede social corporativa
+0mil
interações mensais no canal de comunicação
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dos colaboradores acessam a rede pelo celular

A Tecnored é uma empresa de desenvolvimento tecnológico pautada pelos pilares ciência, eficiência, engenharia, experiência do mundo real e inclusão para aprimorar e desenvolver  soluções renováveis e sustentáveis. 

A empresa iniciou sua história há quatro décadas como uma solução de sustentabilidade para a siderurgia, através da gusa verde. Hoje atua em diversas frentes, em uma ampla gama de cenários, como no desenvolvimento de novos combustíveis renováveis, softwares que medem a pegada de carbono e a carbonização de biomassa.

O desafio

O principal desafio da Tecnored na área de Comunicação Interna residia na inexistência de um setor estruturado e de canais para propagar informações corporativas e engajar os colaboradores com conteúdos de qualidade.

Yasmim Mattos, Especialista de Comunicação na Tecnored, explica que não havia processos definidos para a área, canais ou dados para mensurar a eficiência do setor e a receptividade do público interno. 

Naquele momento, a empresa enfrentava três situações desafiadoras: construir a área e os processos de Comunicação Interna, definir os canais mais adequados para atingir o público e dar voz aos colaboradores, que ansiavam por mais protagonismo e participação.

A partir disso, a área de Comunicação Interna começou a ser estruturada na Tecnored. No entanto, na mesma semana foi comunicado o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, e a empresa precisou migrar muitas frentes de trabalho para o modelo remoto, de forma repentina. 

Assim, foi necessário definir os canais para atingir o público interno, mantendo todos informados e engajados, mesmo que à distância.

A busca por solucionar o problema

Diante dessa situação, a Tecnored mapeou possibilidades de canais digitais que suprissem a necessidade de comunicação remota para engajar e comunicar todos os colaboradores.

A rede social corporativa foi a opção escolhida pela empresa, pois é uma plataforma digital, colaborativa, que pode ser acessada pelo celular. Ela é  considerada canal oficial corporativo,  que permite interações por meio de posts, comentários e publicações de conteúdos em diferentes tipos de mídias.

A ferramenta, que recebeu o nome de Conecta, foi divulgada para toda a empresa a partir de uma campanha que contou com o apoio de pessoas-chave da Tecnored. 

Yasmim explica que a rede, ao longo dos anos, se tornou parte da cultura da empresa. “Virou uma prática normal de trabalho. Você pega um café e acessa a ‘Conecta’. Mensalmente, 90% dos nossos colaboradores acessam a ferramenta. A interação é outro ponto alto da rede: temos, em média, 8 mil interações, entre comentários, postagens e curtidas”, afirma.

Posteriormente, foi necessário trocar o fornecedor de tecnologia – e a empresa passou a utilizar o 4bee Work+ do Bwg

Entre os diferenciais que contribuíram para a escolha, é possível citar o aplicativo mobile (fator essencial para a Tecnored manter o público interno informado), as permissões para os colaboradores fazerem publicações, a segmentação de posts e o Analytics da ferramenta (que permite à área de Comunicação Interna mensurar e ter uma estratégia data-driven).

“Toda nossa comunicação está ali. Acho que é uma parceria e tanto entre nosso time de comunicação e o BWG, porque não adianta você ter uma ferramenta muito boa se não souber utilizá-la”, explica a Especialista de Comunicação Interna .

A transformação na área de Comunicação Interna com a rede social corporativa

A Rede Social Corporativa se tornou com o tempo, conforme Yasmim, a principal ferramenta de Comunicação da Tecnored, garantindo eficiência, olhar data-driven, engajamento dos colaboradores e um posicionamento mais estratégico para o setor.

“Com o 4bee Work+ sendo utilizado diariamente em nossa  Comunicação Interna, conseguimos mostrar como nossa área é estratégica para a empresa. ”, enfatiza.

Desde a implantação da Rede Social Corporativa, a Tecnored passou de um cenário com canais de Comunicação Interna tradicionais e sem dados para outro, em que há mensuração, engajamento, interação, produção contínua de conteúdos e apoio estratégico para divulgar as metas e objetivos empresariais.

