Seguro empresarial: 5 tipos importantes para ter no seu negócio

Compartilhe

O seguro empresarial é formado por um conjunto de coberturas que oferecem proteção financeira às empresas, minimizando os riscos, diminuindo os danos e flexibilizando os prejuízos em caso de acidentes e/ou imprevistos.

E, convenhamos, proteger sua empresa contra sinistros e imprevistos é algo essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, especialmente em tempos de alta competitividade e concorrência. 

Vale lembrar ainda que a atuação empresarial envolve diversos riscos e é preciso estar preparado para cada um deles. Assim, para que seu negócio consiga manter um bom nível de produtividade,  nós separamos 5 tipos de seguros empresariais que vão ajudar a sua empresa em momentos de dificuldade. Confira!

Seguro empresarial: quais tipos ter em meu negócio?

Existem diferentes tipos de seguros empresariais, cada um com suas particularidades e benefícios, sendo recomendados para demandas específicas, como a proteção de colaboradores ou o resguardo patrimonial dos seus bens.

Mas, entre os diferentes tipos de seguro empresarial que você precisa ter, nós destacamos 5 principais:

1. Responsabilidade Civil

Quando falamos de seguro empresarial, o seguro de responsabilidade civil é fundamental para proteger a empresa de possíveis indenizações decorrentes de danos causados a terceiros. Incluindo aqui danos físicos, morais e materiais.

Afinal, a atividade empresarial, principalmente a que envolve a prestação de serviços, é sempre permeada pelo risco de causar prejuízos a terceiros, seja por falha na prestação do trabalho ou por erro na execução dos serviços.

Imagine, por exemplo, que um cliente vai visitar o seu escritório e, por algum motivo, o chão está molhado. Ele escorrega e se lesiona. O seguro de responsabilidade civil irá cobrir as despesas com o tratamento médico e possíveis indenizações.

Ou seja, na maioria dos casos, ter um seguro empresarial de responsabilidade civil acaba sendo um diferencial que permitirá que as indenizações e os reembolsos devidos não afetem o funcionamento da empresa.

Lembre-se também de que, além de trazer segurança à organização, esse seguro também protege seus clientes e demais pessoas envolvidas.

2. Seguro de Vida em Grupo

O seguro de vida em grupo é uma forma de proteger os colaboradores e seus familiares.

Em caso de falecimento ou invalidez de um funcionário, por exemplo, o seguro irá oferecer amparo financeiro para a família. Sendo, portanto, um diferencial importante para atrair e reter talentos na empresa

Isso porque ele permite que o colaborador trabalhe com mais tranquilidade, sabendo que ele e sua família estarão protegidos em casos de perdas, como morte, invalidez, acidentes e doenças.

Além disso, quando sua empresa opta por oferecer esse benefício, seus empregados passam a ter respaldos para saldar possíveis despesas com ações de saúde, além de conseguirem tempo para se restabelecerem financeiramente. 

3. Riscos Cibernéticos

Com a crescente dependência da tecnologia, as empresas estão expostas a diversos riscos cibernéticos, como ataques de hackers e vazamento de dados.

O seguro de riscos cibernéticos oferece proteção contra esses riscos, cobrindo as despesas com investigação forense, recuperação de dados, notificação aos clientes e outras despesas relacionadas.

Além disso, acaba sendo um reforço extra para assegurar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

4. D&O

O seguro empresarial D&O (Directors and Officers) é, como o próprio nome sugere, um seguro voltado para a proteção financeira dos altos executivos e administradores de uma empresa.

Para isso, ele oferece cobertura para eventuais processos civis, administrativos e criminais que possam ser movidos contra eles.

Nesse sentido, o D&O é importante porque os executivos e administradores podem, sim, ser responsabilizados pessoalmente por erros ou omissões na gestão da empresa, sendo obrigados a responder de forma individualizada.

Com o seguro, ficam protegidos diretores estatutários e não estatutários, membros do conselho de administração e do conselho fiscal, procuradores com poderes de gestão, advogados que sejam funcionários da empresa e gestores de risco.

5. Patrimonial

O seguro patrimonial garante uma proteção extra para os bens materiais da empresa, incluindo o imóvel, os equipamentos e o estoque. Para isso, ele oferece cobertura contra incêndios, roubos, furtos e outros danos.

Proteger o patrimônio é uma necessidade real dos negócios contemporâneos, independentemente do porte e segmento de atuação. Além disso, no Brasil, algumas coberturas previstas nesse seguro empresarial são obrigatórias e constituem requisitos para que a companhia funcione regularmente, como a cobertura contra incêndios e acidentes de trabalho.

As outras coberturas, apesar de sem opcionais, são de extrema relevância para a segurança do negócio, possibilitando que o empreendimento consiga enfrentar os impactos de um acidente com mais rapidez e eficiência, evitando prejuízos ainda maiores.

É o caso, por exemplo, da cobertura contra roubos e reembolso de despesas emergenciais.

Como você percebeu, existem diversos tipos de seguro empresarial e cada um deles ajuda a proteger a companhia e seus colaboradores. Por isso, contratar uma corretora e contar com esse tipo de proteção é a melhor solução para seu negócio.

Assim, funcionários, gestores e executivos conseguem se dedicar às suas funções com mais empenho, pois sabem que eles não ficarão desamparados caso ocorra algum evento danoso na empresa.

Ainda tem dúvidas sobre o seguro empresarial? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Nós vamos ajudar você a encontrar as melhores soluções para o seu negócio!

BWG

BWG

Assine a news e fique por dentro das principais notícias do mundo do RH e da Comunicação Interna.