Quais são os tipos de comunicação interna nas empresas?

tipos de comunicação interna

Quais são os tipos de comunicação interna nas empresas?

Você sabe quais são os diferentes tipos de comunicação interna? No momento em que vivemos, com a explosão da tecnologia e alto número de novas ferramentas, essa é uma informação bem importante.

Considerando que o sucesso da empresa depende muito da forma como ela lida com a comunicação interna, é importante conhecer a fundo o perfil de cada negócio, seus colaboradores e, a partir disso, definir quais os tipos de comunicação interna que serão mais trabalhados.

No artigo de hoje, vamos falar sobre os tipos de comunicação interna nas empresas, explicando as características de cada um deles e, de forma geral, os benefícios de adotar uma estratégia de comunicação interna para o negócio.

Continue lendo!

O que é comunicação interna?


A comunicação interna é um conceito que se baseia em uma
estratégia em que todo um conjunto de ações busca facilitar a transmissão de informações relevantes dentro de uma empresa. 

Basicamente, ela é um fator essencial para garantir o alinhamento entre as equipes, facilitando o trabalho e mantendo a união em momentos de dificuldade dos negócios. Assim, ela está diretamente relacionada com a conquista dos objetivos da empresa.

Além disso, não podemos deixar de citar que uma comunicação eficaz também é importante para garantir que todos os colaboradores estejam cientes da situação atual do negócio.

Benefícios da comunicação interna


Como pudemos ver até aqui, entender quais são os tipos de comunicação interna é essencial para garantir uma
estabilidade e união dentro da empresa. 

Quando falamos em benefícios, estamos apontando os motivos pelos quais vale a pena investir nela de forma estratégica, visando resultados a longo prazo.

Vejamos quais são os principais deles:

Fortalece a cultura organizacional


Uma empresa que trabalha em cima de uma
cultura organizacional forte e que a divulga para as equipes de forma assertiva, consequentemente conquistará colaboradores mais integrados

Engajados, trabalhando conjuntamente e tendo mais transparência nas relações de trabalho, os profissionais conseguem se alinhar com os valores que a própria organização busca transmitir. 

Agiliza a transmissão de informações


Sabemos que nos dias atuais informações que circulam mais rapidamente acabam sendo uma
vantagem competitiva

Quando a empresa aposta em um dos tipos de comunicação interna, ela terá uma variedade de ferramentas a disposição para garantir a agilidade na transmissão de informações.

Evita conflitos


Nenhuma empresa está livre de ter
conflitos internos ou mesmo boatos indesejados.

Estes problemas são um verdadeiro desafio para os gestores, que precisam lidar cuidadosamente com eles. Infelizmente, nem sempre as coisas terminam tão bem, o que muitas vezes acaba resultando no desligamento de colaboradores. 

Ao investir em um dos tipos de comunicação interna e aplicar as ações corretas, é natural que uma transparência seja instaurada no ambiente de trabalho.

Ela evitará as falhas que acabam levando a situações desagradáveis como essas.

Aumenta a produtividade


Uma equipe mais engajada, motivada e consciente do seu papel de importância dentro do empreendimento tem tudo para mostrar resultados melhores.

O compromisso com as metas aumenta, assim como o respeito e valor afetivo pela marca, o que faz com que os profissionais se esforcem ainda mais para conquistar o sucesso para o negócio.

Tipos de comunicação interna


Mas quais são, afinal, os tipos de comunicação interna?

Antes de respondermos a essa pergunta, é necessário lembrar que atualmente existem várias formas de se comunicar dentro de uma empresa. 

A escolha de qual deles será mais valorizado ou reajustado pode variar para pequenas, médias e grandes empresas. Pode variar de acordo com o objetivo do negócio e também com o contexto de mercado no momento.

Principalmente, não é preciso limitar a atenção a um só modelo. É possível fazer uma mesclagem de estratégia àqueles que mais atendem ao seu objetivo.

Dito isso, vamos aos principais tipos de comunicação interna:

Comunicação escrita


A escrita é uma das mais recorrentes formas de transmitir informação entre os tipos de comunicação interna. Ela é naturalmente muito utilizada nas empresas, através de quadros de informações, jornais e blogs internos,
redes sociais corporativas, e-mail, entre outros.  

Esse é um dos tipos de comunicação interna muito usado como forma de manter os profissionais em dia com as novidades da empresa. 

Da mesma forma, é muito bem utilizado para elaborar outros documentos como manuais, cronogramas, planilhas e demais registros importantes com relação às equipes.

Comunicação oral


A comunicação oral é, assim como a escrita, muito comum dentro das empresas. 

Ela é uma excelente forma de chamar a atenção dos profissionais, seja com palestras, reuniões, capacitações e até mesmo confraternizações, devido ao seu caráter mais próximo com o receptor da mensagem.

A comunicação oral é um dos tipos de comunicação interna que mais favorece os líderes em um ambiente de contato com todos os profissionais da empresa, pois fortalece as ações de engajamento com as equipes através de feedbacks e debates.

Comunicação vertical


A comunicação vertical é mais
restrita a um ambiente de líderes como gestores, sócios, diretores e presidentes, pois é voltada para este nível de hierarquia mais específico. 

A finalidade desse modelo entre os tipos de comunicação interna é, em geral, modelar estratégias, definir metas e objetivos que mais tarde deverão ser repassados aos demais colaboradores.

Comunicação horizontal


A comunicação horizontal, em contrapartida à comunicação vertical, se estabelece no ambiente dos colaboradores da empresa e diz respeito à comunicação entre pares do mesmo nível hierárquico.

Ou seja, a troca de informações e ideias entre colegas de trabalho de um mesmo setor, por exemplo, se encaixa neste modelo.

Dentre os tipos de comunicação interna, este é o que abrange questões como a habilidade de construir relações interpessoais positivas, favorecer a fluidez dos processos e promover um clima organizacional mais agradável.

Comunicação diagonal


A comunicação diagonal é aquela que considera o envolvimento entre todos os componentes de uma empresa, entre
todos os níveis hierárquicos.

Dentre os tipos de comunicação interna, este é aquele utilizado para reuniões gerais ou situações em que seja preciso comunicar grandes novidades da empresa, assim como atualizar todas as equipes sobre a situação da empresa.

Esse tipo de comunicação é essencial para manter a motivação dentro do ambiente de trabalho.

 

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de comunicação interna, saiba também como a transformação digital impacta nestes modelos.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.