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Melhores maneiras de mensurar a Comunicação Interna

  • 31/05/2024
  • Por Samarony Batista
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Mensurar a Comunicação Interna é indispensável para entender como ela funciona e seu impacto na empresa. De acordo com uma pesquisa da Gallagher em 2024, 84% dos profissionais acham necessário analisar os dados da CI. Medir esses aspectos permite identificar o que está funcionando bem e o que precisa melhorar, garantindo que os recursos sejam usados de forma inteligente. Além disso, essa prática ajuda a justificar os investimentos para a alta gestão, mostrando o retorno em termos de engajamento e produtividade.

Principais indicadores de Comunicação Interna

Ao medir a CI, podemos identificar falhas e áreas que precisam ser melhoradas. Problemas comuns podem ser a falta de clareza nas mensagens, o uso de canais inadequados ou a ausência de feedback dos colaboradores. Reconhecer esses problemas é o primeiro passo para corrigi-los. Os principais indicadores são:

  • Engajamento:

    Uma Comunicação Interna eficaz mantém os colaboradores engajados. Quando todos estão bem informados e se sentem parte do processo, a motivação e a produtividade aumentam. Assim, eles se tornam mais comprometidos com os objetivos da organização e contribuem de forma mais ativa para o sucesso dela.

Diagnóstico de Comunicação Interna

  • Clima organizacional:

    Um ambiente de trabalho positivo depende de uma boa CI. Quando as informações são trocadas de forma aberta e transparente, os conflitos diminuem, as relações interpessoais melhoram e o clima organizacional fica mais saudável. Isso leva a uma equipe mais harmoniosa e produtiva.

  • Retorno sobre o investimento (ROI da Comunicação Interna):

    Medir a Comunicação Interna ajuda a justificar os investimentos feitos nessa área. Mostrar o retorno sobre investimento (ROI) em termos de maior engajamento, produtividade e satisfação dos colaboradores é importante para conseguir o apoio da alta gestão e garantir recursos contínuos para as iniciativas de CI.

Principais maneiras de mensurar da Comunicação Interna

  • Pesquisas

Pesquisas e questionários são ótimas ferramentas para coletar dados sobre a CI. Eles podem medir a satisfação dos colaboradores, o clima organizacional e a eficácia das mensagens. Criar questionários claros e objetivos é um dos caminhos para obter respostas precisas e úteis.

Leia também: Diagnóstico de Comunicação Interna: sua CI é eficiente?

  • Análise de Indicadores de Desempenho (KPIs)

Os KPIs são métricas para mensurar, inclusive, a CI. Exemplos de KPIs incluem a taxa de abertura de e-mails, o engajamento em plataformas internas, eNPS. Analisar esses indicadores ajuda a entender o alcance e o impacto das suas estratégias.

  • Rede Social Corporativa

Uma rede social corporativa é uma plataforma que promove a comunicação e interação entre os colaboradores e equipes de uma empresa. No caso do 4bee Work+, a plataforma é feita para tornar o trabalho remoto, híbrido ou presencial mais conectado e interessante. Com recursos como um feed corporativo, grupos e chats privados, ele facilita a interação entre as equipes. É possível centralizar todas as informações que circulam pela sua organização, evitando falhas de comunicação ou perdas de conhecimento, o que ajuda a manter todos na mesma página e a melhorar a produtividade.

Leia também: Grupo Lello impulsiona experiência do colaborador com a Rede Social Corporativa do BWG

O que fazer com os dados da Comunicação Interna

Os dados obtidos devem ser usados para ajustar e melhorar as estratégias de CI. Isso pode incluir a mudança de canais de comunicação, a reformulação de mensagens ou a implementação de novas práticas baseadas no feedback dos colaboradores. O objetivo é sempre tornar a CI mais precisa e alinhada com as necessidades da empresa.

Decisões baseadas em dados concretos são mais assertivas e confiáveis. Medir a Comunicação Interna fornece informações mais precisas que ajudam os gestores a tomar boas decisões, garantindo que as ações implementadas sejam melhores direcionadas.

Medir continuamente e obter feedback regular tem um impacto positivo na motivação dos colaboradores. Quando eles percebem que suas opiniões são valorizadas e que melhorias estão sendo feitas com base no feedback deles, se sentem mais engajados e motivados a contribuir para o sucesso da organização.

Se você quer saber mais sobre como medir a Comunicação Interna e melhorar os processos na sua organização, fale com um especialista do BWG.

BWG

BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece cinco soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Agência de Comunicação Interna e Plataforma de Comunicação.


Foto de Samarony Batista

Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.
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