6 ações de endomarketing para engajar seus colaboradores

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Manter os colabores felizes, reter talentos com mais facilidade e elevar os níveis de produtividade é definitivamente o sonho de toda empresa, independentemente de seu segmento. Mas, para isso, adotar ações de endomarketing é algo fundamental.

Afinal de contas, essas ações visam estreitar o relacionamento entre empresa e os funcionários, aumentando assim os níveis de satisfação.

Aliás, você sabia que um colaborador engajado consegue ser 44% mais produtivo do que um funcionário apenas satisfeito? Pois é. E essa é apenas uma das muitas vantagens que as ações de endomarketing podem trazer para o seu negócio.

Ou seja, investir nessas ações não é apenas um diferencial de mercado, mas sim uma necessidade para qualquer empresa! Pensando nisso, separamos a seguir algumas ações capazes de transformar a relação com seus colaboradores. Confira!

O que são ações de endomarketing?

Para aqueles que não sabem, o endomarketing é um conjunto de estratégias voltadas para o público interno. Neste caso, as atenções são direcionadas para a conquista dos colaboradores, acionistas, revendedores e demais pessoas que não sejam clientes ou fornecedores.

Isso significa que, ao apostar nessas iniciativas, você ganha colaboradores fiéis, orgulhosos e motivados que, como consequência, também acabam se tornam promotores espontâneos da própria empresa, agindo, em alguns casos, até como influenciadores.

Em outras palavras, as ações de endomarketing têm como objetivo fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa, melhorando não só a sua produtividade, como também seu sentimento de pertencimento ao time.

A ideia é tratar o profissional como um verdadeiro cliente, colocando-o como elemento central das soluções.

Entre as ações de endomarketing mais comuns, podemos destacar: encontros e reuniões periódicas, festas ou happy hours, e-mail marketing, vídeos institucionais, brindes, campanhas, manuais técnicos e educativos, palestras, incentivos, cursos, treinamentos etc. 

Leia também: Comunicação interna e endomarketing: existe diferença?

Mas o que minha empresa ganha com isso?

Como resultado dessa estratégia, podemos verificar grandes melhorias em aspectos como:

  • Sensação de pertencimento dos colaboradores; 
  • Eliminação de ruídos na comunicação interna;
  • Aumento do employer branding;
  • Aumento do engajamento e da produtividade dos colaboradores; 
  • Valorização do profissional e mais empenho em suas atividades;
  • Melhoria do clima interno, propiciando um relacionamento harmonioso entre os funcionários. 

Ações de endomarketing para colocar em prática na sua empresa

Confira a seguir 6 ações de endomarketing para engajar seus colaboradores:

1. Programa de reconhecimento empresarial

Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das ações de endomarketing mais efetivas para os funcionários. Afinal de contas, esse programa visa reconhecer, valorizar e premiar os colaboradores por seu desempenho, conquistas e contribuições dentro do ambiente do trabalho.

Vale ressaltar também que, aqui, não estamos necessariamente falando de dinheiro, mas também de day off, folgas remuneradas, incentivos acadêmicos, brindes, certificados e até mesmo elogios feitos publicamente para motivar e engajar toda a equipe.

2. Eventos de integração

Criar oportunidade para que a sua equipe possa interagir é algo essencial para estabelecer um ambiente mais colaborativo e dinâmico.

Para isso você pode realizar, por exemplo, happy hours virtuais ou presenciais, jogos, competições, eventos temáticos ou culturais, cafés da manhã ou almoços corporativos, atividades ao ar livre, voluntariados, programas de mentoria e mais.

Todas essas ações vão ajudar a fortalecer os laços entre os times e a criar um senso de comunidade e pertencimento na empresa.

3. Plano de carreira e desenvolvimento profissional

As ações de endomarketing para desenvolvimento profissional podem incluir entre outras coisas, incentivos ao crescimento dos colaboradores, através de treinamentos, workshops e palestras para aprimorar suas habilidades.

Mas, para isso, é essencial oferecer novas oportunidades e um programa de capacitações personalizadas, de acordo com as funções e a meta de carreira de cada colaborador. 

4. Flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Essa ação de endomarketing, embora seja algo simples, gera resultados muitos efetivos. E para implementá-la basta oferecer mais flexibilidade ao seu time.

Por exemplo, implementar o regime de trabalho híbrido para que a equipe tenha mais conforto e liberdade ou investir em políticas de licença que incentivem o bem-estar e o autocuidado.

5. Ações de saúde no trabalho

Quando falamos de ações de saúde no trabalho, a primeira coisa que precisamos ter em mente é que é uma obrigação de quem emprega garantir um ambiente saudável. E as boas lideranças  já entendem que essa preocupação está longe de ser um gasto.

Na verdade, é justamente o contrário, já que a promoção da saúde aumenta resultados e ainda reduz custos, gerando benefícios como:

Além disso um estudo da PwC com a University of Southern California (USC) já revelou que um colaborador feliz é 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e tem um resultado até 37% superior ao de outros.

Nesse sentido, investir em campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho são ótimas formas de promover ações de saúde na empresa e, ao mesmo tempo, conscientizar seus funcionários. Para isso, invista em materiais, kits e participação de especialistas.

Outra excelente alternativa é um programa de saúde mental com incentivos para o bem-estar.

Você pode oferecer, por exemplo, um pacote de benefícios corporativos que inclua, além do plano de saúde,  aplicativos ou sessões de terapia com descontos, plano odontológico, atividades físicas, bem-estar, hábitos saudáveis, nutrição e incentivos acadêmicos.

Por fim, vale lembrar que quando a qualidade dos benefícios não é tão motivadora, muitos funcionários não pensam duas vezes em buscar novos contratantes. Isso interfere negativamente em todo o quadro, já que eleva os índices de turnover e os custos com novas admissões.

6. Boas-vindas aos novos funcionários 

Quando um processo seletivo chega ao fim na sua empresa, como se dá o processo de integração dos novos colaboradores? Este deve ser um momento crucial em que os valores do contratante devem ser explicitados aos novos admitidos, a fim de alinhá-los ao que a empresa busca.

Ao realizar um onboarding bem planejado, os profissionais “embarcam” na cultura da empresa, conhecendo-a de verdade e extraindo o melhor para uma atuação mais próxima da ideal. Ou seja, aqui, o objetivo principal é a capacitação assertiva do novo colaborador.

Veja a seguir alguns ações de endomarketing para implementar no processo de onboarding e integrar os novos funcionários:

  • Kit de boas-vindas no primeiro dia de trabalho;
  • Reuniões e apresentações junto aos gestores da equipe;
  • Período de adaptação antes das primeiras demandas do cargo;
  • Tour pela empresa, setores e demais ambientes que serão utilizados pelo colaborador;
  • Solicitação de feedback ao final do processo, para fins de ajustes nas próximas edições;
  • Envio de e-mails animados e receptivos para confirmar a admissão do novo colaborador.

Dica bônus: invista em inovação

Apostar em ferramentas e processos inovadores também é indispensável para a promoção do engajamento entre os funcionários. 

Ao oferecer softwares que otimizam os processos da empresa, sobretudo as tarefas do colaborador, este tende a se sentir ainda mais motivado para conduzir seu trabalho – uma vez que será mais prático obter os resultados desejados.

Alguns exemplos de inovação que podem ser utilizados como ações de endomarketing são os espaços de games – muito populares em empresas de tecnologia e marketing -, as redes sociais corporativas e os gadgets que podem ser inseridos na rotina de cada departamento. 

Antes de implementar as novas ferramentas e processos, o ideal é dialogar com a equipe e avaliar estes feedbacks. Muitas vezes, a visão que um colaborador possui de determinado processo é bem diferente da visão do time de gestão.

Como você pode notar, as ações de endomarketing estão diretamente ligadas ao sucesso da relação entre empresa e funcionário. Por isso, cabe ao gestor avaliar as estratégias já existentes, rever os processos e implementar novas ações com foco no engajamento. 

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