Saiba como aumentar a produtividade do seu negócio

como aumentar a produtividade

Saiba como aumentar a produtividade do seu negócio

Aprimorar cada vez mais o desempenho interno de uma empresa é a meta de grande parte dos gestores. Mas como aumentar a produtividade? O que fazer para ver resultados concretos?

Não existe fórmula mágica, se é o que você está procurando. Para entender como aumentar a produtividade, o primeiro passo é ter em mente que esse é um processo estratégico e analítico, que varia para cada negócio.

A verdade é que todos nós buscamos formas de sermos mais produtivos. Mas se no campo de vida pessoal essa já é uma tarefa difícil, como fazer com que várias equipes dentro de um negócio conquistem esse feito?

Antes que você fique desanimado, saiba que é possível! No artigo de hoje vamos dar algumas dicas de como aumentar a produtividade da sua empresa fazendo as escolhas certas, sem muita dor de cabeça.

O que é produtividade?


Primeiramente, ser produtivo não é sinônimo de ter muitas tarefas a cumprir. Ou seja, se você pensa que sua empresa é produtiva por ter muitos clientes, está enganado.

A produtividade que realmente importa para as empresas é aquela estabelecida entre a relação direta entre a quantidade produzida de determinado produto ou serviço, dividida por algum elemento ou recurso necessário para sua produção.

No contexto de equipes, é a quantidade de demandas que elas entregam em relação ao tempo gasto para executá-las, considerando também, é claro, a qualidade do resultado.

Dessa forma, para saber como aumentar a produtividade interna é preciso entender em que situação está a relação de produção versus tempo gasto.

Suas equipes demoram muito para entregar um resultado ou entregam rápido demais? Quando a entrega é feita, ela está com a qualidade planejada ou deixa a desejar?

Mesmo que aparentemente tudo esteja bem no que diz respeito às operações, é muito comum que gestores sintam que algo poderia estar melhor

Seja na parte de execução dos projetos, que poderiam ser mais ágeis, ou na dinâmica das reuniões, que acabam demorando mais que o necessário ou não resolvendo muita coisa.

Afinal, verdadeiros líderes sempre visualizam oportunidades de focar no que está bom e tornar excelente.

Como aumentar a produtividade?


Mas o que fazer, então, para conquistar as metas de melhoria na produtividade?

Preparamos a seguir uma lista completa com as principais dicas, que sem dúvidas farão a diferença em quaisquer que sejam seus objetivos na empresa. Veja só:

Entenda o diferencial do seu negócio


Não vá querer traçar metas de produtividade absurdas, porque o resultado não vai ser bom. Por exemplo, um
fast food comercial produz muito mais sanduíches por dia do que uma hamburgueria artesanal, que investe em um cardápio gourmet e mais refinado.

Ainda que o tipo de produto seja parecido, a lógica é completamente diferente. Isso porque o diferencial pelo qual cada tipo de empresa preza também é oposto. 

Enquanto uma busca a rapidez na entrega do pedido através de uma padronização do serviço, a outra valoriza uma preparação do pedido de forma especial e única, que consequentemente pode demorar mais.

Isso não quer dizer que uma esteja certa e a outra errada, mas sim que cada uma tem o seu diferencial e trabalha a produtividade em cima disso.

Portanto, a primeira dica de como aumentar a produtividade é entender o que sua empresa tem de diferencial, por qual qualidade ela mais preza, e não criar comparações absurdas com outras companhias do mesmo setor.

Defina um objetivo


O objetivo é a
direção que a estratégia vai seguir, então é importante tê-lo definido logo no início. Se algo na empresa está te incomodando, pense em como você gostaria que estivesse. É a partir daí que tudo pode começar a tomar forma.

As metas são parte importante desse processo. O ideal é estabelecer metas pequenas e que podem ser cumpridas aos poucos. Cada meta cumprida é um passo em direção ao objetivo.

Invista em planejamento


Como aumentar a produtividade começando do nada? A resposta para essa pergunta você não vai encontrar em lugar algum, simplesmente porque ela não existe. 

Todo o processo exige sim um planejamento. Entender o diferencial, traçar objetivos e metas e, em seguida, identificar o que precisa ser melhorado

Não há como jogar as metas em cima da mesa e achar que elas vão trabalhar sozinhas. O planejamento envolve apontar que medidas podem auxiliar na conquista das metas, uma de cada vez. 

Levante as possibilidades que realmente correspondam ao que seu negócio pode executar. Faça a análise de indicadores que possam apontar com clareza o que deve ser melhorado. Discuta em conjunto com a equipe quais as melhores alternativas e estimule a troca de informações

Não há como aumentar a produtividade sem fortalecer o fluxo de trabalho entre todos os colaboradores da companhia, sem ter uma comunicação interna ativa.

Abrace a tecnologia


A tecnologia oferece opções variadas de como aumentar a produtividade. As ferramentas que surgiram e ocuparam espaço nas empresas por conta da
transformação digital, sem dúvidas facilitaram muito a vida de quem quer melhorar a performance interna.

Elas permitem adotar uma cultura de inovação, que faz com que a empresa esteja sempre buscando por gargalos na produtividade e aplicando estratégias para resolvê-los, mudando toda a maneira de fazer negócio, com muito mais flexibilidade.

Os softwares de gestão, por exemplo, permitem otimizar o tempo ao automatizar tarefas burocráticas que demoram mais que o necessário. 

Da mesma forma, as plataformas colaborativas agilizam a troca de informação entre equipes, tornando os processos de desenvolvimento e aprovação de projetos muito mais rápidos.

Com a tecnologia, é possível controlar com muito mais rapidez e eficácia a gestão financeira, a comunicação interna, a gestão de equipes, entre muitos outros aspectos importantes.

Isso tudo com uma vantagem econômica mais do que positiva, já que não há como aumentar a produtividade gastando recursos que ultrapassam a margem permitida pelo negócio.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como aumentar a produtividade, não deixe de conferir também as 4 maneiras para o gestor apoiar o desenvolvimento do colaborador.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.