Como uma consultoria e corretora de seguros ajuda a sua empresa

Compartilhe

Contar com o apoio e o suporte de uma consultoria e corretora de seguros faz toda diferença para o sucesso de um negócio. Sabia disso?

Afinal, imprevistos acontecem. Por isso, proteger sua empresa de possíveis riscos é fundamental para garantir a segurança de todos os ativos da companhia.

Mas, de acordo com uma pesquisa da Oxford, apenas 1 em cada 10 negócios brasileiros contrata seguros empresariais.

Vale ressaltar ainda que esse trabalho é previsto na lei nº 4.594, que em seu artigo 1º traz a definição do que é uma corretora de seguros: “o corretor de seguros, seja pessoa física ou jurídica, é o intermediário legalmente autorizado a angariar e promover contratos de seguros, admitidos pela legislação vigente, entre as Sociedades de Seguros e as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado”.

Por isso, contar com o apoio de uma Consultoria Especializada de Seguros & Benefícios faz toda a diferença para a sua empresa.

O que é uma consultoria e corretora de seguros?

Uma empresa seguradora é, geralmente, mais conhecida do público em geral. É ela que oferece os produtos do seguro, bem como as coberturas, e tem a responsabilidade de arcar com as despesas em caso de necessidade do cliente, de acordo com a apólice.

Uma consultoria e corretora de seguros, por outro lado, é um pouco diferente.

Isso porque ela é uma empresa autorizada, pelos órgãos competentes, a representar os seus clientes legalmente, a fazer a venda e a comercialização dos seguros e a cuidar do cumprimento do que foi combinado pela apólice, realizando uma intermediação entre as partes.

Qual o papel da consultoria e corretora de seguros?

Conforme a circular n.º 127 da SUSEP, a corretora de seguros serve como uma intermediária legalmente autorizada a angariar e promover contratos de seguro entre seguradoras e pessoas físicas ou jurídicas.

Dessa forma, ela tem um papel de consultoria, atuando como intermediária entre as seguradoras e os segurados, representando os interesses dos clientes, e não da contratada.

Esse serviço também é fundamental para adequar as necessidades do segurado à oferta das seguradoras, isto é: entendendo qual tem o perfil ideal para o seu negócio, quais as coberturas essenciais para o seu segmento e qual o melhor custo-benefício para sua empresa.

Quais as vantagens de se contratar uma corretora de seguros?

Entre os benefícios de contar com uma consultoria e corretora de seguros estão:

  • Atendimento 100% humanizado e personalizado;
  • Atuação consultiva para administração de riscos múltiplos;
  • Diagnósticos para proteger a sua empresa;
  • Olhar data-driven para Seguros & Benefícios.

Além disso, também podemos destacar:

1. Análise da melhor seguradora para o perfil do cliente

Existem várias seguradoras que prestam bons serviços e oferecem diferentes tipos de coberturas. Cada uma dispõe de pacotes próprios e diversos valores, fazendo com que a escolha da melhor não seja uma tarefa fácil.

Porém, a consultoria e corretora de seguros poderá avaliar qual seguradora se encaixa no perfil da sua empresa e quais são as coberturas mais indicadas.

É importante levar em consideração também o porte da empresa, em que área e segmentos ela atua e quais são as necessidades referentes ao seguro empresarial.

Com esse perfil determinado, a corretora poderá buscar uma seguradora que se encaixe nessas necessidades.

2. Comunicação rápida com a seguradora

Uma consultoria e corretora de seguros tem a experiência necessária para conseguir um contato rápido com a seguradora.

Afinal de contas, podem existir procedimentos burocráticos ou mesmo dificuldade em entrar em contato com as seguradoras que sempre direcionam para o corretor oficial da apólice.

É nesse momento que contar com o suporte de uma corretora faz toda a diferença.

Quando necessário, a corretora poderá rapidamente contatar a seguradora, requerendo esclarecimento de dúvidas, exigindo a cobertura de algum sinistro ou a alteração do que foi contratado, mediante uma negociação. 

Nesse sentido, a empresa que contrata a corretora precisará somente explicar o seu requerimento ou o que ocorreu, e ela fará todo o trâmite necessário junto à seguradora oficial.

Isso poupa tempo e recurso para a empresa contratante, além de garantir que o serviço será bem feito e com mais segurança.

3. Atendimento especializado

Além da agilidade no tratamento com a seguradora, a corretora de seguros terá profissionais capacitados que estudarão e se dedicarão a resolver diversas situações para os cliente.

Com essa especialização, também é possível resolver cada caso individualmente e de forma personalizada.

Além disso, a corretora de seguros pode fazer o gerenciamento e mitigação de riscos evitando que a apólice tenha uma alta taxa de sinistralidade.

Assim, com a estrutura necessária, uma corretora poderá solucionar o problema da empresa junto à seguradora, sabendo quais caminhos tomar e com quem falar, trazendo uma resolução eficaz e desenvolvendo uma serie de trabalhos que vão muito além da intermediação. 

Ainda tem dúvidas sobre o papel de uma corretora de seguros? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Nós vamos ajudar você a encontrar as melhores soluções, projetos e coberturas para o seu negócio!

BWG

BWG

Assine a news e fique por dentro das principais notícias do mundo do RH e da Comunicação Interna.