Como o BPO redefine a gestão de tempo na folha de pagamento

Compartilhe

Você sabia que o BPO da folha de pagamento pode, entre outras coisas, otimizar a gestão de tempo e a produtividade da sua equipe? Diferentemente do que muitos pensam, contar com esse serviço é mais do que simplesmente terceirizar uma tarefa. 

Afinal, quando a sua empresa contrata um parceiro que tem experiência consolidada, os ganhos dessa atividade se tornam muito expressivos, principalmente quando falamos de agilidade, automação e otimização da rotina de trabalho.

Isso porque a gestão da folha de pagamento envolve cálculos complexos, além do acompanhamento constante da legislação trabalhista, o que pode se tornar algo exaustivo para as equipes de RH que, geralmente, são as responsáveis por essa gestão.

No entanto, o processamento da folha é extremamente necessário, já que erros nessa atividade – relacionados a pontos como horas extras, 13º salário, licenças, férias e outros – podem gerar custos, causar insatisfação e expor o negócio a processos trabalhistas.

Confira a seguir como o BPO redefine a gestão do tempo na folha de pagamento e te ajuda evitar esses (e outros) transtornos.

O que é e como funciona o BPO da folha de pagamento?

O “BPO” (Business Process Outsourcing) é um termo em inglês para a terceirização de processos específicos, como a Folha de Pagamento. Seu objetivo é basicamente aliviar a empresa contratante de demandas que não fazem parte da estratégia central do negócio. 

O intuito do BPO da Folha de Pagamento, por exemplo, é transferir todo ou parte desse processo para outra empresa. Isso significa que os cálculos, resumos, relatórios, contracheques e outros detalhes passam ser de responsabilidade da prestadora de serviços.

Alguns processos que podem ser terceirizados incluem:

  • Cálculo de salários, benefícios e férias;
  • Pagamento e retenção de impostos;
  • Desenvolvimento de relatórios;
  • Emissão de holerites, etc.

O objetivo, portanto, é que sua equipe de RH ou DP tenha mais tempo para focar em tarefas estratégicas que requerem dedicação.

Aliás, você já se perguntou se a gestão da folha de pagamento na sua empresa realmente está sendo eficiente?

Se não tem certeza, talvez seja hora de avaliar sua rotina e descobrir. Para te ajudar, confira o nosso diagnóstico que pode indicar se a sua empresa está no caminho certo, com uma gestão de folha que realmente traz bons resultados, ou se ela precisa de ajustes.

Como o BPO de folha ajuda na gestão de tempo da sua equipe?

Como já falamos anteriormente, a elaboração da Folha de Pagamento é extremamente trabalhosa e requer atenção e cuidado, já que ela deve seguir rigorosamente a legislação. Mas, com o BPO, as equipes de RH e DP passam a ter mais tempo para focar em atividades estratégicas, como a admissão de novos funcionários, as ações endomarketing e a retenção de talentos, gerenciando melhor seus processos.

Ou seja, além de otimizar a sua gestão de tempo, você e sua equipe passam a se dedicar ao que realmente importa: o cuidado com os colaboradoresDessa forma, é possível acompanhar continuamente a taxa de turnover e construir uma cultura de bem-estar.

Em outras palavras, todo o setor ganha em produtividade e eficiência, permitindo que os seus funcionários se concentrem muito mais  em aspectos como contratação, onboarding, jornada do colaborador, fit cultural, tomada de decisões e recrutamentos. 

Como saber se minha empresa precisa de um fornecedor de BPO?

Vários fatores podem indicar que sua empresa necessita de um BPO de Folha. Algumas corporações, por exemplo, têm carência de profissionais, principalmente quando falamos pequenas e médias organizações.

Outro ponto é que, quando as empresas estão em crescimento, nem sempre a equipe que cuida do financeiro consegue acompanhar o aumento da demanda e as mudanças frequentes nos processos. 

Nesses casos, o BPO de folha de pagamento é uma excelente alternativa para que as equipes internas de RH ou DP consigam se posicionar de forma mais estratégica dentro das empresas, especialmente quando falamos sobre gestão de tempo.

Além disso, contar com um parceiro de terceirização permite que você e sua equipe consigam planejar, de forma mais efetiva, ações para garantir a satisfação dos colaboradores, a produtividade da equipe e o melhor uso dos recursos da empresa.

Aqui no BWG, por exemplo, a nossa solução de BPO conta com parceiros estratégicos para unir a expertise dos nossos profissionais à automação de processos importantes para a sua empresa, como solicitação de férias, kit admissional, pagamentos e muito mais. 

Para conhecer os diferenciais do serviço de terceirização de folha de pagamento do BWG, clique aqui.

Quer saber mais sobre como o BPO redefine a gestão do tempo na folha de pagamento?

Então baixe nosso ebook exclusivo:

BWG

BWG

Assine a news e fique por dentro das principais notícias do mundo do RH e da Comunicação Interna.