Transformação digital também é possível em pequenas e médias empresas

Transformação digital também é possível em pequenas e médias empresas

A transformação digital é a maior tendência dos negócios, seja qual for o segmento de uma empresa. As mudanças podem ser extensas e, dependendo do que você aplicar, trazem grandes ganhos na produtividade e no controle operacional.

Mas será que a aceleração que a transformação digital traz para os negócios só é possível se o investimento for alto? Será que, para mudar, você precisa repensar grande parte da estrutura das empresas? Não há nada que a pequena e média empresa possa fazer para se aproveitar da tecnologia?

É claro que a resposta é sim: há muito o que se extrair com a transformação digital, mesmo se sua empresa não for muito grande e se você não tiver muito espaço no orçamento. Algumas pequenas mudanças, inclusive, não custam nada para aplicar!

Mas como as PMEs podem entrar no barco da transformação digital sem investir demais?

A transformação digital é uma mudança de postura

As mudanças trazidas pela tecnologia são incríveis e os rendimentos das empresas que se utilizam dela são reais, traduzidos em maior captação de clientes, otimização do tempo e melhora na comunicação interna, entre outros.

Mas nós não podemos deixar de ressaltar que a tecnologia é a ferramenta que dá a tração para a transformação digital. Ela é uma ponte, mas pode se apresentar de diversas formas para cumprir esse objetivo, que podem requerer investimentos altos ou não.

É muito importante entender que a transformação digital não funciona de um único jeito para todas as empresas. Na verdade, elas podem até ter traços em comum em suas estratégias de tecnologia incorporada às operações, mas de forma alguma as soluções serão sempre as mesmas.

A transformação digital nada mais é que entender que a tecnologia e a mudança de mindset pode mudar sua empresa e incorporá-la nas suas maiores dores, buscando a mitigação.

Mas como saber o que utilizar para extrair o máximo possível da transformação digital para as PMEs?

O que é necessário mudar?

Quando você decide embarcar na jornada da transformação digital na sua pequena ou média empresa, é necessário entender o que é preciso solucionar e como a tecnologia pode auxiliar nessa demanda.

O problema é a comunicação interna ineficaz? É uma ótima ideia investir em redes sociais corporativas, por exemplo, recurso que cresce cada vez mais e traz grandes mudanças na dinâmica de trabalho.

Mas e se o problema for mais operacional e administrativo, como dificuldades na gestão da folha de pagamento e gestão de pessoas em geral? O BWG é uma das grandes proporcionadoras da transformação digital nesse sentido, oferecendo soluções simples e práticas para resolver o problema.

O difícil é achar o que a tecnologia não faz

Atualmente, com o boom tecnológico que vivemos e a era de ouro da hiperconectividade, é mais difícil encontrar uma necessidade que a tecnologia não soluciona que o contrário.

Não há requerimentos de tamanho de uma empresa para que a transformação digital seja possível. Na verdade, o que os gestores começam a entender é que todas as empresas passarão pela transformação digital mais cedo ou mais tarde. É melhor ser mais cedo, não acha?

E, em muitos casos, a transformação digital nem mesmo requer um alto investimento. Veja um bom CRM, por exemplo, hospedado na nuvem e com acesso compartilhado. Você só precisa criar uma planilha no Google Drive, por exemplo, e alimentá-la com informações relacionadas ao gerenciamento de clientes.

O compartilhamento por links garante que com apenas um e-mail disparado você consiga entregar às pessoas que lidam com os clientes todas as informações que elas precisam em apenas um documento. O custo? Absolutamente nenhum.

A transformação digital não é algo de outro mundo ou uma operação muito complexa. Na verdade, como dissemos, ela só requer uma mudança de postura e um pequeno empurrãozinho para começar a entregar resultados para a sua empresa, seja ela de qualquer tamanho.

Que tal deixar esse empurrãozinho com a gente? Entre em contato para saber mais sobre as nossas ferramentas de transformação digital e serviços!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.