A comunicação interna está no centro das prioridades das empresas em 2025, e não é por acaso. Segundo o Panorama de RH e CI 2025, 50,6% dos profissionais de RH e Comunicação afirmam que a melhoria da comunicação interna e estratégias de endomarketing estão entre suas principais metas. E adivinha qual ferramenta pode contribuir com isso? A rede social corporativa.
Mas não estamos falando de apenas mais um canal de mensagens. Estamos falando de um ecossistema de RH que conecta pessoas, dados e cultura organizacional, algo que 55,6% das empresas já enxergam como prioridade para fortalecer o senso de pertencimento e engajamento.
Se 7 em cada 10 empresas estão planejando ações para fortalecer sua cultura organizacional, fica claro que o futuro do trabalho é sobre conexão e propósito. E uma rede social corporativa pode facilitar essa comunicação, como também:
Comunicação Interna e Endomarketing são hoje a segunda maior oportunidade de inovação no RH, perdendo apenas para desenvolvimento de lideranças, de acordo com o relatório do BWG. E o que isso significa na prática? Que empresas que investem em uma rede social corporativa bem estruturada estão:
Implementar uma rede social corporativa não é simplesmente ativar a ferramenta, é um processo estratégico que envolve escolha, adaptação e mudança cultural. Para evitar que sua iniciativa falhe, siga estes passos:
Passo 1: Escolha da plataforma: o que avaliar antes de decidir
Antes de assinar qualquer contrato, faça uma análise criteriosa:
Passo 2: Fase piloto: validando a ferramenta na prática
Passo 3: Estruturando o lançamento
Se a fase piloto foi bem-sucedida, é hora de preparar o lançamento. Mas lembre-se: lançar ≠ apenas comunicar.
Passo 4: Primeiros meses: Medindo, ajustando e mantendo o engajamento
Aqui é onde muitas iniciativas perdem aderência. Para evitar isso:
Passo 5: Transformando a rede social corporativa em cultura
O objetivo final é que a rede social corporativa não seja “mais uma ferramenta”, mas parte da cultura organizacional e do fluxo natural de trabalho. Para isso:
Quer dar o próximo passo na comunicação interna? Se quiser ajuda para escolher a melhor plataforma ou criar uma estratégia, é só chamar um de nossos especialistas!
BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Administradora de Benefícios, Agência de Comunicação Interna e Rede Social Corporativa.
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