Razões para investir em um treinamento de liderança eficiente

Treinamento de liderança

Razões para investir em um treinamento de liderança eficiente

Considerando o modelo de mercado atual, fica clara a ineficácia de um modelo de gestão muito centralizador e pouco flexível. Uma das competências que as empresas atuais estão buscando aperfeiçoar é o treinamento de liderança.

Por outro lado, o treinamento de liderança é, infelizmente, ainda muito subestimado. 

Ainda existem empresas mais tradicionais que são conservadoras, e por isso consideram que liderar é uma habilidade profissional natural de cada indivíduo. 

Ou seja, quem deve ser líder já tem competências e habilidades características da função, o que torna nula uma ideia de que essas qualidades possam ser desenvolvidas e aprimoradas em qualquer profissional.

Essa perspectiva tem se mostrado cada vez mais ultrapassada, principalmente porque existem exemplos de empresas no mercado que utilizam o treinamento de liderança e conseguem alcançar um potencial de crescimento muito mais satisfatório.

As organizações começam a notar a importância do papel do líder

É por isso que no texto de hoje vamos falar sobre treinamento de liderança, explicando o que é, sua importância e citando algumas razões pelas quais esse investimento vale a pena.

Confira!

O que é treinamento de liderança?


Você provavelmente já deve pelo menos ter ouvido falar que chefe e líder são dois
conceitos diferentes, certo?

Isso porque nem todo chefe é um líder, e nem todo líder é um chefe. Mas como assim?

O chefe é de fato quem fica na posição de comando, à frente de uma equipe. O líder, por outro lado, é alguém com a capacidade de motivar, influenciar e engajar pessoas. De fato, o ideal é que todos os chefes sejam líderes, mas isso se contradiz um pouco na prática.

Isso porque, como dissemos anteriormente, algumas empresas são mais conservadoras e ainda apostam na figura de um chefe rígido e inflexível, muito “mão de ferro”. Essa é uma postura completamente contrária ao que se entende por líder.

O líder não age de forma a limitar as ações dos colaboradores. Ele estimula o desenvolvimento de todos os membros da equipe e acredita que a troca é essencial para o alcance de bons resultados. 

É por esse motivo que as empresas estão percebendo cada vez mais o papel desse tipo de figura dentro do negócio. Focadas em potencializar seus resultados, elas consequentemente investem mais em treinamento de liderança.

As capacitações e treinamentos dentro de uma empresa podem ser diversos, mas entre os treinamentos para liderança em específico, o foco se dá na melhoria das habilidades de líderes formais, tais como gestores, gerentes e diretores. 

O treinamento de liderança também se dá na busca por um desenvolvimento das habilidades de líder para os próprios colaboradores, dentro do contexto de suas equipes. Assim, estender a prática à outros setores também é uma medida muito positiva.

O conteúdo do treinamento de liderança deve ser direcionado para o aprimoramento de questões técnicas e estratégicas como a administração do tempo, o gerenciamento de conflitos, o pensamento crítico, a tomada de decisão, a inteligência emocional, negociações, entre outras.

Razões para investir em treinamento de liderança


O treinamento de liderança sem dúvidas é um processo que exige uma
gestão inovadora e focada em modernizar a empresa. 

É preciso também mobilizar colaboradores para que as práticas ensinadas no treinamento sejam incorporadas na rotina de trabalho, trazendo os resultados esperados.

Então, quais são as razões para investir em treinamento de liderança? Confira a seguir:

Aumenta a produtividade


Manter um profissional com
alta produtividade, sem perder a qualidade, é bem complicado. Imagine só, ter que fazer isso com uma equipe inteira? É aí que está a importância de um líder na equipe.

Ele, com sua influência no setor, consegue manter o time constantemente engajado e focado nas metas, atingindo sua capacidade máxima de trabalho. Tudo isso com muita satisfação, é claro.

O líder, ao estar motivado e apaixonado pelo trabalho, ao querer fazer a empresa crescer, consegue transmitir isso a outras pessoas, propagando esse sentimento. 

Além de tudo isso, ele é alguém que conhece os processos com propriedade, as questões mais críticas da empresa, sendo assim capaz de resolver falhas antes que elas tomem proporções preocupantes, além de orientar os membros da equipe durante a execução de projetos.

Ou seja, o treinamento de liderança forma profissionais capacitados a evitar que a empresa sofra com problemas operacionais ou despreparo de colaboradores.

Melhora o clima organizacional


A melhoria do clima organizacional é uma das principais vantagens do treinamento de liderança. Isso porque este é um reflexo da
diminuição dos conflitos internos e do foco nos objetivos da empresa.

Um líder tem uma presença apaziguadora e motivadora ao mesmo tempo, resultado de uma construção moderna e eficiente com base em coaching de liderança, por exemplo. 

Essa é umas das técnicas utilizadas e que busca desenvolver e aprimorar as habilidades que transformam o trabalho em equipe em uma troca mais eficiente.

Consolida a cultura interna


Os valores da empresa são essenciais para a estruturação de uma
cultura organizacional forte. Porém, fazer com que essa cultura se realize na rotina de trabalho é um verdadeiro desafio para muitos gestores.

Fazer a teoria se tornar prática é muito mais eficaz quando com a participação ativa de um líder. E é a partir do treinamento de liderança que esses profissionais receberão as instruções sobre as práticas, objetivos e metas da cultura enfatizada pela gestão.

Ao compartilhar e aplicar as boas práticas de cultura organizacional, o líder estará atuando na consolidação dela. As decisões que toma nos projetos da equipe fortalecem o alinhamento com a empresa de forma geral, direcionando os resultados para um mesmo objetivo.

Retém talentos


A
rotatividade de funcionários é um índice preocupante para qualquer gestor, principalmente pelos prejuízos na produtividade e gastos com novas contratações. Mas o que o treinamento de liderança tem a ver com isso?

Bom, muitas vezes, o motivo de colaboradores deixarem seus cargos é o próprio chefe, inflexível e desmotivador. O treinamento de liderança não só motiva os líderes para mantê-los na empresa, como funciona como uma estratégia para a retenção de talentos.

Através da figura de um líder motivador, os colaboradores vão se manter mais satisfeitos com a dinâmica de trabalho e com o clima organizacional de forma geral, como vimos anteriormente. 

O treinamento de liderança também aprimora as habilidades de talentos já consolidados na empresa, atuando como uma forma de reconhecimento do trabalho desses profissionais e se revelando como uma ferramenta muito positiva em um plano de carreira.

Essas foram nossas dicas sobre treinamento de liderança. Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir também 4 maneiras de o gestor apoiar o desenvolvimento do colaborador.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.