logo-bwg-claro-menu
  • Soluções para RH
    • Folha de pagamento
      • Terceirização da folha de pagamento
      • Compliance de legislação trabalhista
    • Seguros
      • Gestão Digital de Sinistros
      • Seguros & Benefícios
    • Comunicação Corporativa
      • Rede Social Corporativa
      • Comunicação Interna
    • Engajamento & Performance
      • Engajamento
      • Gestão de Desempenho
  • Sobre o BWG
  • Ebooks
  • Blog
  • Contato
logo-bwg-claro-menu
  • Soluções para RH
    • Folha de pagamento
      • Terceirização da folha de pagamento
      • Compliance de legislação trabalhista
    • Seguros
      • Gestão Digital de Sinistros
      • Seguros & Benefícios
    • Comunicação Corporativa
      • Rede Social Corporativa
      • Comunicação Interna
    • Engajamento & Performance
      • Engajamento
      • Gestão de Desempenho
  • Sobre o BWG
  • Ebooks
  • Blog
  • Contato

O desafio de implantar redes sociais corporativas

•BWG
•Comunicação interna

Há pouco mais de dois anos percebi que todo conhecimento que acumulei sobre Comunicação Interna, já não valia mais.

Quase tudo mudou.

Manter-me à vanguarda demandaria uma reinvenção. Mas veja bem, “quase” tudo mudou. Ainda que as formas de comunicação com colaboradores sejam diferentes, certas dificuldades permanecem as mesmas.

A popularização das redes sociais internas cria o ambiente virtual necessário para transformarmos definitivamente a comunicação corporativa, porém, a maioria das empresas ainda não aprendeu a usá-las do jeito certo.

O erro mais comum: implantação como ‘mais’ um canal interno, quando deveria ser ‘o’ canal. Segundo: comunicar apenas o conceito de “rede social”, esquecendo as dimensões do trabalho colaborativo, gestão do conhecimento e alinhamento estratégico – fatores fundamentais para o sucesso.

Estas funções são as verdadeiras transformadoras, que quando não desenvolvidas, mantém as pessoas dependentes dos e-mails, como nas últimas décadas.

Ou seja, se não levarmos também o trabalho para a rede, não criaremos necessidade de uso, e, portanto, não haverá transformação digital.

Resumidamente, estamos mais preocupados em conectar máquinas do que pessoas. E pessoas vem em primeiro lugar. Esse é o caminho.

Entenda que o ambiente virtual deve ser uma extensão do ambiente real de uma empresa.

Por exemplo, se o colaborador tiver medo de manifestar sua opinião ao próprio chefe, terá receio ainda maior de compartilhá-la com todos os colegas.

Sendo assim, devemos trabalhar intensamente para mudar primeiro a comunicação offline, principalmente, através do gestores, pois o mais importante não é a comunicação da empresa para as pessoas, mas sim a comunicação na empresa entre as pessoas.

 

“O AMBIENTE VIRTUAL DEVE SER UMA EXTENSÃO DO AMBIENTE REAL DE UMA EMPRESA.”

 

Isso não mudou: a comunicação direta, face a face, por meio dos líderes, continua sendo a grande potência transformadora de uma companhia, afinal, não existe gestão sem comunicação.

Desenvolver líderes comunicadores ainda é o principal desafio da Comunicação Interna, e a forma mais efetiva de resolver seus demais problemas, como por exemplo, fazer com que as pessoas se sintam ouvidas, provocar diálogos que tragam inovação, garantir que as pessoas tenham o propósito no coração e a estratégia na cabeça e, por fim, garantir um alto nível de confiabilidade dos colaboradores entre si e com a organização.

Implantar uma rede social corporativa representa um novo começo, apenas o primeiro passo de uma trajetória longa e trabalhosa, que deve começar não com a tecnologia, mas com a promoção de conexões reais, e cujo objetivo principal é elevar a confiança das pessoas.

Empresas onde a confiança é maior, são menos burocratizadas, gastam menos dinheiro e energia em controles, eliminam redundâncias e, sobretudo, têm um mindset focado nos interesses coletivos em detrimento dos individuais, sendo muito mais propensas à colaboração.

Elas ganham mais, porque perdem menos.

 

logo-bwg-claro-rodape

São Paulo – Headquarter

Rua Latif Fakhouri, 646
Vila Santa Catarina
Tel.: (+55) (11) 5670-2100

Também temos atendimento em:

Belo Horizonte – MG
Canoas – RS
Caxias do Sul – RS
Curitiba – PR
Rio de Janeiro – RJ
Valinhos – SP

Siga o BWG nas redes sociais:

Copyright 2021. BWG. Todos os direitos reservados.
×

Qual o serviço do seu interesse?

% %
#
Djonatan
Comunicação Interna Djonatan Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday
Takeshi Nishimori
Seguros e Benefícios Takeshi Nishimori Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday
Rosane Alcantara
Folha de Pagamento Rosane Alcantara Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday
Rodrigo  Aimone
Engajamento e Experiência do Colaborador Rodrigo Aimone Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday

Fale diretamente com o especialista do seu interesse:



× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday