5 dicas de segurança no trabalho para aplicar já na sua empresa

Independentemente de qual o porte e ramo em que determinada empresa atua, um aspecto a que todos os gestores devem estar mais do que atentos é o ambiente, a convivência no local de trabalho, que deve ser saudável e segura. Algumas dicas de segurança no trabalho são essenciais e bem simples de se colocar em prática.

Pensar nos riscos antes mesmo que eles possam surgir não é simples e exige muito estudo e preparo. A rotina é muito instável e diversas coisas podem acontecer em um único dia de trabalho. 

É para isso que uma gestão de riscos deve estar preparada.

Acidentes de trabalho que muitas vezes nem passam pela cabeça do gestor podem incapacitar um colaborador, ou até mesmo provocar a morte. 

Isso sem citar a fragilização psicológica que pode levar a afastamentos, abrindo diversas brechas para improdutividade, gastos com planos de saúde e mais impostos.

Se você não quer passar por nada disso, o ideal é adotar medidas preventivas. No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas de segurança no trabalho que certamente farão toda a diferença para a sua empresa. 

E o melhor de tudo é que não tem nenhuma complicação! Acompanhe para ver como é possível melhorar a segurança de seus profissionais através de atitudes que você pode adotar ainda hoje!

Importância da segurança no trabalho


As medidas de segurança no trabalho são definidas por normas regulamentadoras e leis da
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ou seja, as empresas devem estar obrigatoriamente de acordo com elas, considerando as especificidades de seu segmento. 

Mas promover um local de trabalho mais seguro não tem relação apenas com condições legais, e sim com uma melhoria das condições de trabalho e economia, tanto para o colaborador, quanto para a empresa.

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Os números de acidentes no trabalho, por serem tão alarmantes, despertaram, primeiramente, a atenção de órgãos como a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Em seguida, aos poucos também foram ganhando a atenção de gestores que perceberam a necessidade de investir em dicas de segurança no trabalho para evitar problemas e melhorar seu desempenho.

Melhorando a segurança, nota-se que é possível melhorar também os seguintes fatores:

Produtividade


Seguindo as dicas de segurança no trabalho, a empresa se certifica de evitar acidentes. Com isso, os colaboradores não passam por afastamento e o trabalho na empresa
não precisa ser interrompido.

Os programas de prevenção a acidentes também atua na união dos colaboradores, fortalecendo o engajamento e fazendo com que os profissionais se sintam valorizados pela gestão.

Motivação


Uma equipe que se sente segura e valorizada também se vê mais motivada. As ações que visam o bem-estar dos profissionais é sentida no
clima organizacional, quando as tarefas são realizadas com mais dedicação e ordem.

Reduz custos


Sim! Dicas de segurança no trabalho são valiosas para
evitar gastos. Claro que as medidas exigem um investimento inicial, mas que sem dúvidas, vale a pena

Isso porque é um exemplo de investimento a longo prazo, ideal para um planejamento empresarial estratégico.

Em primeiro lugar, a economia se dá na diminuição de gastos com licenças médicas e indenizações. O segundo ponto se relaciona com aumento da produtividade, já que os projetos não sofrerão atrasos por conta de acidentes e, consequentemente, serão entregues mais rapidamente. 

Principais dicas de segurança no trabalho


Mas o que minha empresa pode fazer para preservar a segurança dos meus colaboradores? 

Se você chegou até aqui é porque  procura formas de garantir que seus profissionais se sintam mais seguros. Por isso, separamos as cinco principais dicas de segurança no trabalho para você inserir já na rotina da sua empresa.

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Confira!

1. Incentive a atenção no trabalho


A atenção é um elemento fundamental em qualquer local de trabalho, não apenas para manter a produtividade, mas para evitar acidentes. Mesmo para cargos que aparentemente não envolvam tanto risco, até mesmo
acidentes pequenos no escritório, por exemplo, podem ter complicações.

Incentivar uma equipe a ter foco e atenção é muito importante, principalmente no mundo de hoje, que é corrido e cheio de distrações.

2. Preze pela organização dos espaços


Um ponto importante para essa lista de dicas de segurança no trabalho é a organização. Manter o local de trabalho organizado é essencial não apenas para manter a produtividade e
harmonia, mas para evitar acidentes.

Cadeiras e mesas fora do lugar, objetos no chão, materiais cortantes sem proteção, piso molhado sem indicação, entre outras situações. Tudo isso, além de deixar o ambiente mais caótico, pode provocar grandes estragos.

Esses são cuidados bem simples mas que, sem dúvidas, fazem muita diferença. A gestão deve prezar por um local organizado e passar esse compromisso para todos os seus profissionais, prezando por bons resultados e segurança para todos que estiverem ou passarem por ali.

3. Exija uso de EPIs


Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fundamentais. Essa é uma das dicas de segurança no trabalho que pode parecer meio óbvia, mas ainda é muito
negligenciada

Se sua empresa executa tarefas que exigem equipamentos específicos, certifique de fornecê-los e garantir que todos estão usando corretamente, garantindo uma supervisão constante.

Estimule o companheirismo entre colegas de trabalho e senso de responsabilidade em cada profissional, para que, mesmo quando a supervisão não esteja sendo feita, os próprios companheiros de equipe possam atuar reforçando a importância do uso da proteção.

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4. Invista em comunicação interna


Trabalhar a
comunicação interna é um dos princípios para manter a integração entre setores. Através dela, é possível que qualquer problema dentro da empresa seja rapidamente comunicado aos superiores, para que possam tomar medidas antes que ele provoque algum acidente.

Para isso, o hábito de comunicar qualquer incidente ou mal estar deve estar presente e ser levado a sério por todos os membros da organização.

5. Ofereça seguros aos colaboradores


Outro ponto entre as dicas de segurança no trabalho, que oferece uma percepção de proteção aos colaboradores de uma empresa, são os
seguros de vida e saúde

Buscar por planos que se adequem ao perfil de profissional do seu negócio é uma medida preventiva mais a longo prazo, garantindo uma preparação para situações inesperadas

Além de promover tranquilidade para as equipes, a empresa também confere estabilidade para seu planejamento financeiro e destaque competitivo, uma vez que esse é um dos benefícios mais atraentes no mercado de trabalho.

 

Gostou das nossas dicas de segurança no trabalho? Saiba também como aumentar a produtividade do seu negócio!

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