Você sabe o que é gestão da inovação nas empresas?

gestão da inovação

Você sabe o que é gestão da inovação nas empresas?

Empresas que almejam se destacar no mercado e se tornar referência em seus segmentos devem adotar processos cada vez mais inovadores. E engana-se quem pensa que falar sobre gestão da inovação, por exemplo, está ligado apenas ao uso da tecnologia.

Além da implementação de novas tecnologias, a inovação pode abranger a revisão de processos nos setores de pesquisa e desenvolvimento, financeiro, recursos humanos,  marketing e, também, operacional. Considerar uma nova ideia sugerida pelo seu colaborador com foco na melhoria da experiência do consumidor, por exemplo, é uma forma de implementar processos inovadores.

Para lhe auxiliar na compreensão deste conceito, o conteúdo a seguir irá explorar alguns aspectos da gestão da inovação nas empresas. Durante a leitura, você refletirá sobre:

  • o que é a gestão da inovação;
  • como estruturar um programa de inovação eficiente;
  • as vantagens de implementar a gestão da inovação na sua empresa.


Fique conosco e boa leitura!

O que é gestão da inovação?


Podemos definir como gestão da inovação a possibilidade de planejar e utilizar ideias, processos e ferramentas inovadoras para agregar valor aos produtos e serviços de uma empresa. 

Com uma gestão de inovação bem implementada, é possível identificar novas oportunidades, tanto tecnológicas quanto sociais, e se destacar perante a concorrência. Ela pode ser aplicada tanto na melhoria de produtos e serviços, quanto na otimização de processos internos.

É interessante destacar que com a popularização da transformação digital, que atua na modernização e digitalização de processos corporativos, muitos times de gestão sentem dificuldades de definir e optar pelas melhores ferramentas e soluções. Sendo assim, a gestão da inovação surge como uma resposta estratégica para elevar a vantagem competitiva do negócio.

Sem deixar de lado o plano de negócios, a gestão da inovação também precisa rever a cultura organizacional, comunicação interna e engajamento dentro do ambiente corporativo.

Quais os requisitos para uma gestão de inovação bem estruturada?


Assim como qualquer processo de gestão empresarial, a gestão da inovação exige certo esforço do time. Isso, principalmente quando falamos de empresas cujos processos sejam arcaicos e distantes da tecnologia – nem sempre por desejo próprio mas, muitas vezes, por falta de conhecimento e clareza dos gestores acerca da inovação.

A seguir, destacamos alguns passos importantes que permitem desenvolver uma gestão focada na inovação, com resultados amplamente satisfatórios. Veja só!

Pesquisa de mercado, análise e diagnóstico do negócio


Uma pesquisa de mercado bem aprofundada oferece todos os subsídios para que você, gestor, identifique a real posição da sua empresa quando o assunto é inovação. Principalmente se termos como
Big Data não forem tão comuns assim.

Além disso, é preciso analisar se o ambiente está, de fato, pronto para a inovação. 

Neste cenário, vale refletir se os diretores e demais cargos de alto escalão estão aptos a receber ideias e autorizar processo inovadores, se os colaboradores estão motivados e engajados para a nova fase e se há estrutura física suficiente para tal. 

Como estrutura física podemos destacar os softwares e hardwares utilizados para funções do departamento financeiro e operacional, por exemplo, bem como os serviços de armazenamento em nuvem – o que há de mais moderno na gestão segura de arquivos e documentos.

Definição de estratégias


A implementação da inovação não pode ser realizada às cegas. O planejamento, que reúne as estratégias que resultarão no sucesso da gestão, é ferramenta crucial.

Ao definir uma estratégia para a gestão da inovação, considere o orçamento disponível, objetivos, metas e diretrizes que embasam as ações do time como um todo.

Modelo de gestão ideal


Uma vez decidida a estratégia, é fundamental definir qual será o modelo de gestão da inovação mais adequado. Aliás, é preciso cuidar para que a gestão seja, de fato, inovadora. 

Se a sua empresa é um tanto mais conservadora, o recomendado é reavaliar todo o ambiente interno, tornando possível a implementação de processos mais modernos.

Para que os resultados obtidos sejam os mais assertivos possíveis, o modelo de gestão ideal deve considerar alguns aspectos, como:

  • liderança;
  • competitividade;
  • criatividade;
  • planejamento;
  • organização;
  • leis e proteção intelectual.

 

Cultura de inovação


Como já comentamos, para que um negócio se torne realmente inovador, não basta realizar processos modernos e utilizar ferramentas tecnológicas. O ambiente da empresa, como um todo, deve estar confortável para receber estas mudanças.

Criar uma cultura de inovação é parte fundamental do processo de gestão da inovação. Como fazer? O primeiro passo rever os objetivos, valores e missão da empresa, sempre atrelando-os às novas práticas de gestão. A partir daí, adotar e realizar as ações propostas pelo gestor de inovação tende a se naturalizar entre os membros da equipe.

Quais benefícios a gestão da inovação proporciona?


A gestão da inovação promove resultados satisfatórios em todas as esferas corporativas, dos processos operacionais até gestão e engajamento de pessoas. 

Os benefícios, tanto a curto quanto a médio e longo prazo, tendem a ser observados já durante a implementação da gestão da inovação e podem incluir:

  • Processos mais eficazes, que podem significar prazos mais enxutos e redução nos índices de reclamação;
  • Aumento da lucratividade, que surge a partir da utilização de recursos com mais inteligência, bem como da redução de desperdício durante o processo produtivo;
  • Sucesso no atendimento, proporcionado pelo uso de ferramentas modernas e capazes de gerenciar, de maneira ágil, o contato com a carteira de cliente, fornecedores e colaboradores.


Ao implementar uma gestão da inovação eficaz, o ambiente corporativo só tem a ganhar. Além de engajar e motivar seus times, já que os mesmos terão à disposição soluções mais modernas e capazes de otimizar as atividades diárias, uma gestão inovadora permite que o negócio se destaque, sendo diferenciado, tornando-se referência e, principalmente, atingindo metas e objetivos de maneira acertada.

E então, o que acha de modernizar a sua gestão utilizando a gestão da inovação? Para saber mais sobre como a inovação e a transformação digital podem beneficiar os negócios, leia nosso conteúdo sobre o tema!

 

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.