RH

Quando investir em uma agência de Comunicação Interna

A Comunicação Interna contribui diretamente para a eficiência e o sucesso das empresas. Contudo, muitas organizações enfrentam desafios constantes, o que pode impactar negativamente a produtividade e a cultura organizacional. Investir em uma agência de Comunicação Interna pode ser uma decisão estratégica para melhorar os processos dentro da empresa e promover um ambiente mais transparente e produtivo, e nesse artigo vamos explicar os motivos.

 

Desafios na Comunicação Interna

Empresas podem enfrentar diversos problemas na Comunicação Interna, como falta de clareza nas mensagens, baixo engajamento dos colaboradores e dificuldades de concluir treinamentos, por exemplo. 

Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório da Gallup de 2024, na América Latina, apenas 32% dos colaboradores estão engajados, enquanto 68% estão desengajados ou muito desengajados.

Esses desafios podem levar a ruídos, desmotivação e até custos extras por vários fatores. Problemas persistentes na Comunicação Interna também podem prejudicar a cultura organizacional, pelo fato de criarem um ambiente de trabalho desconectado e sem colaboração. Nesses casos, a contratação de uma agência de Comunicação Interna pode ser uma boa solução para enfrentar e resolver esses problemas.

 

Se você está enfrentando desafios de planejamento, mensuração de resultados, excesso de informações, engajamento e outras barreiras na Comunicação Interna, neste e-book você encontrará o que precisa para melhorar os processos de CI na sua empresa.

 

 

O que está incluso no e-book:
  • Dores de Comunicação Interna e como solucioná-las
  • Diagnóstico da Comunicação Interna
  • Baixo engajamento
  • Falta de mensuração e ROI da Comunicação Interna
  • Infoxicação e canais inadequados
  • Planejamento de Comunicação Interna deficiente

 

 

 

Vantagens de contratar uma agência de Comunicação Interna

Contratar uma agência de Comunicação Interna oferece vantagens para quem enfrenta os desafios da área. As agências possuem conhecimento especializado e desenvolvem estratégias adaptadas às necessidades específicas de cada organização, garantindo soluções alinhadas com os objetivos da empresa. 

Além disso, elas têm acesso a ferramentas e técnicas avançadas que aprimoram o fluxo de informações e a eficácia da Comunicação Interna, o que pode poupar o tempo dos times de Comunicação Interna, o que permite que eles se concentrem em outras ações ou, em alguns casos, atuar integralmente quando a empresa não possui uma estrutura dedicada à área.

Um ótimo exemplo é a agência de Comunicação Interna do BWG que atua em várias frentes dentro das empresas, como:

  • Endomarketing:
    • Campanhas estratégicas
    • Engajamento, clima e propósito empresarial
    • Cultura ESG
    • Eventos corporativos
    • Campanhas compartilhadas 4beeFlix

 

  • Conteúdo:
    • Redes sociais corporativas
    • Conteúdos multicanal e entrevistas
    • Storytelling
    • Relatórios, cases e produtos editoriais
    • Podcasts, vídeos e TV corporativa

 

  • Employee Experience:
    • Diagnóstico de employer branding
    • Projetos de gestão da marca empregadora
    • Desenvolvimento e upgrade do EVP
    • Mapeamento da jornada do colaborador
    • Conteúdo para atração de talentos

 

  • Treinamentos:
    • Liderança comunicadora
    • Palestras e oficinas
    • Coaching de grupo e team building
    • Desenvolvimento de multiplicadores
    • Projetos especiais

 

  • Consultoria:
    • Diagnóstico de Comunicação Interna
    • Planejamento e projeto de Comunicação Interna
    • Estrutura da área de Comunicação Interna, políticas e processos
    • Estratégias de engajamento

 

Além disso, a agência de Comunicação Interna do BWG oferece ainda uma vantagem econômica ao combinar seus serviços, opcionalmente, com a Rede Social Corporativa 4bee Work+. Essa integração proporciona uma abordagem custo-benefício que pode ser mais vantajosa para a empresa.

 

Case de sucesso: Gedore e BWG

“A gestão do clima para a Gedore é extremamente importante. Valorizamos a proximidade com os colaboradores. E para a campanha de Endomarketing GPTW, nós buscamos várias agências no mercado, e a proposta do BWG nos atraiu muito. Foi algo bem diferente, fora do tradicional.” – Fabiane Oleinsky, Supervisora de DH.

Assista ao caso da Gedore →

 

Momento ideal para investir em uma agência de Comunicação Interna

Investir em uma agência de Comunicação Interna pode trazer benefícios significativos, como a melhoria da eficiência da comunicação, o aumento do engajamento dos colaboradores e o fortalecimento da cultura organizacional. 

Ao reconhecer os sinais de que sua empresa pode se beneficiar desse investimento, você pode tomar uma decisão assertiva e estratégica. Se esse é o seu caso, considere contratar uma agência de Comunicação Interna para transformar a forma como você se comunica internamente e promove um ambiente de trabalho mais transparente.

Nunca é tarde para investir em Comunicação Interna. Ao fazer isso, sua empresa já sai na frente de muitas, inclusive da concorrência. Saber quando investir em uma agência de Comunicação Interna é um passo importante antes de começar a pôr a mão na massa.

 

 

BWG

BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece cinco soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Agência de Comunicação Interna e Plataforma de Comunicação.

 

Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.

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