A gestão da folha de pagamento da sua empresa é efetiva?

Compartilhe

A gestão de folha de pagamento é um dos processos mais importantes de uma empresa.

E o motivo disso é simples: quanto mais a sua empresa cresce, mais pessoas são contratadas e mais folhas de pagamento são geradas.

Portanto, sem uma boa gestão desse processo, a empresa pode ter um crescimento pouco sustentável.

Isso sem falar nos problemas para concluir processos básicos, como controlar os benefícios e pagar os funcionários em dia. Mas, neste artigo, nos vamos te ajudar a entender se a sua empresa realmente tem uma gestão de folha eficiente.

O que é gestão de folha de pagamento?

Resumidamente, a gestão da folha de pagamento está diretamente relacionada à atividade de administrar os valores que correspondem aos salários e aos benefícios dos colaboradores de uma empresa.

No entanto, ela também envolve outras questões como horas extras, afastamentos e legislações trabalhistas.

Nesse sentido, uma má gestão de folha de pagamento pode gerar problemas de irregularidades trabalhistas e fiscais, principalmente quando paramos para pensar que esse é um processo burocrático e que precisa garantir que todos os impostos e taxas de responsabilidade da empresa estão sendo pagos de maneira correta. 

Além disso, ela também precisa garantir que os profissionais da empresa estejam recebendo todos os benefícios que eles têm direito, com descontos efetuados de forma assertiva e de acordo com as leis trabalhistas vigentes.

Quais os erros mais comuns?

A gestão correta da folha de pagamento tem ligação direta com a relação do funcionário e da empresa. Por isso, cometer erros nesse processo pode causar insatisfações, processos trabalhistas e até problemas com a legislação.

Por isso, tenha cuidado com o planejamento na hora de gerar esse documento. Não ter uma organização nesse processo pode prejudicar seu desempenho, fazendo com que essa atividade gere muitas dores de cabeça.

Também é preciso ter os cargos dos seus colaboradores bem definidos.

Isso porque dependendo do enquadramento do funcionário, ele deverá receber um tipo de benefício. Por exemplo, pela legislação, pessoas jurídicas estão categorizadas de maneira diferente de CLT’s.

Por fim, devem ser mapeados todos os benefícios correspondentes aos colaboradores, e isso inclui horas extras, décimo terceiro, férias, etc. Esses são dados fundamentais para o planejamento correto das contas e para que o funcionário seja devidamente remunerado. Além de contribuir para que relação entre todas as partes se torna mais transparente.

Bom, ficou bastante claro o quanto a gestão de folha de pagamento é uma atividade fundamental para a saúde financeira da empresa e também para que que a interação com seus colaboradores seja a mais saudável possível, não é mesmo?

E para te ajudar nessa tarefa, nós criamos um autodiagnóstico exclusivo que pode indicar se a sua empresa está no caminho certo, colhendo bons resultados e com uma gestão de folha eficaz, ou se precisa de ajustes.

Clique no banner abaixo e confira seu resultado!

BWG

BWG

Assine a news e fique por dentro das principais notícias do mundo do RH e da Comunicação Interna.