Entenda o que é People Analytics e quais as vantagens para o RH

o que é people analytics

Entenda o que é People Analytics e quais as vantagens para o RH

Entender que o mundo moderno é diverso e que precisamos lidar com as diferenças de forma proveitosa é o primeiro passo para entender o que é People Analytics.

Quanto maior é uma empresa, mais difícil é alinhar todos os colaboradores das equipes. Por outro lado, é inegável que a diversidade de perfis é muito benéfica para a empresa, visto que ela traz novas perspectivas e ideias muito enriquecedoras.

Mas como lidar, então, com esse dilema?

Há algum tempo realmente essa tarefa era bem complicada, mas a boa notícia é que, com o auxílio da tecnologia, foi possível desenvolver um método eficiente de entender os diferentes comportamentos profissionais e integrá-los, garantindo a alta performance.

Se você ainda não sabe o que é People Analytics, você está no lugar certo.

Durante este artigo você vai entender melhor essa metodologia de RH e quais as vantagens que ela representa na prática corporativa.

O que é People Analytics?


O
People Analytics é um termo em inglês que remete à análise de pessoas ou análise de dados na gestão de pessoas, mais especificamente.

Essa análise pode ser entendida como uma metodologia focada em coordenar o comportamento dos colaboradores por meio da mineração de dados, buscando auxiliar gestores na tarefa de tomar decisões relacionadas ao capital humano do negócio.

O processo considera elementos como tecnologia e estatística para estudar os profissionais, definindo qual a melhor forma de colocá-los em concordância com objetivos organizacionais.

Os dados em questão podem ser levantados através de várias fontes. 

Podemos citar, por exemplo, os e-mails, as redes sociais corporativas, a folha de pagamento, os indicadores de RH, relatórios, o desempenho em treinamentos, entre outros. 

Resumindo o que é People Analytics: é uma metodologia estratégica que torna a gestão de pessoas mais eficaz, baseada por dados consistentes e reais.

Entendendo a relação entre People Analytics e TI


Agora que você já sabe o que é
People Analytics, certamente deve ter notado que essa metodologia de trabalho combina com o perfil do Recursos Humanos moderno. 

Estamos falando do RH digital, que usa a tecnologia não apenas para automatizar processos operacionais, mas também para atuar estrategicamente na tomada de decisão.

Como o People Analytics trabalha com mineração de dados, ele se relaciona com o Big Data, tendência do setor de TI que tem diversas aplicações relevantes no contexto da transformação digital.

O Big Data considera a informação como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de um negócio. E essa aplicação está presente, inclusive, em muitas das nossas atividades rotineiras.

É o que acontece, por exemplo, com os sistemas de recomendações.

Quando estamos fazendo compras em uma loja online, é comum que apareçam sugestões como “quem comprou isso, também levou…” ou “geralmente comprados juntos”. 

Ou ainda, quando estamos navegando na Netflix ou no Spotify, buscando algo legal para assistir ou ouvir, há sempre a sessão “você também pode gostar de…”.

Basicamente, essas sugestões são baseadas nos dados gerados pelos próprios usuários que navegam nessas plataformas, indicando quais são seus gostos.

Para o departamento de Recursos Humanos, as sugestões são direcionadas aos gestores, que conseguem visualizar os dados sobre seus colaboradores e definir qual a melhor forma de aproveitar os talentos e competências de cada um.

Aplicações do People Analytics


Se mesmo entendendo o que é
People Analytics você ainda não conseguiu enxergar quais são as aplicações dessa metodologia em uma rotina de RH, trouxemos aqui alguns exemplos relevantes:

Recrutamento e seleção


Encontrar o candidato com o melhor
fit cultural é muito importante, porém pode ser uma tarefa bem cansativa. 

Por outro lado, utilizando o People Analytics a sua equipe de RH não precisará gastar tanto tempo analisando currículos e perfis profissionais.

Um software específico pode recolher todas essas informações de maneira bem aprofundada e separá-las de forma que fiquem com fácil visualização, facilitando a escolha de quem deve seguir para a entrevista e até agilizando essa etapa, pois o recrutador já saberá muito mais sobre o profissional.

Gestão de engajamento


Engajar equipes está entre os
maiores desafios da gestão de pessoas.

Mas se você puder entender o que realmente os motiva e o que os faz se sentir bem dentro do ambiente de trabalho, com certeza você terá em mãos todas as ferramentas para trabalhar nisso com mais confiança.

Com o People Analytics você terá dados concretos para definir o que precisa de mais investimento, se são em treinamentos, benefícios, momentos de lazer ou lideranças mais preparadas.

Gestão de desempenho


Um levantamento de dados que, sem dúvidas, faz a diferença para uma gestão são aqueles relacionados às
soft e hard skills de seus colaboradores.

Aprimorar o desempenho de uma equipe se torna um processo muito mais assertivo quando o gestor conhece as habilidades, forças e fraquezas de cada profissional.

É possível tomar decisões mais seguras e imparciais, montando uma estratégia ampla ao cruzar essas informações.

Vantagens do People Analytics


Observando as aplicações do
People Analytics você certamente já identificou diversos benefícios que essa metodologia traz para o RH de uma empresa.

Mas para garantir que você realmente termine esse artigo sabendo o que é People Analytics e tudo que essa análise de dados representa, vamos recapitular as principais vantagens de seu uso:

Inovação


Não resta dúvidas de que cruzar tecnologia e gestão de pessoas é algo muito inovador. Investir nessa dupla, além de render muitos benefícios estratégicos, também coloca a empresa em um
patamar de maturidade digital muito mais relevante.

Contratação mais inteligente


Contratar um novo profissional apenas pelas habilidades técnicas já não é mais uma opção para um RH estratégico.

É preciso avaliar um conjunto muito maior de competências e isso deixa a seleção ainda mais complexa. 

Utilizar as tecnologias de análise de dados permite analisar tudo que é preciso de uma forma ágil e inteligente, identificando qual candidato se assemelha ao seu melhor profissional, sem perder mais tempo por isso.

Acompanhar os colaboradores


Acompanhar a
produtividade dos colaboradores é muito mais do que levantar as horas trabalhadas. É preciso visualizar a qualidade da entrega de demandas e também o nível de satisfação e motivação da equipe.

Com o People Analytics a gestão de RH consegue promover as mudanças necessárias ao longo do processo, aumentando o índice de desempenho e de engajamento. 

Promover treinamentos mais eficazes


Treinamentos são essenciais, mas se o gestor não conhece seus colaboradores e não entende do que eles precisam, é bem possível acabar gastando dinheiro atoa.

Com o People Analytics, é possível alinhar essas necessidades com os objetivos gerais da organização, economizando e conquistando resultados mais expressivos.

 

Se você chegou até aqui, você agora sabe o que é People Analytics e quais são suas vantagens para o RH. Quer ler mais conteúdo sobre desempenho de RH? Saiba como esse setor pode construir uma cultura de alta performance.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.