Planejamento de RH + tendências para 2024: o que esperar para setor?

Compartilhe

Com o planejamento de RH para 2024 sendo discutido nas empresas, vem também o questionamento sobre as tendências para esse setor no próximo ano.

Alguns temas, inclusive, como o desenvolvimento das lideranças e a gestão de pessoas seguem aparecendo nas pesquisas mais recentes (o que já era esperado).

Porém, outros temas como inteligência artificial, Diversidade & Inclusão, ESG e os modelos híbridos de trabalho ganham ainda mais força nesse novo cenário. 

Aliás, uma pesquisa recente, encomendada pela Culture Amp, descobriu que os principais desafios enfrentados por mais de 500 líderes de RH em 2023, incluíam a competição por talentos, a retenção de funcionários e o equilíbrio entre os diferentes tipos e modelos de trabalho.

Nesse sentido, uma das melhores formar de superar esses desafios é estar alinhado com que há de mais novo no mercado. Afinal de contas, organizações modernas não poupam esforços para construir soluções cada vez mais eficientes e inovadoras.

Pensando em te ajudar com esse desafio, trouxemos aqui algumas tendências de RH para o próximo ano. Confira e aproveite!

Qual importância de fazer um planejamento de RH para 2024?

O planejamento de RH para 2024 vai permitir, entre outras coisas, que as empresas antecipem suas necessidades, sejam elas em função do crescimento, reestruturação ou implementação de novos projetos.

Além disso, ao se planejar antecipadamente e entender melhor as necessidades atuais e futuras da organização, o RH pode tomar decisões mais bem embasadas e saber onde colocar seus investimentos.

Essa antecipação também é importante para entender as demandas do mercado atual.

Temas como ESG e responsabilidade social, por exemplo, não são bem uma novidade no mercado, mas estão ganhando cada vez mais relevância. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen Holdings em 56 países e com 28 mil entrevistados, 66% dos consumidores preferem comprar em organizações que contam com programas de retribuição à sociedade.

A mesma pesquisa aponta, ainda, que as pessoas também se sentem mais dispostas a investir nessas empresas, trabalhar para elas e até mesmo a pagar mais caro em seus produtos.

No Brasil, 87% da população prefere comprar de organizações que adotam práticas sustentáveis e 70% aceitam pagar mais para isso. Logo, quem não se adaptar a essa realidade, ficará para trás.

Outro motivo para estar de olho no futuro do RH e conhecer a fundo as principais tendência é a necessidade de se manter competitivo em relação a outros players do segmento. Já que isso te permitirá sair na frente com ideias estratégicas e mais inovadoras.

5 tendências de RH para 2024

Em seu planejamento de RH para 2024, é importante ficar de olho nas seguintes tendências:

1. Uso da IA no recrutamento e seleção

Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em nosso dia a dia. E uma das grandes promessas para 2024 são as ferramentas ATS, do inglês Applicant Tracking System ou Sistema de Rastreamento de Candidatos, em tradução livre. 

Para se ter ideia, essa ferramenta consegue transformar a divulgação de vagas e a triagem de currículos em um processo muito mais ágil e eficiente.

Além disso, também teremos uma forte frente de people analytics, que promete coletar, processar e integrar um grande volume de dados para que as empresas possam entender melhor seus colaboradores e saber quais são as melhores medidas a serem tomadas.

2. Ferramentas de feedback avançadas

Outra tendência para 2024 é a utilização de ferramentas mais eficientes para melhorar o envolvimento das pessoas com a organização. Com isso, plataformas de pesquisas e metodologias diferenciadas de feedback, como a Culture Amp, serão cada vez mais presentes nesse setor.

Nesse sentido, as pesquisas de clima e engajamento também precisam deixar de ser simples questionários para assumirem um importante papel no desenvolvimento profissional das pessoas, aumentando, por consequência, a produtividade e o desempenho dos negócios. 

3. Investimento na formação de líderes

Novamente, o desenvolvimento de lideranças aparece como um tendência de RH para 2024. E não é para menos: compor uma equipe de alta performance é um grande desafio, e o líderes são fundamentais para essa missão.

É preciso, então, pensar na formação desses profissionais, tanto a nível pessoal quanto profissional.

E aqui não estamos falando apenas da capacitação, mas também apostar em estratégias inovadoras para aprimorar as soft skills desses profissionais, como a liderança complementar, um modelo de gestão que aposta na parceria entre dois ou mais líderes atuando de maneira integrada na gestão de equipes, potencializando assim os conhecimentos e a capacidade de resolver problemas.

4. Diversidade & Inclusão

A Diversidade e a Inclusão estão presentes no seu planejamento de RH para 2024? Segundo um levantamento feito pelo Gartner69% das empresas mencionam a diversidade e a inclusão como prioridades estratégicas em suas contratações para os próximos anos.

Vale ressaltar ainda que empresas plurais têm sido mais bem vistas, pois abrem portas para muitas possibilidades de solução de problemas, são mais criativas e inovadoras, além de mostrarem uma preocupação genuína com as causas sociais. 

E é por isso que a diversidade é uma das tendências de RH para 2024.

5. Bem-estar dos colaboradores

As preocupações com saúde e bem-estar estão em pauta em diversos segmentos, inclusive no RH. 

E a lógica é simples: se colaborador vê valor no que ele está entregando, sabe que o seu trabalho é reconhecido e se sente parte do negócio, há muito mais chances dele dar o seu melhor em prol da organização. Assim, tanto ele quanto a empresa passam a prosperar junto. 

Isso pode envolver desde o acesso a benefícios mais estratégicos até a realização de ações especiais, como: 

  • Uma política de trabalho flexível;
  • Um escritório cheio de atrativos;
  • Meios de engajar funcionário;
  • Um pacote de benefícios cheio de opções atraentes.

Em resumo, as tendências de RH estão em constante evolução. E, embora esses itens sejam importantes em 2024, não há dúvida de que eles mudarão com o passar dos meses. 

Portanto, o ideal é se manter atento às mudanças do mercado, investindo na transformação cultural e tecnológica para se adaptar à nova mentalidade de trabalho e gerar assim um crescimento sustentável para o seu negócio. Conte conosco nessa jornada!

BWG

BWG

Assine a news e fique por dentro das principais notícias do mundo do RH e da Comunicação Interna.