Comunicação interna e endomarketing: existe diferença?

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Que comunicação interna e endomarketing são fundamentais para qualquer empresa não é novidade.

A comunicação interna, por exemplo, é essencial dentro de vários setores. Isso porque ela tem como objetivo guiar as ações de comunicação com os colaboradores e alinhá-las aos interesses, desejos e necessidades da organização. Já as iniciativas de endomarketing, por outro lado, são importantes para engajar os colaboradores e torná-los defensores da sua marca.

Mas apesar dessas ações serem estratégias relacionadas, é importante entender os objetivos e características de cada uma delas para saber como e quando utilizá-las de forma correta. Ficou interessado? Então continue a leitura e saiba mais!

O que é a Comunicação Interna? 

A Comunicação Interna consiste em um conjunto de iniciativas que têm como objetivo informar o público interno, de forma a garantir que todos os colaboradores saibam onde a empresa está, onde ela pretende chegar e como planeja fazer isso.

Além disso, a Comunicação Interna tem como um dos seus principais objetivos garantir um ambiente de engajamento e colaboração no time.

A linguagem, nesse caso, pode ser informativa, como nos canais internos de notícias, ou informal, como nos feeds das redes sociais corporativas. A verdade é que isso depende muito da cultura da empresa e dos objetivos que ela pretende alcançar com a comunicação.

Além disso, é possível também utilizar diversos canais, de forma a garantir que as informações da empresa cheguem com clareza para os diferentes perfis de colaboradores. 

Vale lembrar ainda que, mais do que a transmitir informações para os funcionários, a comunicação interna tem como função principal facilitar a troca de conhecimento e entre os próprios profissionais.

Confira alguns benefícios que a comunicação interna pode trazer para sua empresa:

  • Integração da equipe;
  • Profissionais bem informados;
  • Aumento na motivação do colaborador;
  • Eliminação de ruídos ou conversa de corredor entre os funcionários; 
  • Conhecimento da organização por parte dos colaboradores; 
  • Integração entre setores e entre os profissionais; 
  • Diminuição de crises.

O que é o endomarketing? 

endomarketing, por sua vez, está relacionado à motivação e à interação entre empresa e colaboradores.

Desse modo, as ações têm como objetivo fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa, melhorando não só a sua produtividade, como também seu sentimento de pertencimento e de orgulho de fazer parte do time.

As iniciativas de endomarketing são implementadas com o intuito de melhorar o vínculo entre empresa e funcionário, aumentando assim a sinergia entre ambos, diminuindo o turnover e gerando um crescimento significativo no engajamento do colaborador.

A ideia, portanto, é tratar o profissional como um verdadeiro cliente, colocando-o como elemento central das soluções e iniciativas relativas ao dia a dia de trabalho.

Entre as iniciativas mais comuns de endomarketing, é possível destacar: encontros e reuniões periódicas, festas ou happy hours, e-mail marketing, vídeos institucionais, brindes, campanhas institucionais, manuais técnicos e educativos, palestras, cursos e treinamentos e etc. 

Os benefícios dessa prática são:

  • Aumento do engajamento e na produtividade dos colaboradores; 
  • Valorização do profissional e sentimento de pertencimento;
  • Melhoria do clima interno, propiciando um melhor relacionamento entre os funcionários; 
  • Sensação de pertencimento dos colaboradores; 
  • Eliminação de ruídos na comunicação interna;
  • Aumento do employer branding.

Onde eles se diferenciam? 

Manter uma boa comunicação entre os profissionais e os líderes da empresa gera frutos para os dois lados.

Por isso, grandes empresas estão sempre inovando e investindo em maneiras de melhorar esse relacionamento com o público interno. A comunicação interna e o endomarketing são estratégias que, embora tratem de assuntos relacionados, possuem focos diferentes.  

Se por um lado a comunicação interna tem como objetivo principal manter os colaboradores bem informados e alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, por outro o endomarketing tem como principal objetivo transformar os colaboradores em embaixadores da marca.

De fato, comunicação interna e endomarketing podem ter certa ligação, mas na realidade são complementares e apresentam grandes diferenças em suas aplicações. Por isso, cada uma deve ter seu espaço dentro da organização.

Pois é através dessas ferramentas que as empresas podem conseguir diversos benefícios para o negócio. 

Como podemos ajudar você com Comunicação Interna e Endomarketing

Em sua empresa, já são praticadas ações de Comunicação Interna e/ou endomarketing?

Não há dúvidas de que uma Comunicação Interna bem estruturada facilita a troca de informações e apoia na construção de um endomarketing mais efetivo. Com um olhar atento, planejamento certeiro, canais bem definidos, apoio de uma agência externa e tomada de decisão orientada a dados, fica muito mais fácil mostrar o valor da área e atender às necessidades do público interno.

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