Entre os ganhos que a área de Comunicação Interna tem identificado com uso da Rede Social Corporativa do Bwg, Yasmim Mattos menciona os seguintes:

  • Comunicação Interna data-driven: hoje a Comunicação Interna da Tecnored é orientada a dados, com mensuração constante de interações, acessos na Rede Social Corporativa, conteúdos com melhor receptividade e equipes que engajam. Isso fez toda a diferença para posicionar a área como estratégica.

  • Conexão com OKRs da empresa: além de uma Comunicação Interna data-driven, os dados da Rede Social Corporativa permitiram um posicionamento mais estratégico e mensurável da área a partir de OKRs, com metas estabelecidas para acessos mensais e interações nas publicações de conteúdo corporativo, bem como de campanhas de outras áreas, números que são acompanhados continuamente pela equipe de CI.

  • Engajamento dos colaboradores: com o uso constante do canal de Comunicação Interna, a Tecnored chegou a números positivos de funcionários engajados, com uma taxa média de 90% de acessos e mais de 8 mil interações mensais na ferramenta.

    “A primeira vez que vimos os números  ficamos impressionados, porque realmente fizemos uma campanha que funcionou, que as pessoas estavam interessadas e que estava fazendo diferença”, diz.

  • Canal oficial de Comunicação Interna da empresa: desde a implantação da ferramenta, todas as áreas da Tecnored entendem que esse é o canal de Comunicação oficial da empresa, incentivando o uso diário e centralizando as informações corporativas na Rede. “É o nosso comprometimento de fazer dessa a principal ferramenta da empresa”, afirma Yasmim.

  • Frequência no calendário de conteúdo: a Rede Social Corporativa permitiu que a área de Comunicação Interna conseguisse manter os colaboradores informados e engajados a partir da publicação de conteúdos recorrentes: no cronograma há uma média de 3 posts por dia no canal, um total de 90 publicações por mês.

  • Comunicação mobile: por ter um aplicativo mobile, o 4bee Work+ trouxe facilidade ao acesso de todos os funcionários da empresa, garantindo a aderência aos conteúdos corporativos e um indicador relevante: mais de 60% dos acessos na Rede Social Corporativa da Tecnored são feitos via celular. 

  • Segmentação de públicos: uma das funcionalidades da Rede Social Corporativa do BWG é a segmentação de públicos na hora de fazer publicações, fator que é um diferencial para a equipe de Comunicação Interna da Tecnored, que consegue direcionar as informações com rapidez e tranquilidade para as pessoas certas. Assim, não há excesso de informações sendo consumidas pelos funcionários.

  • Gamificação da Comunicação Interna: os dados do Analytics da Rede Social Corporativa trouxeram a possibilidade de inserir a gamificação na área de Comunicação Interna, divulgando publicamente o ranking dos usuários mais engajados no mês na plataforma, dado que está presente de forma acessível no Dashboard do 4bee Work+, e inserindo medalhas digitais nos avatares das pessoas.

  • Gestor de comunidade: em tempos de humanização de marcas, um gestor de comunidade faz toda a diferença para o sucesso da Rede Social Corporativa. A Tecnored, por exemplo, conta com um “mascote” que tem perfil no Conecta e que interage com os colaboradores, gerando mais proximidade e interação entre as pessoas.

  • Dados de apoio para outras áreas: o engajamento e o sucesso das equipes depende de trabalho em conjunto. E os dados da Rede Social Corporativa apoiam a Tecnored nesse sentido. Afinal, com o dashboard que mostra o engajamento e o alcance de posts de grupos, é possível entender a efetividade da comunicação das áreas da empresa e estruturar ações para melhorar os resultados.

“Com o 4bee Work+ sendo utilizado diariamente em nossa Comunicação Interna, conseguimos mostrar como nossa área é estratégica para a empresa”.

Yasmim Mattos, Especialista de Comunicação na Tecnored

Se você também quer conquistar uma área de Comunicação Interna orientada a dados e estratégica para a empresa com o apoio de uma tecnologia como o 4bee Work+, entre em contato com o Bwg.