A avaliação de desempenho, como próprio nome sugere, é uma ferramenta que analisa a performance de um ou mais colaboradores durante um determinado período de tempo, com a intenção de trazer melhorias ao ambiente de trabalho.
Essas melhorias podem englobar desde o aumento da produtividade até a melhora na comunicação e no engajamento.
Mas por que fazer isso?
Ao avaliar as entregas, as habilidades, os pontos fortes e as lacunas de melhoria de cada colaborador, é possível mensurar resultados, estabelecer promoções e elaborar um plano de desenvolvimento mais assertivo.
Dessa forma, você pode acompanhar o desempenho de cada colaborador enquanto também mede o desenvolvimento da empresa como um todo para que, assim, seja possível tomar decisões mais estratégicas e eficientes para o seu negócio.
Além disso, ao manter na mesma página colaboradores e lideranças, mostrando os erros e acertos desses profissionais durante um determinado período, a avaliação também acaba impulsiona o crescimento de todos.
Por isso, ela é importante para qualquer negócio, uma vez que capacita os funcionários e mostra ao RH onde é possível otimizar, investir e melhorar os resultados, alcançando níveis cada vez mais altos de qualidade.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura do nosso artigo!
O que é e para o que serve a avaliação de desempenho?
Um estudo realizado pela Society for Human Resource Management (SHRM) revelou que 90% das empresas entrevistadas realizam avaliações de desempenho anuais.
Além disso, 88% dos gestores ouvidos pela pesquisa acreditam que a avaliação de desempenho é uma metodologia importante para o sucesso da empresa.
Ou seja, a avaliação de desempenho é uma das principais ferramentas do RH para gerenciar e reter pessoas. Afinal, seu principal objetivo é mensurar a performance individual dos colaboradores e identificar seus pontos fortes e fracos.
Com ela, também é possível analisar as entregas, a evolução e as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores, entendendo, dessa forma, se essas skills estão realmente adequadas à realidade e os valores da empresa.
Por fim, também é importante ressaltar que existem vários tipo de avaliação, mas os métodos contemporâneos são os mais indicados para as empresas, por serem bem mais tecnológicos, intuitivos e estratégicos.
A avaliação 360º, por exemplo, é uma dos meios mais modernos disponíveis hoje.
Isso porque o o feedback sobre um colaborador é coletado com base na avaliação de todos os agentes que interagem direta ou indiretamente com ele, como superiores, pares, subordinados e até mesmo clientes.
Além disso, ela também exige uma autoavaliação por parte do funcionário, onde ele mesmo vai identificar seus pontos fortes e fracos. Mas, para que esse método seja efetivo, ele precisa ser feito com regularidade.
Dessa forma, os níveis de transparência serão maiores e irão considerar apenas os fatos que aconteceram naquele período em específico.
Não sabe o que perguntar na sua avaliação 360º? Então use nosso roteiro!
Benefícios da avaliação de desempenho
Como mencionado anteriormente, a avaliação de desempenho ajuda a melhorar os resultados do negócio e entender a produtividade dos colaboradores. Mas ela também traz outros benefícios para organização, como:
1.Autoconhecimento
Um dos principais ganhos da avaliação de desempenho é oferecer autoconhecimento para o seu time.
Afinal, ao ter um retorno sobre seu trabalho e entender quais são seus pontos fortes e fracos, o colaborador consegue ter mais visibilidade da jornada e do caminho que quer percorrer.
Além disso, a avaliação também permite que o RH tenha dados sólidos para fornecer feedbacks, reconhecer os talentos e auxiliar no desenvolvimento dos colaboradores.
2. Decisões fundamentadas
Além de trazer mais conhecimento, as avaliações de desempenho também fornecem indicadores importantes para fundamentar decisões sobre pessoas.
Assim, é possível fazer a gestão de pessoas com base em estratégias, diferentes pontos de vista e dados reais, evitando falhas por decisões tomadas a partir de impressões ou feeling pessoais.
3. Ações estratégicas
Todos esses benefícios agem para um objetivo em comum: uma gestão de pessoas mais estratégica.
Assim, ao realizar avaliações de desempenho, o RH consegue coletar informações importantes, direcionando seus esforços em decisões e escolhas mais assertivas.
Além disso, as avaliações de desempenho se tornam grandes aliadas para aumentar o protagonismo do setor e garantir que ele seja mais valorizado dentro da empresa.
Qual é o papel da gestão de desempenho?
Por mais que ainda existam pessoas que associem a gestão de desempenho a uma avaliação anual, ela consiste, na verdade, em múltiplos processos que não enxergam apenas a produtividade, mas o desenvolvimento geral dos colaboradores.
Isso porque o desempenho não é um aspecto estático e nem pode ser descrito como 8 ou 80.
Pelo contrário, durante um determinado período de tempo, o colaborador, certamente, vai ter altos e baixos no trabalho, assim como ocorre em diversos outros aspectos e pontos da nossa vida.
Por isso, quando entendemos que o desempenho é fluido, conseguimos trazer humanização ao processo de avaliação dos profissionais, fazendo com que os nossos resultados sejam mais justos, empáticos e assertivos.
Quer saber como fazer isso na prática?
Então confira o guia completo que preparamos para você. Ao longo do conteúdo, nós trazemos tudo o que você precisa saber para colocar em prática uma gestão de desempenho mais efetiva humanizada. Boa leitura!