Estresse ocupacional: 8 dicas para prevenir durante o home office

O home office é o sonho de muitas pessoas que acreditam que trabalhar de casa é muito melhor do que no escritório. Porém, isso não significa que você não possa sofrer de estresse ocupacional no conforto do seu lar.

Com a pandemia do coronavírus, muita gente foi obrigado a adotar o trabalho remoto como forma de dar continuidade às operações das empresas. 

O que no início pode até parecer uma experiência incrível, com a possibilidade de trabalhar de pijamas e de acordar um pouco mais tarde por não ter que enfrentar o trânsito, aos poucos se mostra outro grande desafio.

Segundo uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review, o estresse ocupacional que leva à Síndrome de Burnout também pode surgir durante o home office.

Em grande parte, isso acontece porque o indivíduo acaba se cobrando muito além do normal. Por estar longe do chefe, você quer dar o seu melhor e acaba extrapolando os próprios limites.

Nesse post, vamos explicar melhor o que é o estresse ocupacional, suas causas e o que você pode fazer para se prevenir desse problema, prezando pela sua saúde mental durante o home office.

O que é o estresse ocupacional?


O estresse ocupacional é uma condição caracterizada por um
conjunto de perturbações que levam a uma instabilidade psíquica, motivada por fatores relacionados ao ambiente de trabalho e a atividade laboral.

Ou seja, estamos falando das exigências e das condições de trabalho, que podem provocar um quadro em que o estímulo físico e mental não são nada positivos.

As razões para que isso aconteça são diversas. Elas podem compreender uma falta de organização das atividades, baixa remuneração e valorização, poucos recursos e infraestrutura precária.

De maneira geral, podemos encontrar autores que classificam em três categorias os principais tipos de estresse ocupacional: 

  • Exigência de trabalho: jornadas de trabalho muito extensas, ritmo constantemente acelerado, instabilidade de turnos, horas extras
  • Incompatibilidade de papéis: confusões recorrentes sobre as atribuições de cada profissional de uma equipe, questões organizacionais pouco claras e que impedem que colaboradores exercitem suas funções e direitos pletamente
  • Condições materiais: relacionadas à infraestrutura do ambiente de trabalho como a organização do espaço, iluminação, higiene, e também poluição visual e auditiva.
Leia também  Como promover um ambiente de trabalho saudável

Dicas para prevenir o estresse ocupacional 


Como pudemos ver, o estresse ocupacional está diretamente atrelado à
qualidade de vida no trabalho.

Se você acha que trabalhando de casa já está automaticamente livre desse risco, aí é que se engana. 

Durante o trabalho remoto surgem outros inúmeros desafios para vencer o estresse, tão difíceis quanto não se irritar com o trânsito parado, com os colegas de trabalho ou se sentir nervoso na presença do chefe.

A seguir, separamos uma lista com algumas dicas essenciais para adotar na sua rotina de trabalho em casa. Ao longo dela, você vai entender melhor como o descuido com pequenos detalhes pode ser prejudicial à sua saúde mental.

1. Separe vida pessoal da vida profissional


Essa é uma dica meio óbvia, mas muita gente acaba não seguindo quando se pensa em
home office. Os especialistas dizem que traçar essa linha é crucial para preservar a saúde mental, mas isso não é tão fácil quanto parece.

É claro que o home office tem seus pontos positivos justamente em poder ficar mais tempo perto da família, poder fazer seu próprio horário e ter mais tempo para as tarefas domésticas.

Mas a longo prazo essa perspectiva muito idealizada se desfaz e você percebe que isso na verdade se torna uma bagunça. Afinal, se não organizamos o nosso tempo, acabamos não dando conta de fazer tudo que gostaríamos.

O resultado disso é uma imensa frustração, e é aí que começa o perigo.

Apesar de possibilitar uma rotina mais flexível, impor uma separação entre trabalho e vida pessoal é muito importante. Entender que esses dois âmbitos da sua vida podem estar mais próximos sem se misturarem, é o primeiro passo.

