Ir para o conteúdo
  • Sobre
  • Ecossistema para RH
    • Folha de Pagamento
    • Seguros & Benefícios
    • Rede Social Corporativa
    • Agência de Endomarketing
  • Nossos Materiais
    • Materiais
    • Blog 
    • Casos de Sucesso
  • Sobre
  • Ecossistema para RH
    • Folha de Pagamento
    • Seguros & Benefícios
    • Rede Social Corporativa
    • Agência de Endomarketing
  • Nossos Materiais
    • Materiais
    • Blog 
    • Casos de Sucesso
Contato

Comunicação interna

Comunicação interna e tecnologia: onde nos encontramos?

Comunicação interna

Comunicação interna e tecnologia: onde nos encontramos?

  • 19/07/2022
  • BWG
🕒 Tempo de leitura: 5 minutos

Há mais de 12 anos trabalho com tecnologia aplicada à comunicação interna – e todas as ondas de mudança que vi passar convergiram para este momento. É como se estivéssemos ensaiando para chegar até aqui. 

Três anos depois de um processo forçado de aceleração, vejo que as empresas estão, de fato, começando a entender que são formadas por conjunto de pessoas e que não terão futuro sem passar por uma grande transformação cultural. E isso engloba muitos aspectos, inclusive a tecnologia.

O papel da tecnologia como agente transformador na comunicação interna

A tecnologia é apenas a esteira que está nos transportando para um futuro do trabalho onde a real conexão acontece entre as pessoas. 

Ou seja, entendemos que, sem ela, não conseguimos nos comunicar, mensurar nossas mensagens e nos conectar. 

Mas o principal é que compreendemos dois pontos:

1. As relações existem com a mesma intensidade tanto no físico quanto no virtual .

2. Não há confiança sem transparência. 

Isso tem sido fundamental para darmos os próximos passos rumo a uma comunicação verdadeiramente horizontal, orientada pela colaboração e alinhada às principais agendas da sociedade. 

E decidi escrever um pouco sobre isso após o Aberje Trends 2022. 

A evolução da mentalidade corporativa no Aberje Trends 2022

Após dois anos de muitos eventos online, mais de 300 comunicadores se encontraram presencialmente e trocaram cases, ideias, percepções e aprendizados sobre os impactos das transformações que têm acontecido na comunicação interna e externa.

Dentro desse contexto, foi possível observar a evolução das empresas a partir das falas de lideranças dos maiores players do mercado. 

Esses porta-vozes de destaque trouxeram insights realmente relevantes sobre a importância de se aproximar das pessoas, escutar o que elas têm a dizer e adotar uma gestão humanizada e presente. 

Todos, sem exceção, concordaram que não há como fazer isso ignorando a tecnologia. 

Para você ter noção, trago como exemplo a Latam, que tem colaboradores trabalhando de forma completamente dispersa e sem um local único de encontro físico. 

Segundo o CEO, Jerome Cadier, a empresa precisou repensar a frequência e a profundidade da comunicação interna. 

E o aprendizado é que as adversidades acabaram reconectando as pessoas, mas isso só foi possível por meio do uso da tecnologia aliada a uma estratégia estruturada de comunicação. 

Além da tecnologia, uma comunicação interna mais próxima e humanizada

Outro ponto que merece ser destacado é que, apesar das mudanças na forma como consumimos informação, as experiências continuarão a existir e precisamos que elas sejam positivas no contexto organizacional. 

Afinal, estamos reconstruindo culturas. E as tecnologias não funcionam sozinhas, já que as pessoas são protagonistas nesse processo de transformação. 

Dentro de todo esse contexto, vejo algumas palavras-chave como âncora na pavimentação desse caminho: 

  • Liderança humanizada e comunicadora
  • Escuta ativa, consistente, intencional e focada em ações estruturadas
  • Cultura diversa e inclusiva
  • Responsabilidade coletiva
  • Comunicação horizontal
  • Comunicação colaborativa

Qual o reflexo de todas essas mudanças na jornada e experiência do colaborador?

A trajetória da transformação cultural é um trabalho realizado a muitas mãos, e é comum observar várias jornadas sendo construídas em pedaços. 

Em muitos casos, são três ou quatro áreas responsáveis por partes dessa jornada dos profissionais, desde candidatos até ex-funcionários. 

É como se houvesse uma agência para cada etapa, sem uma narrativa contínua e um fio condutor coerente ao longo do processo. 

E, mesmo que cada área tenha um executivo responsável, o que se percebe é que a comunicação interna é o elo comum entre todas as fases.

Por isso, não adianta deixar as áreas de comunicação interna atuando à margem dessa trajetória, sendo responsável apenas por informar. 

Agindo dessa forma, perdemos a chance de contar histórias e reafirmar, a cada conquista ou etapa concluída, o compromisso entre as partes como uma forma de manter talentos trabalhando de acordo com seu maior potencial. 

Por isso, fiquei tão esperançosa quando vi CEOs falando sobre a jornada das pessoas e como elas se convertem para o futuro do trabalho. 

Quando C-levels têm essa visão fica mais fácil operacionalizar estratégias alinhadas aos novos propósitos e valores que estamos construindo como sociedade. 

Outro ponto importante nesse cenário é a responsabilidade das empresas em refletir internamente sobre a pluralidade da comunidade onde opera e deseja crescer. 

E isso não significa apenas criar programas de Diversidade & Inclusão, mas mudar, de fato, o olhar sobre as estruturas sociais dentro das empresas. Afinal, a educação corporativa vem como um apoio fundamental da transformação cultural. 

E o metaverso como espaço de interação na comunicação interna?

O tema do Aberje Trends 2022 foi metaverso. Então, não poderia deixar de falar desse tema, que impacta estratégias de comunicação externa e interna.

Sem entrar em detalhes técnicos relacionados à tecnologia, o metaverso continuará sendo sobre pessoas, conexões e experiências. 

Do ponto de vista da comunicação com colaboradores, podemos pensar, por exemplo, em reuniões acontecendo “presencialmente” à distância.

E percebemos inúmeras possibilidades de criar experiências atrativas e positivas para os colaboradores utilizando esse espaço conhecido como metaverso. 

Afinal, as tecnologias, que permitirão interações virtuais complexas, ainda serão sobre pessoas, suas experiências e conexões. 

Agora, cabe a nós, profissionais de RH e Comunicação, transformar resistência em resiliência, distanciamento em engajamento e hierarquia em colaboração. 

Quer saber mais sobre como é possível construir estratégias de comunicação interna humanizadas e que impactam positivamente o engajamento entre as pessoas? Faça o download do nosso report de 2022 sobre o uso de Redes Sociais Corporativas dentro de empresas.

Foto de BWG

BWG

  • 10/10/2025
Smiling man surfing the net on laptop while drinking coffee in a bar.

Como escolher o melhor canal de comunicação interna para sua empresa

  • 09/10/2025
Cheerful attractive young woman enjoying distant work, sitting at desk using portable computer, drinking coffee. Pretty female blogger working from home, uploading video on her channel, smiling

Rede Social Corporativa: Estratégias de engajamento mais eficazes

  • 12/09/2025
rede social corporativa

Rede Social Corporativa: o que é e por que usar na sua empresa

Não perca nenhum de nossos conteúdos.

Assine nossa newsletter e receba conteúdos preciosos diretamente em sua caixa de e-mail.

Siga o BWG nas redes sociais:
Instagram Linkedin Youtube
São Paulo – Headquarter

Edifício River Park
Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 240,  14º andar
Tel.: (11) 5670-2100

Também temos atendimento em:
  • Belo Horizonte - MG
  • Caxias - RS
  • Curitiba - PR
  • Interior- SP
  • Porto Alegre - RS
  • Rio de Janeiro - RJ
  • Santa Catarina - SC
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Requisição do Titular
  • Aviso de Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial
  • Código de ética e conduta BWG
BWG 2025 Todos os direitos reservados.

DPO: GEP Soluções em Compliance
E-mail: dpo@bwg.com.br
Representante legal: Maurício José Ribeiro Rotta.

  • Flexibilidade na Matriz de Responsabilidades
    Estamos abertos ao diálogo e à construção de uma Matriz de Responsabilidades que faça sentido para ambos.
  • Relacionamento e Vendas juntos após o contrato
    O comercial que realizou a venda se une ao time de relacionamento e continua com você mesmo após a assinatura do contrato.
  • Célula de Atendimento 
    O Analista da Célula, que executa a sua Folha na operação, participa de fases da Implantação para entender suas regras de negócio antes do go live e executa a folha do início ao fim, tornando-se um especialista na folha de pagamento da sua empresa.

    No dia a dia, você não precisa abrir um chamado num 0800 nem aguardar 48 horas mínimas para receber retorno. No nosso modelo de atendimento, você abre solicitação pela plataforma e pode ligar diretamente para o seu especialista para tirar dúvidas.
  • Reprocessamento
    Liberamos até 1 reprocessamento sem custo adicional e 15% de um recorrente mensal nas próximas solicitações.
  • Operação Segurada
    Seguro 3MM que cobre erros operacionais, garantindo a continuidade do negócio, caso venha a ocorrer um evento de alto valor.
Reserve sua apresentação
Fale com especialista