Sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de criar um ambiente de trabalho mais saudável é através da implementação de uma cultura de feedback. Afinal, essa prática ajuda aumentar o índices de retenção, engajamento e proposito dentro de uma organização.
Além disso, se seus funcionários se sentirem seguros para exporem seus pensamentos, vontades e questionamentos sobre seu cargo, a liderança, pares e dia a dia de trabalho, certamente, também se sentiram mais motivados, produtivos e valorizados pela empresa.
Isso porque é muito natural que, durante a rotina, surjam erros, dificuldades e até mesmo desencontros.
Ainda assim, 1 em cada 5 trabalhadores brasileiros não recebe avaliações de desempenho feitas por seus chefes. A conclusão é da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), respondida anonimamente por 150 mil funcionários de mais de 300 empresas em todo o país.
Mas, afinal, como estimular os colaboradores a corrigirem pequenos desvios em suas funções? A gente te mostra!
O que é cultura de feedback?
De forma bastante direta, a cultura de feedback precisa que todos os envolvidos, sejam eles colaboradores, gestores, CEOs e RHs, estejam aberto para conversar a respeito de pontos fortes, melhorias, entregas, comportamentos e performance no trabalho.
Isso porque, por meio deste diálogo transparente, honesto e construtivo, os colaboradores podem medir o seu desenvolvimento na empresa e, ao mesmo tempo, entender quais são seus pontos fortes e fracos.
Os líderes, por outro lado, conseguem entender o seu time, prevenir crises, identificar possibilidade de turnover e também estimular os propósitos de cada profissional.
Assim, não existe aquela história de “disse ou não disse” e todos passam a ter mais clareza das situaçõs, o que ajuda a resolver problemas como:
- Falta de informação
- Falta de direcionamento;
- Falhas de comunicação;
- E excesso de expectativas.
Para te ajudar com isso, baixe gratuitamente nosso ebook e aprenda na prática como desenvolver uma experiência do colaborador centrada na pessoa humana, por meio de uma gestão de desempenho e engajamento.
– Respeitar o momento
Cada conquista ou a cada erro precisa ser reportado no momento em que eles acontecem. Até mesmo para que as recomendações ou os elogios façam sentido.
Além disso, com uma cultura de feedback contínuo, os colaboradores podem ter uma visão real do seu trabalho.
– Atenção ao falar
Nada de colocar o colaborador em uma salinha do pânico, fechada e escondida. O ambiente de feedback deve ser natural e descontraído, para que o colaborador se sinta seguro para expor os seus pontos ao invés de se sentir intimidado e olhar para aquela situação como algo ruim.
– Formalize o que for dito
Após uma conversa, é importante deixar registrado os pontos discutidos. Assim, tanto gestor quanto colaborador terão acesso ao histórico para consultar sempre que for necessário.
Quer implementar a cultura de feedback na sua empresa, mas não sabe como? Comece a realizar a avaliação de desempenho de forma regular, baixe nosso kit e veja como!