2. Reserve um local para trabalhar


Após compreender a importância de traçar a linha imaginária entre o mundo profissional e pessoal, é o momento de
tornar essa divisão mais física e visível.

Leia também  Seguro saúde empresarial: o que avaliar na contratação?

Separar um local de trabalho é uma forma de te transportar para o lado profissional quando você estiver em seu horário de trabalho. 

Mantenha esse ambiente sempre organizado e limpo, para não desencadear o estresse ocupacional por condições materiais. 

Certifique-se também de que seja um local mais reservado, que não te deixe espaço para começar uma conversa com alguém e acabar se distraindo de suas atividades.

3. Faça a gestão do tempo


Agora que você já definiu um espaço para trabalho, é importante também
definir um horário. 

Nos dias atuais, colocar um limite nas atividades profissionais é dificuldade para muitas pessoas, principalmente por causa do celular, que nos mantém sempre conectados.

Durante o home office é mais difícil ainda, pois ao focar muito em uma tarefa, as horas passam e quando você se dá conta o dia inteiro já se passou e você está mentalmente exausto.

Portanto, organize seu tempo e suas demandas e imponha um limite, respeitando o horário de trabalho.

4. Faça pausas


Você não precisa ficar o dia inteiro trabalhando exaustivamente, se pressionando a ser produtivo. Fazer pausas é uma ótima forma de
descansar a mente.

Por isso, afaste-se um pouco do trabalho e vá até a cozinha tomar um café. Mude um pouco de ambiente, quem sabe se sentar em uma varanda ou ir até a janela e observar o dia lá fora?

Ficar muito tempo em casa pode ser agoniante, principalmente durante o isolamento social, quando sair não é uma opção. Tomar sol e respirar um pouco de ar puro é essencial.

5. Deixe o celular um pouco de lado


O celular pode ser um grande inimigo do
home office. O mais discreto som de notificação pode te tirar completamente do foco e atrapalhar seu desempenho.

Por isso, desligue a conexão com a internet e evite ficar checando as notícias ou entrando nas redes sociais. 

Temos naturalmente o péssimo hábito de nos compararmos com os outros, e ver que aquele seu amigo está fazendo várias coisas ao mesmo tempo enquanto você está focado em apenas uma coisa, pode ser muito desestimulante.

Leia também  Como diminuir o custo com seguro durante a pandemia?

6. Seja compassivo consigo mesmo


Entenda que um dia é diferente de outro e, se você você está produtivo acima do normal, pode ser que amanhã você não esteja assim tão disposto. E está tudo bem!

Se cobrar demais, como vimos, é uma das causas do estresse ocupacional, principalmente durante o home office. Se estiver se sentindo estressado, respeite seu corpo e sua mente.

7. Mantenha o diálogo com a equipe


Em tempos conturbados como da pandemia, muitas equipes ainda estão se ajustando ao
home office

Manter o diálogo é essencial para que não haja a confusão entre papéis e tudo termine em frustração. É importante delegar tarefas com clareza e manter uma transparência com relação ao bem estar individual.

Focar no que realmente importa é uma forma de manter o trabalho centrado e em harmonia, sem que ninguém precise se cobrar excessivamente, assumindo tarefas não tão importantes ou trabalhando em dobro.

8. Movimente seu corpo


A
atividade física é uma importante parceira na prevenção contra o estresse ocupacional, principalmente para o home office

Ficar muito tempo sentado em frente ao computador, além de exaurir a mente, também é terrível para o corpo.

Portanto, procure caminhar pela casa durante o dia e reserve alguns minutos para dançar, levantar alguns pesos ou subir e descer escadas, por exemplo.

Apenas essas pequenas atividades vão ajudar muito a eliminar qualquer sentimento de estresse e frustração que o trabalho possa estar causando.

 

Gostou das nossas dicas de como prevenir o estresse ocupacional durante o home office? Confira também como combater a desmotivação no trabalho.

Quer falar com um especialista?Nós Podemos Ajudar Você!

Preencha o formulário se tiver problemas com Folha de Pagamento, Seguros e benefícios, Comunicação Interna ou Engajamento e performance de colaboradores.

Related Posts

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday