Young doctor is using a stethoscope listen to the heartbeat of the patient. Shot of a female doctor giving a male patient a check up
Empresas que cuidam da saúde de seus colaboradores não apenas promovem bem-estar, mas também colhem resultados diretos na produtividade e na redução de afastamentos. Por isso, investir em check-ups de saúde é uma estratégia inteligente e preventiva.
Mas afinal, o que é esse tipo de acompanhamento? Por que ele é tão importante no ambiente corporativo? E como o RH pode liderar essa frente? Vamos falar sobre tudo isso neste artigo.
Check-ups de saúde são avaliações de saúde realizadas de forma preventiva, geralmente de forma anual ou conforme orientação médica. Eles incluem exames clínicos, laboratoriais e de imagem que ajudam a identificar precocemente alterações que, muitas vezes, ainda não apresentam sintomas.
Dessa forma, é possível detectar problemas de saúde em estágios iniciais, o colaborador pode buscar tratamento adequado e evitar o agravamento da condição, que poderia resultar em afastamentos prolongados, queda na produtividade ou até mesmo em situações de emergência.
Essa ação simples pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida e no desempenho profissional.
A ausência de sintomas não significa que está tudo bem. Muitas doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e até alguns tipos de câncer, podem evoluir silenciosamente.
Quando descobertas tardiamente, essas condições exigem tratamentos mais intensivos, aumentam o risco de complicações e, muitas vezes, afastam o colaborador de suas atividades.
Segundo estudo publicado na Revista Eletrônica Scielo, grande parte dos afastamentos por problemas de saúde no ambiente de trabalho está ligada a doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardiovasculares e metabólicas,justamente as que podem ser evitadas ou controladas com check-ups.
Portanto, empresas que oferecem ou incentivam exames de rotina demonstram preocupação verdadeira com seus times, fortalecem a cultura de cuidado e ainda:
Assim como na ginástica laboral, o RH tem papel estratégico na implementação e no estímulo à cultura do autocuidado por meio dos check-ups. É o RH quem pode:
Com ações estruturadas, o RH promove não só a saúde individual, mas o bem-estar coletivo e a sustentabilidade do negócio.
Para tornar os check-ups de saúde uma realidade no seu ambiente corporativo, algumas etapas são essenciais:
Além da prevenção de doenças, essa prática oferece uma série de vantagens:
Investir em check-ups é uma escolha inteligente para empresas que pensam no bem-estar hoje e na sustentabilidade do time amanhã. E, mais do que isso, mostram que enxergam seus times como parte essencial do sucesso do negócio.
E quando o RH lidera esse movimento, ele reforça sua atuação como agente de transformação dentro da empresa.
Quer ajuda para planejar ações de saúde corporativa, como check-ups e campanhas preventivas?
Converse com os especialistas da BWG Corretora. Podemos apoiar sua empresa nessa jornada de cuidado e produtividade.
Falar sobre o futuro nem sempre é fácil, especialmente quando envolve situações inesperadas. No entanto,…
Para que servem os canais de comunicação interna? Os canais de comunicação interna funcionam como…
Empresas que valorizam seus colaboradores buscam tornar o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.…
Você sabia que 6 em cada 10 profissionais de RH já estão de olho na…
As ferramentas de RH são indispensáveis para promover uma gestão de pessoas eficiente e verdadeiramente…
Viajar é uma oportunidade de se desconectar da rotina, mergulhar em outras culturas e colecionar…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais