Que comunicação interna e endomarketing são fundamentais para qualquer empresa não é novidade.
A comunicação interna, por exemplo, é essencial dentro de vários setores. Isso porque ela tem como objetivo guiar as ações de comunicação com os colaboradores e alinhá-las aos interesses, desejos e necessidades da organização. Já as iniciativas de endomarketing, por outro lado, são importantes para engajar os colaboradores e torná-los defensores da sua marca.
Mas apesar dessas ações serem estratégias relacionadas, é importante entender os objetivos e características de cada uma delas para saber como e quando utilizá-las de forma correta. Ficou interessado? Então continue a leitura e saiba mais!
O que é a Comunicação Interna?
A Comunicação Interna consiste em um conjunto de iniciativas que têm como objetivo informar o público interno, de forma a garantir que todos os colaboradores saibam onde a empresa está, onde ela pretende chegar e como planeja fazer isso.
Além disso, a Comunicação Interna tem como um dos seus principais objetivos garantir um ambiente de engajamento e colaboração no time.
A linguagem, nesse caso, pode ser informativa, como nos canais internos de notícias, ou informal, como nos feeds das redes sociais corporativas. A verdade é que isso depende muito da cultura da empresa e dos objetivos que ela pretende alcançar com a comunicação.
Além disso, é possível também utilizar diversos canais, de forma a garantir que as informações da empresa cheguem com clareza para os diferentes perfis de colaboradores.
Vale lembrar ainda que, mais do que a transmitir informações para os funcionários, a comunicação interna tem como função principal facilitar a troca de conhecimento e entre os próprios profissionais.
Confira alguns benefícios que a comunicação interna pode trazer para sua empresa:
- Integração da equipe;
- Profissionais bem informados;
- Aumento na motivação do colaborador;
- Eliminação de ruídos ou conversa de corredor entre os funcionários;
- Conhecimento da organização por parte dos colaboradores;
- Integração entre setores e entre os profissionais;
- Diminuição de crises.
O que é o endomarketing?
O endomarketing, por sua vez, está relacionado à motivação e à interação entre empresa e colaboradores.
Desse modo, as ações têm como objetivo fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa, melhorando não só a sua produtividade, como também seu sentimento de pertencimento e de orgulho de fazer parte do time.
As iniciativas de endomarketing são implementadas com o intuito de melhorar o vínculo entre empresa e funcionário, aumentando assim a sinergia entre ambos, diminuindo o turnover e gerando um crescimento significativo no engajamento do colaborador.
A ideia, portanto, é tratar o profissional como um verdadeiro cliente, colocando-o como elemento central das soluções e iniciativas relativas ao dia a dia de trabalho.
Entre as iniciativas mais comuns de endomarketing, é possível destacar: encontros e reuniões periódicas, festas ou happy hours, e-mail marketing, vídeos institucionais, brindes, campanhas institucionais, manuais técnicos e educativos, palestras, cursos e treinamentos e etc.
Os benefícios dessa prática são:
- Aumento do engajamento e na produtividade dos colaboradores;
- Valorização do profissional e sentimento de pertencimento;
- Melhoria do clima interno, propiciando um melhor relacionamento entre os funcionários;
- Sensação de pertencimento dos colaboradores;
- Eliminação de ruídos na comunicação interna;
- Aumento do employer branding.
Onde eles se diferenciam?
Manter uma boa comunicação entre os profissionais e os líderes da empresa gera frutos para os dois lados.
Por isso, grandes empresas estão sempre inovando e investindo em maneiras de melhorar esse relacionamento com o público interno. A comunicação interna e o endomarketing são estratégias que, embora tratem de assuntos relacionados, possuem focos diferentes.
Se por um lado a comunicação interna tem como objetivo principal manter os colaboradores bem informados e alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, por outro o endomarketing tem como principal objetivo transformar os colaboradores em embaixadores da marca.
De fato, comunicação interna e endomarketing podem ter certa ligação, mas na realidade são complementares e apresentam grandes diferenças em suas aplicações. Por isso, cada uma deve ter seu espaço dentro da organização.
Pois é através dessas ferramentas que as empresas podem conseguir diversos benefícios para o negócio.
Como podemos ajudar você com Comunicação Interna e Endomarketing
Em sua empresa, já são praticadas ações de Comunicação Interna e/ou endomarketing?
Não há dúvidas de que uma Comunicação Interna bem estruturada facilita a troca de informações e apoia na construção de um endomarketing mais efetivo. Com um olhar atento, planejamento certeiro, canais bem definidos, apoio de uma agência externa e tomada de decisão orientada a dados, fica muito mais fácil mostrar o valor da área e atender às necessidades do público interno.
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