Saiba tudo sobre cultura de inovação

cultura de inovação

Saiba tudo sobre cultura de inovação

Inovação tem sido uma palavra não apenas recorrente dentro das empresas, mas também necessária. Por conta disso, surgiu o conceito de cultura da inovação, que abrange um contexto muito mais complexo da ideia de modificar estruturas para gerar novas oportunidades.

A cultura de inovação é um conceito relativamente recente, mas que vem tendo sua importância reconhecida, principalmente porque está diretamente relacionada com a necessidade de promover e aprimorar a competitividade dentro do negócio. 

Apesar disso, o assunto é muito mais debatido em teoria do que realmente colocado em prática, muito porque algumas empresas não têm a compreensão total dele ou mesmo por receio de não agir da forma correta.

Antes de mais nada, o primeiro passo para entender o que é cultura de inovação é ter em mente que inovar no mundo corporativo significa se manter em pleno crescimento

Se você quer entender melhor como funciona a cultura de inovação e quais os benefícios de adotar essa postura empresarial, continue lendo! Preparamos este artigo para te ajudar.

O que é cultura de inovação?


O conceito de cultura da inovação diz respeito a um ambiente de trabalho onde os gestores buscam promover uma ideia de que a inovação não é exclusiva somente das posições de liderança, ou seja, ela pode partir de
qualquer membro da organização.

O cenário mercadológico atual, de forma geral, é caracterizado por competitividade e mudanças muito rápidas. Ser capaz de manter um diferencial, nesse sentido, é essencial para o sucesso. Isso é o que leva as empresas apostarem na ideia de cultura de inovação.

Dentro desse conceito, é muito comum que os colaboradores sejam acompanhados através de métricas que permitem a criação de valor e diferenciação competitiva. 

Nesse ponto a cultura de inovação já se mostra diferente de um modelo mais tradicional, que considera como métrica questões como entrega no prazo e geração de receita. 

Outro pensamento muito incentivado no modelo de cultura de inovação é o da valorização dos gostos dos colaboradores como forma de facilitarem a descoberta de novas oportunidades.

Mas, como assim?

Pense, se um profissional tem a oportunidade de dedicar a maior parte do seu tempo em uma tarefa com a qual ele realmente tem interesse , as chances que dali surja alguma ideia inovadora e lucrativa para o negócio são muito maiores.

Como citamos anteriormente, o conceito de cultura de inovação ainda está tomando forma, por isso, as atitudes inovadoras que constroem esse modelo ainda estão em processo de construção. 

Por outro lado, além dos pontos já destacados, como a inovação como elemento não mais centralizado em líderes e o incentivo à criatividade dos colaboradores, alguns outros aspectos já se caracterizam como parte desse modelo, como:

  • A adoção de uma estratégia de comunicação e trabalho mais abertas como pilar para o sucesso da empresa, para que as ideias possam proliferar dentro dela, serem compartilhadas e analisadas da melhor forma possível;
  • As regras da empresa definem o quanto os colaboradores poderão ser livres e dar asas à suas necessidades de pesquisar, comparar e apresentar ideias;
  • Ambiente de trabalho mais saudável tanto em relação a questões visuais e sonoras, pensando em espaços confortáveis que favoreçam momentos de criação e descanso ao mesmo tempo em que garantem a motivação necessária;
  • Visão clara e a longo prazo da proposta geral da empresa, assim como sua coerência com o valor de produtos e soluções.

 

Benefícios da cultura de inovação


Como pudemos ver até aqui, a cultura de inovação é um
reflexo de como o mercado tem mudado, principalmente por conta da transformação digital e o acirramento da disputa pela atenção do consumidor.

Reformular a estratégia de uma empresa ao adotar essas medidas é se libertar totalmente de um modelo mais tradicional. Então, quais seriam as vantagens disso?

Veja a seguir a lista com os principais benefícios que a cultura de inovação propicia para as empresas:

Maior atração de clientes


O cliente hoje tem um leque de vantagens que lhe permite pesquisar e comparar empresas, produtos e serviços nos mínimos detalhes.

Porém, empresas com uma cultura de inovação consolidada são capazes de se destacar por criarem valor de forma contínua, chamando a atenção até mesmo por parceiros estratégicos. 

Uma empresa que aposta na cultura de inovação se mostra preparada para os novos desafios do mercado, passando segurança e estabilidade, além de um comprometimento com o que pode oferecer de melhor.

Uso mais assertivo de recursos


A utilização correta de recursos é um dos maiores desafios para qualquer empresa, seja ela de qualquer porte ou área.

Uma empresa que adota a cultura de inovação sabe que é preciso estar constantemente reavaliando a gestão de recursos, o que é essencial em um mercado que vive de oscilações

Ao rever essa postura com mais frequência é possível, ainda, identificar novas formas de trabalhar para reduzir os gastos, o que sem dúvidas aumenta a produtividade e lucratividade do negócio.

Retenção de talentos mais forte


A
retenção de talentos é um fator importante para a manutenção de uma cultura organizacional estável e com desenvolvimento promissor.

Paralelamente a isso, os profissionais ficam muito mais satisfeitos quando inseridos em um ambiente inovador e desafiador, que evidencie sua importância para a resolução de problemas e aprimoramento do negócio.

Com a cultura de inovação a empresa reforça esse aspecto de reconhecimento do time nos resultados, independentemente de nível hierárquico, fazendo com que o potencial criativo de seus colaboradores adote um papel mais participativo.

Por consequência, os profissionais se sentem mais valorizados e menos inclinados a trocar de empresa.

Proatividade


A proatividade é uma das características mais desejadas por gestores no que diz respeito aos profissionais que compõem seus times.

A cultura de inovação está ligada ao desenvolvimento dessa competência, visto que a rotina de trabalho de forma geral é traçada de forma a incentivar constantemente uma análise mais crítica sobre problemas e soluções que cercam o ambiente de trabalho.

Os colaboradores se tornam naturalmente mais atentos às questões de interesse da empresa, promovendo uma fluidez de ideias que é cada vez mais estimulada, beneficiando a produtividade.

Gostou de saber mais sobre cultura da inovação? Se você quer conhecer mais conceitos que permeiam o mercado empresarial atual, não deixe de conferir também nosso artigo sobre a transformação digital e seu impacto na comunicação.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.