Ir para o conteúdo
  • Sobre
  • Soluções para RH
    • Folha de Pagamento
    • Seguros & Benefícios
    • Agência de Comunicação Interna
    • Rede Social Corporativa
  • Nossos Conteúdos
    • Materiais
    • Casos de Sucesso
    • Blog 
    • Panorama de RH e CI 2025
  • BWG Saúde
    • Sou Cliente
    • Sobre a BWG Saúde
    • Quero ser associado
    • Entidade Beware
    • 2ª via de Boleto
  • Contato
  • Sobre
  • Soluções para RH
    • Folha de Pagamento
    • Seguros & Benefícios
    • Agência de Comunicação Interna
    • Rede Social Corporativa
  • Nossos Conteúdos
    • Materiais
    • Casos de Sucesso
    • Blog 
    • Panorama de RH e CI 2025
  • BWG Saúde
    • Sou Cliente
    • Sobre a BWG Saúde
    • Quero ser associado
    • Entidade Beware
    • 2ª via de Boleto
  • Contato

Junho Vermelho: unindo equipes em prol de uma causa maior

  • 25/06/2025
  • Por Tatiane Carvalho
Compartilhe

Doar sangue é um ato nobre, não é mesmo? E pode também ser um ato coletivo. Estamos no Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. A data é uma ótima oportunidade para as organizações fortalecerem seus valores, estimularem o cuidado coletivo e promoverem uma cultura de solidariedade e saúde.

O papel do RH tem muitas frentes e uma das mais importantes é ser um agente de transformação social, que conecta pessoas, propósitos e ações que fazem diferença na vida de muitos, tanto dentro, como fora da empresa.

Falar sobre doação de sangue nas empresas: qual a importância?

Incentivar coletivamente a doação de sangue ajuda a quebrar muitos mitos, além de esclarecer  medos e desinformação sobre o processo, o que leva a baixos índices de doação no país. 

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente, é preciso aumentar este índice. E os estoques dos hemocentros costumam cair justamente no inverno, época marcada por doenças respiratórias e redução na disposição das pessoas em sair de casa para doar.

Falar sobre o Junho Vermelho nas empresas não é apenas levantar uma bandeira social, mas também:

  • Fortalecer a cultura organizacional, baseada em empatia, colaboração e responsabilidade social;
  • Promover o bem-estar coletivo, estimulando ações que geram impacto positivo na sociedade;
  • Aumentar o engajamento dos colaboradores, que percebem que fazem parte de uma empresa que valoriza causas relevantes;
  • Conectar propósito e trabalho, mostrando que é possível fazer a diferença além das atividades corporativas.

Junho Vermelho: como o RH pode ser aliado 

O RH é fundamental na mobilização das equipes para ações sociais, especialmente quando falamos de saúde e bem-estar coletivo. Ao incorporar temas como o Junho Vermelho no calendário de ações internas, o RH evidencia seu papel na construção de ambientes mais humanos, conscientes e socialmente responsáveis.

Além disso, essa pauta está diretamente ligada aos pilares de qualidade de vida no trabalho, ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) e promoção de saúde.

Como elo, o RH pode:

  • Levar informação de qualidade;
  • Desmistificar medos e dúvidas sobre a doação;
  • Estimular a participação dos colaboradores em ações que salvam vidas.

Ações que o RH pode promover de Junho Vermelho

  1. Campanhas de Comunicação Interna
  • Divulgue materiais explicativos sobre a doação de sangue: quem pode doar, quais os benefícios, onde doar e os cuidados necessários.
  • Utilize os canais de comunicação interna (e-mail, intranet, mural, WhatsApp ou outro de costume) para divulgar informações e dados de conscientização.

2. Parcerias com Hemocentros

  • Entre em contato com hemocentros da região e organize dias específicos para doação dos colaboradores.
  • Alguns hemocentros oferecem transporte para grupos de empresas, isso facilita a logística e incentiva que um grupo maior queira doar junto.

3. Palestras e Rodas de Conversa

  • Convide profissionais da saúde ou representantes de bancos de sangue para esclarecer dúvidas e falar sobre a importância da doação. Isso ajuda a reduzir medos e mitos, além de gerar mais adesão.

4. Reconhecimento e Valorização

  • Crie certificados simbólicos, quadros de honra ou destaques na comunicação interna para quem participou.
  • Estimule uma cultura de orgulho em fazer parte de uma causa que salva vidas.

