Qual a é importância do endomarketing para as empresas?

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As ações institucionais, que visam aproximar os colaboradores da gestão e criar uma cultura organizacional mais forte, são diretamente dependentes de uma estratégia. Essa é, basicamente, importância do endomarketing para as empresas.

As organizações já algum tempo perceberam que esse marketing interno impacta nos resultados no negócio, seja negativa ou positivamente.

Ver o profissional como um cliente, que também merece a melhor experiência no ambiente de trabalho, é um dos valores que mais orienta o perfil de negócio de sucesso nos dias atuais.

Ao longo desse texto, você vai entender melhor qual é a importância do endomarketing e seus benefícios, com exemplos que te ajudam a visualizar e aplicar esse planejamento dentro da sua empresa. 

Acompanhe!

O que é endomarketing?


O
endomarketing é uma prática estratégia que tem como finalidade adaptar ações e objetivos do marketing como conhecemos tradicionalmente, só que voltado para o público interno da empresa.

Ele busca o bem-estar e satisfação dos colaboradores, incentiva e integra as equipes com a gestão e une o marketing, comunicação e recursos humanos.

A estimulação desse público interno deve ser constante, trabalhando a forma como o trabalhador enxerga a empresa e a marca, promovendo um crescimento mútuo e contínuo dentro dessa relação, que é de parceria.

Importância do endomarketing


“Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar o sonho realidade.” Essa frase, dita por Walt Disney, resume bem a importância do
endomarketing.

No mundo corporativo, conquistar aliados é essencial para conquistar um bom espaço no mercado. O colaborador, nesse sentido, é um dos aliados mais importantes que uma empresa pode ter, tanto quanto o cliente final.

Se coloque no lugar de um profissional e imagine que você trabalha na sua organização. Lá, você sabe bem como funciona cada processo e está ciente dos padrões de qualidade do trabalho que é desenvolvido internamente.

Além disso, você está super satisfeito com as condições do ambiente de trabalho, que visam seu conforto e satisfação, e a remuneração é justa e ainda conta com benefícios que outras empresas do setor não oferecem, que vão além dos básicos.

Você percebe que o seu esforço diário é valorizado, por gestores que te incentivam a todo momento e por colegas de trabalho que se dedicam tanto quanto você para o sucesso de cada projeto. 

No fim do dia ou da semana, você volta para casa e a sensação de dever cumprido é sempre a melhor de todas.

Em outras palavras, você se sente sortudo por ter o trabalho que tem. E não tem vergonha em dizer o quanto aquela empresa é boa e merece ser reconhecida.

Concorda que esse é um tipo de marketing indireto, mas que tem muito potencial? 

Ouvir de uma pessoa que trabalha dentro de uma empresa que ela é confiável, preza pela excelência de seus produtos e pela qualidade de vida de seus colaboradores é um marketing muito mais natural e sincero, que tende a conquistar pessoas.

O apelo humano é muito importante e, principalmente no momento atual, ele está tendo um valor ainda mais forte. Isso acontece porque o mercado está extremamente competitivo e o poder de escolha, seja do consumidor, seja do profissional, está muito maior.

Atrair esses públicos demanda um novo tipo de abordagem, um novo jeito de mostrar que o seu negócio é recomendado por quem o conhece com propriedade, que pode espalhar uma mensagem positiva, que encante a sua audiência.

As empresas são feitas de pessoas e a importância do endomarketing está em buscar entender as diferenças de cada uma, respeitando os processos comunicacionais e metódicos de forma a encontrar um equilíbrio entre todos, contribuindo para o trabalho conjunto e propício aos melhores resultados.

Benefícios do endomarketing


Vimos que a importância do
endomarketing está em evidenciar o lado humano nas organizações. Especialmente nesse momento, em que a transformação digital está cada vez mais evidente e necessária, esse é um lembrete mais do que necessário.

Afinal, investir em tecnologia e acreditar que ela por si só é suficiente para oferecer ao seu negócio a performance que você deseja, é um grande equívoco.

As soluções digitais facilitam o trabalho, porém, o capital humano de uma empresa é quem está por trás de tudo, fazendo o planejamento estratégico ser traduzido em práticas reais.

Os benefícios do investimento em endomarketing e nas práticas de valorização desse público interno são o que qualquer empresa precisa para se destacar e produzir mais, e alguns dos mais importantes que podemos citar, são:

Colaboradores mais motivados


A felicidade e
satisfação de um colaborador com seu ambiente de trabalho é algo que reflete diretamente na sua motivação e desempenho. 

Promover um ambiente de trabalho saudável, inspirador e com espírito colaborativo é algo com que todos sonham.

Com o endomarketing, a empresa passa a ter mais atenção com seus funcionários e com esses detalhes. As ações estratégicas buscam demonstrar esse cuidado, reconhecendo o esforço de cada um.

Assim, todos se sentem como devem se sentir: uma parte importante do todo. A motivação de cada colaborador e a vontade de dar o melhor de si a todo momento é a recompensa mais importante que a gestão recebe.

Aumento da produtividade


O aumento da produtividade é uma consequência de colaboradores mais motivados. Eles são mais proativos, ou seja, não esperam que alguém peça que eles façam algo, simplesmente fazem porque estão positivos e com vontade de fazer, de ver resultado.

Eles estão mais comprometidos com as metas da empresa, fazendo delas quase que um objetivo pessoal, pois vê as conquistas do seu time como suas vitórias.

Atração e retenção de talentos


Comentamos antes que uma empresa que preza por seus colaboradores é o sonho de qualquer profissional. Sendo assim, é natural que ela atraia novos talentos e que quem já está nela não pense em sair, certo?

A rotatividade de pessoal é um dos desafios que mais preocupa a gestão de RH, porque o mercado está cheio de possibilidades e empresas que competem por aqueles que têm as competências de um profissional do futuro do trabalho.

Sendo assim, trabalhar o endomarketing é uma forma de diminuir esse índice no seu negócio.

 

Agora que você já reconhece a importância do endomarketing, não deixe de conferir também como realizar ações de endomarketing em datas comemorativas.

 

BWG

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