Tudo sobre e-learning corporativo e as vantagens para as empresas

e-learning

Tudo sobre e-learning corporativo e as vantagens para as empresas

O e-learning é uma forma eficaz de flexibilizar o aprendizado dentro do cenário corporativo, atendendo diferentes rotinas e necessidades.

Os treinamentos profissionais presenciais acabam não se adaptando muito bem às demandas que as empresas apresentam nos dias atuais.

Como aprimorar as habilidades dos colaboradores é uma das premissas para uma empresa que investe no desenvolvimento de talentos, foi preciso encontrar um novo método de ensino que atendesse ao contexto atual.

Ao longo deste texto você vai entender melhor:

  • O que é e-learning
  • Como funciona no contexto corporativo
  • Aplicações práticas nas empresas
  • Benefícios do e-learning corporativo.

 

O que é e-learning?


O termo
e-learning se refere a electronic learning, ou aprendizado eletrônico. Como a definição sugere, é um método de ensino que utiliza a internet e as ferramentas como instrumentos de operação. 

A principal característica desse modelo é que dispensa horário fixo e espaço físico para que as aulas aconteçam. Assim, instrutores e alunos podem aprender de qualquer lugar, a qualquer hora, de acordo com sua disponibilidade.

E o e-learning corporativo?


O
e-learning corporativo é a prática de aulas digitais aplicadas ao contexto das empresas. Ele também é conhecido como universidade corporativa ou e-learning empresarial.

A estratégia de manter equipes mais engajadas e em constante aperfeiçoamento tem se tornado cada vez mais importante, principalmente em tempos de crise

Por outro lado, a dificuldade em reunir colaboradores para um treinamento também aumentou, visto que a rotina é corrida e uma empresa não pode parar para que todos compareçam a um destes encontros.

O surgimento das plataformas que possibilitam o e-learning corporativo também são reflexo da transformação digital

Através dessa tecnologia, é possível agregar benefícios valiosos para a empresa através da valorização e investimento no capital humano da organização.

Em outras palavras, através de aulas em vídeo fornecidas pela empresa, que podem ser assistidas sob demanda, os colaboradores têm um acesso mais facilitado ao conhecimento.

Aplicações do e-learning corporativo


Como de fato o
e-learning corporativo colabora para o desenvolvimento de talentos? Vejamos com mais detalhes como ele pode ser aplicado na rotina da empresa:

Integração de novos profissionais


As primeiras semanas de um novo colaborador na empresa são quase que totalmente voltadas para a
adaptação e integração aos processos internos. 

Com isso, perde-se muito tempo, pois além de este novo profissional não exercer tarefas muito significativas em um primeiro momento, geralmente é preciso ainda que um outro colaborador mais experiente dedique sua atenção à acompanhar esse novato.

Assim, há o deslocamento de suas funções, ficando a empresa com dois profissionais pouco produtivos. 

O e-learning é uma forma de conferir autonomia ao profissional logo que ele entra na empresa, pois ele poderá aprender tudo sozinho, trazendo sua perspectiva sobre o trabalho e com menos chance de acabar sendo influenciado por algum mentor.

Capacitação interna


As empresas modernas buscam estar em constante processo de inovação, o que torna comum na rotina a necessidade de capacitação para uso de novas ferramentas, como
softwares e plataformas colaborativas, por exemplo.

Essas facilidades são muito importantes para permitir que o negócio cresça mais, porém a dificuldade de lidar com elas pode colocar tudo a perder.

Para evitar que os colaboradores se sintam perdidos e sejam menos produtivos por não saberem como usar as ferramentas, as capacitações são essenciais.

Como dito anteriormente, para as operações de todo um setor para fornecer esse treinamento pode não ser eficaz para a estratégia operacional da empresa, assim como oferecer o mesmo treinamento diversas vezes não faz nenhum sentido pelo aspecto financeiro.

É nesse sentido que o e-learning corporativo oferece uma ótima solução, visto que todos os profissionais podem realizar a capacitação sob demanda, quando for mais conveniente para eles.

Individualmente, é possível que cada um organize seus compromissos e responsabilidades, evitando um impacto negativo na produtividade.

Desenvolvimento de talentos


Com o
e-learning, é possível traçar uma trilha de aprendizagem para aqueles colaboradores mais competentes, com potencial para assumirem cargos de liderança no futuro.

Assim, o planejamento é focado nas competências em que esse colaborador mais precisa se desenvolver, oferecendo um aprendizado mais personalizado e focado em funções específicas.

Benefícios do e-learning corporativo


Você que nos acompanhou até aqui, certamente já identificou muitos benefícios de investir em
e-learning corporativo.

Mas para não te deixar com nenhuma dúvida, aqui vai uma lista com as principais vantagens que esse modelo de ensino representa para uma empresa:

Economia 


Tempo e dinheiro são as duas coisas que as empresas buscam economizar em um cenário tão concorrido como o que o mercado vive hoje.

Com o e-learning, sua empresa economiza nos custos com instrutores e evita a queda na produtividade, visto que cada colaborador pode organizar sua própria agenda de estudos.

Flexibilidade


Reunir uma equipe interna para uma capacitação, além de não ser inteligente para a produtividade da empresa, não é nada fácil. Isso porque nem sempre todo mundo vai poder estar presente.

A possibilidade de cada profissional administrar seu próprio tempo garante não só que todos terão acesso ao conteúdo, mas também que ele será assimilado muito melhor, visto que cada um sabe qual o seu horário mais propício ao aprendizado.

Consistência


O
e-learning corporativo garante que todos os profissionais terão acesso ao mesmo conteúdo de forma padronizada e uniforme.  É uma forma da empresa se comprometer a passar o melhor conteúdo para todos os seus colaboradores.

Agilidade


O
e-learning permite que rapidamente o conhecimento seja repassado aos profissionais e já possa ser colocado em prática.

No caso da implementação de um novo software nas operações de uma equipe, por exemplo, através da capacitação em vídeo todos podem assistir quando tiverem uma brecha em seus compromissos, podendo inclusive consultar as aulas sempre que surgir alguma dúvida.

Engajamento


O fortalecimento da
cultura organizacional também é um dos benefícios do e-learning corporativo. 

Os cursos desenvolvidos e distribuídos pela a própria empresa permitem reforçar a missão, visão e valores da organização, atuando também como uma estratégia de engajamento e mantendo os profissionais ligados à ela.

Inovação


Ao adotar o modelo
e-learning, a empresa mostra que está disposta a conferir autonomia a seus profissionais e que se preocupa em oferecer conhecimento de qualidade, respeitando a rotina de cada um individualmente.

Da mesma forma, ela comprova que sabe como inovar, ao utilizar as ferramentas digitais a favor do desenvolvimento de seus colaboradores.

 

Como pudemos ver, o e-learning é reflexo da importância de se investir no desenvolvimento dos profissionais de uma empresa. Quer continuar lendo sobre esse assunto? Confira as razões para se investir no treinamento de liderança.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.