Roteiro de entrevista: como elaborar para recrutamento e seleção

roteiro de entrevista

Roteiro de entrevista: como elaborar para recrutamento e seleção

Fazer as perguntas certas é um ponto decisivo para encontrar o profissional ideal durante uma entrevista de emprego. Para isso, é essencial fazer um planejamento prévio, chamado de roteiro de entrevista.

As entrevistas são essenciais para qualquer processo de recrutamento e seleção. 

Através delas, o departamento de Recursos Humanos consegue analisar com mais proximidade o perfil do candidato, buscando aquele que tenha um fit cultural com a empresa.

Mas recrutar pessoas não é uma tarefa fácil e exige um longo planejamento. 

Mesmo na entrevista, é preciso selecionar de maneira estratégica o que será perguntado, para não deixar o candidato ideal escapar por conta de uma abordagem incorreta.

Selecionamos neste artigo algumas dicas valiosas para que seja capaz de estruturar uma das mais importantes etapas do processo de contratação da sua empresa, montando um roteiro de entrevista que será a garantia de sucesso.

Se interessou por esse tema? Para saber tudo, basta continuar a leitura!

Importância do roteiro de entrevista


O roteiro de entrevista é um guia preparado previamente e estruturado com perguntas relevantes que possam ajudar o recrutador a identificar o melhor candidato para a vaga em questão.

A principal finalidade do uso dessa ferramenta e otimizar o tempo do processo e direcionar a entrevista para os aspectos importantes, buscando compreender se o profissional poderá corresponder às expectativas do cargo e contribuir para o negócio.

A ausência de um roteiro de entrevista pode acabar levando a uma seleção ineficiente, o que é um grande prejuízo para a organização.

Isso pois, contratando a pessoa errada, é provável que haja um aumento do índice de turnover, além da ausência de integração entre os times e queda da produtividade.

Esses problemas por si só já afetam muito o rendimento final da empresa, mas sabemos que há ainda todo o lado negativo para a parte financeira, já que o tempo de fechamento da vaga acaba saindo mais caro.

Como o RH estratégico busca tomar decisões cada vez mais assertivas e focadas em resultados, o roteiro de entrevista é um elemento essencial para o sucesso do engajamento interno e da baixa taxa de rotatividade.

Como elaborar o roteiro de entrevista?


O roteiro de entrevista deve conter todo o cronograma do que será dito para o candidato, desde o momento em que ele chega até sua saída.

Assim, o recrutador não corre o risco de esquecer alguma informação importante. 

É preciso que os profissionais que estão tentando uma vaga saibam exatamente quais serão as atribuições dela e todas as condições atreladas ao trabalho.

Vejamos então as principais dicas para um roteiro de entrevista de sucesso:

Prepare uma apresentação da empresa


O primeiro passo para elaborar um bom roteiro de entrevista é começar preparando o que será dito para
apresentar a empresa.

Esse é um momento de mostrar simpatia e acolhimento. Afinal, o fato de terem candidatos interessados em fazer parte do negócio é motivo para tratá-los muito bem.

É nesse momento que o profissional entrevistado começará a sentir confiança para explicar seus motivos para querer fazer parte da sua equipe. 

Por isso, é importante falar sobre os valores, responsabilidades e metodologia de trabalho adotados, sempre com educação, entusiasmo e postura aberta ao diálogo.

Estude a vaga


É preciso que o recrutador saiba tudo sobre a vaga a ser preenchida. 

Quais serão as responsabilidades do profissional contratado, as expectativas quanto a seu desempenho, aspectos técnicos e comportamentais mais relevantes e também a rotina do cargo.

Essas informações vão orientar o job description, que deve incluir todos os fatores essenciais para a escolha certa.

Estabeleça critérios


Para não correr o risco de beneficiar um candidato e desfavorecer outro, é importante estabelecer critérios que vão guiar uma abordagem padrão, que será seguida em todas as entrevistas.

Em outras palavras, com o job description em mãos, levante todas as características que o profissional precisa demonstrar para garantir o sucesso da organização ao ocupar aquela vaga.

Esses critérios podem ser: boa comunicação oral, entusiasmo, objetividade, por exemplo. Olhando para os colaboradores com os melhores desempenho dentro da empresa é possível identificar quais são as qualidades mais promissoras para a cultura organizacional.

Estude o candidato


Como vimos, estabelecer critérios é essencial para fazer uma seleção mais justa. Porém, ao mesmo tempo, uma entrevista jamais pode ser igual a outra.

É claro, isso acontece porque as pessoas são diferentes uma das outras e têm histórias únicas. O mesmo serve para os candidatos de um processo seletivo.

Certamente antes da fase de entrevista, a equipe de RH já terá algum material prévio que pode consultar para se embasar. 

Esse material pode ser o currículo, um portfólio, ou mesmo um teste comportamental que tenha sido aplicado em uma etapa anterior. 

Alinhar essas informações às expectativas do cargo é uma prática que fornece insights muito úteis para as perguntas que serão feitas.

Mais do que isso, fazer perguntas mais específicas mostra ao candidato que o processo é personalizado e que a equipe de recrutamento realmente se interessou pelas suas experiências, que buscou saber mais sobre sua trajetória.

Essa abordagem confere mais confiança e permite que o entrevistado explore mais o seu currículo e personalidade, saindo um pouco das respostas tradicionais que possivelmente ele já está acostumado a dar quando fala sobre si mesmo.

Faça perguntas de estilo variado


Além das perguntas fechadas, como o tempo duração do último emprego, aposte também em perguntas abertas que exigem
habilidades de argumentação e oratória do candidato.

Com as informações prévias do profissional, é possível perguntar por exemplo: 

  • Qual foi seu maior desafio enquanto desenvolvia o projeto X na empresa Y? 
  • Qual foi sua maior realização na empresa Y?

Mais do que isso, vale apostar também em questões comportamentais e hipotéticas relacionadas ao papel a ser desempenhado pela vaga em questão, como:

  • O que você faria se discordasse do seu chefe?
  • O que você acha mais importante em um ambiente de trabalho?
  • Como você organiza suas responsabilidades?


Seja objetivo


Em um processo seletivo, existem milhares de possibilidades de abordagem. Mas é preciso considerar o tempo utilizado em cada entrevista, para não acabar extrapolando e indo além do necessário.

Durante a elaboração do roteiro de entrevista, pense em que cada pergunta vai acrescentar e se ela é realmente necessária. 

Como ao longo da conversa alguma dúvida pode surgir, é preciso ser sucinto e objetivo na escolha das perguntas que vão orientar o encontro.

Prepare o encerramento


O encerramento da entrevista deve ser amigável e deixar a sensação de uma conversa leve e produtiva. 

Planeje tudo o que será dito antes do candidato ir embora, como o prazo para o feedback da entrevista e informações pertinentes ao processo e à vaga que precisem ser retomadas.

Por fim, não esqueça de agradecer o interesse no cargo e a disponibilidade para o processo.

 

Gostou das nossas dicas de como montar um bom roteiro de entrevista para os processos de recrutamento e seleção da sua empresa? Confira também as habilidades essenciais para o futuro do trabalho.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.