5. Integração com Programas de Qualidade de Vida

  • Insira a campanha do Junho Vermelho dentro das ações de bem-estar e saúde já existentes na empresa.
  • É importante incentivar os colaboradores a cuidarem da saúde o ano todo, aproveite para reforçar essa ideia.

Benefícios que vão muito além da saúde no Junho Vermelho

Campanhas de saúde podem ajudar a detectar problemas precocemente, mas também promovem hábitos saudáveis. Isso influencia na qualidade de vida das pessoas, resultando em colaboradores mais dispostos e felizes.

Ações como essa vão muito além de gerar impacto social. Elas também trazem reflexos positivos para o clima organizacional e para a percepção dos colaboradores em relação à empresa:


✔️ Promove o orgulho de pertencer: trabalhar em uma empresa que se importa de verdade gera mais engajamento.
✔️ Contribui para a saúde emocional: praticar a solidariedade gera satisfação, propósito e bem-estar. E isso é melhor para quem faz do que para quem recebe.

Incentive sempre e espalhe solidariedade no Junho Vermelho

Incentivar a doação de sangue é cultivar a empatia, a cidadania e a construção de ambientes corporativos mais conscientes e responsáveis.

Se sua empresa ainda não tem uma ação sobre o Junho Vermelho, esse é o momento ideal para começar. Precisa de ajuda para pensar em ações de saúde na sua empresa? Entre em contato com os especialistas da BWG Corretora.

Foto de Tatiane Carvalho

Tatiane Carvalho

Sou uma profissional apaixonada pela comunicação, mas a minha história começou por outro caminho. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Luterana do Brasil, de Canoas e pós graduada em Gestão Empresarial e Marketing, nunca abandonei o meu sonho de ser jornalista. Graduei-me em Jornalismo em 2023 pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, de Porto Alegre. Fui auditora da ISO 9001 na gestão da qualidade de grandes construtoras por oito anos. Além de atuar como redatora desde 2020, tive a oportunidade de produzir um documentário na RBS TV, fui supervisora de redação na Amais Marketing Digital e estrategista de conteúdo na CM3 Comunicação. Atualmente, sou analista de marketing no BWG.
Posts relacionados

Critérios para escolher a melhor empresa de benefícios

Leia mais »

Quiz: Seus benefícios ajudam na atração e retenção de talentos?

Leia mais »

Assine a news e fique por dentro das principais notícias do mundo do RH e da Comunicação Interna.

Logotipo na versão principal da empresa BWG Best Way Group
Siga o BWG nas redes sociais:
Instagram Youtube Linkedin
São Paulo – Headquarter

Edifício River Park
Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 240,  14º andar
Tel.: (11) 5670-2100

Também temos atendimento em:
  • Belo Horizonte - MG
  • Canoas - RS
  • Caxias - RS
  • Curitiba - PR
  • Rio de Janeiro - RJ
  • Valinhos - SP

DPO: GEP Soluções em Compliance
E-mail: dpo@bwg.com.br
Representante legal: Maurício José Ribeiro Rotta.

BWG Todos os direitos reservados.
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Requisição do Titular
  • Aviso de Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial
  • Flexibilidade na Matriz de Responsabilidades
    Estamos abertos ao diálogo e à construção de uma Matriz de Responsabilidades que faça sentido para ambos.
  • Relacionamento e Vendas juntos após o contrato
    O comercial que realizou a venda se une ao time de relacionamento e continua com você mesmo após a assinatura do contrato.
  • Célula de Atendimento 
    O Analista da Célula, que executa a sua Folha na operação, participa de fases da Implantação para entender suas regras de negócio antes do go live e executa a folha do início ao fim, tornando-se um especialista na folha de pagamento da sua empresa.

    No dia a dia, você não precisa abrir um chamado num 0800 nem aguardar 48 horas mínimas para receber retorno. No nosso modelo de atendimento, você abre solicitação pela plataforma e pode ligar diretamente para o seu especialista para tirar dúvidas.
  • Reprocessamento
    Liberamos até 1 reprocessamento sem custo adicional e 15% de um recorrente mensal nas próximas solicitações.
  • Operação Segurada
    Seguro 3MM que cobre erros operacionais, garantindo a continuidade do negócio, caso venha a ocorrer um evento de alto valor.
Reserve sua apresentação
Fale com especialista