Vale a pena investir em comunicação interna nas empresas?

comunicação interna nas empresas

Vale a pena investir em comunicação interna nas empresas?

Você já procurou entender melhor sobre como funciona a comunicação interna nas empresas e como esse conceito está relacionado com a produtividade das organizações?

O motivo que fez a comunicação interna se tornar tão importante é a crescente necessidade de adotar uma forma mais estratégica de se comunicar com o público interno. Dessa forma, é possível melhorar também o alcance externo do negócio.

A transformação digital vem facilitando a inovação dentro desse setor, permitindo que traçar metas e aplicá-las estrategicamente no negócio seja muito mais viável.

Entretanto, muitos gestores ainda não sabem exatamente como fazer isso. 

Se você ainda não sabe o que é comunicação interna nas empresas, este texto é para você. Vamos explicar tudo sobre o conceito e qual a sua importância para o desempenho das companhias.

Entendendo a comunicação interna nas empresas


Comunicação interna nas empresas é, em resumo, como nos referimos à
troca de informações dentro do ambiente corporativo

Ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, essa é sim uma ferramenta muito poderosa de negócios. Alinhar os colaboradores com as estratégias da empresa, conscientizá-los dos valores da marca e as metas almejadas, são princípios básicos para o sucesso.

Além de tudo isso, não há como uma empresa funcionar corretamente sem que seus profissionais, sejam eles de qualquer departamento, estejam devidamente informados sobre tudo que acontece em seu local de trabalho, mesmo que sejam assuntos referentes à decisões da diretoria, por exemplo.

É através da comunicação interna nas empresas que essas informações importantes são repassadas, e ela pode ocorrer em três sentidos:

  • Comunicação vertical: mais voltada para o ambiente de gestores, sócios, diretores e presidentes. Usada para traçar estratégias, definir metas e objetivos que mais tarde deverão ser comunicados  aos demais colaboradores.
  • Comunicação horizontal: se estabelece no ambiente dos colaboradores da empresa e diz respeito à comunicação entre pares do mesmo nível hierárquico. Ligada à construção de relações interpessoais no ambiente de trabalho.
  • Comunicação diagonal: considera o envolvimento entre todos os componentes de uma empresa, entre todos os níveis hierárquicos. Muito usada em reuniões gerais entre setores.

 

Quando a comunicação interna nas empresas é entendida e pensada para atuar como ferramenta, ela pode, por exemplo, evitar situações de falhas em projetos ou conflitos entre colaboradores. 

Benefícios de investir em comunicação interna nas empresas


A comunicação interna nas empresas é uma ferramenta muito importante, uma vez que através dela o negócio consegue adquirir diversos benefícios que
impactam diretamente nos resultados, nas metas.

E isso se aplica a qualquer empreendimento, independentemente do segmento de atuação ou porte da organização.

Isso porque o mercado está competitivo, e com clientes mais exigentes e criteriosos, é preciso investir em estratégias cada vez mais fortes para se destacar

É por isso que comunicação interna nas empresas e seus benefícios se mostram aliados mais do que essenciais, já que o fortalecimento da cultura interna é o que reflete um posicionamento mais atrativo também para o público externo. 

Vejamos um pouco mais sobre algumas dessas vantagens:

Aumenta a produtividade


A comunicação interna nas empresas, quando recebe a atenção necessária, promove uma equipe mais engajada, motivada e consciente das suas responsabilidades dentro do negócio.

O resultado é uma produtividade maior, por conta do compromisso mais fortalecido com as metas. Da mesma forma, a aproximação entre equipes e gestores atribui uma relação mais sólida com a marca, fazendo com que todos queiram trabalhar com afinco para vê-la crescer no mercado.

Confere transparência


A comunicação interna nas empresas confere uma transparência que além de tornar o trabalho mais direcionado, promove uma
sensação de confiança no negócio.

Colaboradores que trabalham em empresas que não se importam em comunicar decisões da gestão, como novas parcerias ou até mesmo as razões que levam a demitir funcionários, acabam convivendo com dúvidas e com a sensação de incerteza.

Isso favorece o surgimento de boatos e conversas paralelas nos corredores, desviando o foco do trabalho e desmotivando muitos profissionais.

Um clima organizacional desse gênero não traz bons resultados.

A comunicação interna nas empresas serve para deixar as equipes mais cientes da situação atual da empresa, sobre o caminho que estão trilhando dentro dela, e assim conseguem se dedicar às atividades com muito mais segurança e vontade.

Agiliza a transmissão de informações


O
fluxo de informação precisa ser o mais ágil possível para que se estabeleça uma vantagem competitiva eficaz. 

A comunicação interna nas empresas precisa ser trabalhada nesse sentido, visando garantir que os departamentos consigam trocar dados de interesse para  negócio. 

A mensagem deve ser entregue sem enfrentar barreiras que a atrasem ou pior, que façam com que ela acabe se perdendo pelo caminho.

Fortalece a cultura organizacional


Uma organização que trabalha com base em uma
cultura organizacional forte e que investe em ações que buscam reforçá-la para suas equipes, consequentemente conquistará colaboradores mais integrados

A cultura organizacional garante que todos trabalhem visando um mesmo objetivo, que os valores de cada colaborador conversem diretamente com aquilo que a empresa quer passar com sua marca. 

Assim, a comunicação interna nas empresas permite que esses ideais estejam sempre presentes nas rotinas de trabalho, como forma de incentivo e de alinhamento estratégico.

Evita conflitos


Os conflitos entre equipes são inevitáveis e muitos gestores têm dificuldade de lidar com eles. O desafio de evitar que eles surjam e acabem atrapalhando a produtividade é amenizado através das
ferramentas de comunicação interna nas empresas

Como dissemos anteriormente, quando se estabelece um diálogo mais ativo dentro do ambiente de trabalho, o clima organizacional melhora. Da mesma forma, a adoção de uma transparência nas relações e no convívio diário é o que impede que surjam boatos e fofocas desnecessários.

Ao evitar conflitos, a empresa evita prejuízos como a perda de tempo com a solução dessas questões, ou mesmo a evasão de funcionários e necessidade de novas contratações.

Integra novos colaboradores mais rapidamente


A chegada de novos colaboradores é um momento muito importante para qualquer negócio. Significa integrar pessoas aos valores da empresa, a toda uma cultura organizacional e rotina de trabalho.

Esse é um processo que demanda atenção da empresa, pois um primeiro contato negativo pode provocar diversos problemas no futuro.

A comunicação interna nas empresas atua também de forma a fazer com que novos profissionais rapidamente se sintam parte do time, adquirindo senso de responsabilidade e motivação para executar suas tarefas.

 

Entendeu agora qual a importância da comunicação interna nas empresas? Se você gostou desse conteúdo e quer se aprofundar ainda mais nesse tema, confira nosso artigo sobre o desafio de implantar redes sociais corporativas.

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