O que é BPS e quais as vantagens para a empresa?

o que é BPS

O que é BPS e quais as vantagens para a empresa?

Nos últimos anos, o BPO foi responsável por uma mudança considerável na dinâmica das empresas. Mas você sabe o que é BPS?

Os gestores atualmente estão cada vez mais focados no core business de suas empresas, ou seja, nas prioridades e principais fonte de lucro para seu negócio. 

Pensando nisso, as estratégias para conseguir aprimorar cada vez mais as operações que levam a esse objetivo seguem evoluindo, promovendo ainda mais parceria entre diferentes empresas.

Ao longo deste artigo você vai entender melhor o que é BPS, qual a diferença em relação ao BPO e as vantagens que esse modelo de negócio representa.

O que é BPS?


BPS é a sigla para
Business Process Solutions (soluções de processos de negócios). 

Para entender o que é BPS nós precisamos começar entendendo o que é terceirização, que é o básico desse conceito.

Sabemos que terceirizar setores de uma empresa é uma prática já disseminada no mercado corporativo. Organizações consolidadas investem nesse modelo como forma de expandir seus negócios sem perder a qualidade.

Seja o setor financeiro, de RH, de TI, entre outros, as possibilidades são diversas. E o incentivo para a prática não falta. No Brasil, desde 2018, a terceirização inclusive da atividade principal de uma empresa também já é permitida.

Basicamente, a terceirização é a parceria entre duas empresas, onde a contratada deverá se responsabilizar por um setor ou atividade da contratante.

Nesse sentido, o BPO (Business Process Outsourcing) é uma categoria de terceirização já mais avançada. 

Com ele, a preocupação na execução dos projetos que serão terceirizados é somada à contratação de uma equipe com alto nível de especialização, focada em objetivos mais pontuais.

Finalmente, o BPS pode ser considerado com um conceito mais evoluído de BPO. 

Além de trazer a tecnologia de ponta pela qual o BPO já prezava anteriormente, esse tipo de terceirização propõe uma parceria estratégica a longo prazo entre duas empresas.

Em outras palavras, sua empresa não estará contratando uma outra organização apenas para cumprir com deveres operacionais do seu negócio, mas sim para pensar conjuntamente no modelo de trabalho ideal para um futuro promissor.

O objetivo ao firmar essa parceria é impulsionar o crescimento do negócio e seu valor comercial. E isso é fruto dessa evolução dos diversos modelos de terceirização.

Desde a aquisição, passando pela gestão e até o modelo de construção, operação e transferência, a opção de BPS agora oferece várias personalizações dos modelos de negócio

Assim, o serviço se torna mais adequado às metas estratégicas de longo prazo de seus clientes. 

Dessa forma, ao contratar um serviço de BPS, o cliente pode avaliar, primeiramente, quais são seus objetivos de negócios.

Através disso será possível otimizar custos, dimensionar operações e aderir a controles de conformidade, permitindo a máxima eficiência, minimizando riscos e analisando qual modelo operacional funciona melhor para si.

Isso tudo, é claro, usufruindo das melhores soluções em inovação e tecnologia.

O foco é em gerar economia, aumentar o valor dos negócios e oferecer benefícios transformacionais

Para isso são oferecidas, por exemplo, soluções baseadas em plataforma, automação por robótica e Inteligência Artificial, fornecendo não apenas vantagem financeira, mas também poder intelectual. 

Resumindo, o objetivo final da empresa de BPS, evoluiu para a construção de uma parceria estratégica e simbiótica de longo prazo que ajuda as organizações clientes a crescerem e expandirem seus negócios.

Benefícios da contratação de BPS


Agora que já falamos sobre o que é BPS, é importante ressaltar os benefícios que essa parceria entre empresas pode proporcionar.

Como pudemos ver, o BPS é uma evolução da estratégia de terceirização que, muito além de diminuir gastos com atividades operacionais, trabalha de forma a aplicar uma estratégia aos setores terceirizados.

Vejamos com mais detalhes os benefícios dessa prática:

Produtividade


Contratando o serviço de BPS para algum setor ou serviço, a empresa cliente contará com uma equipe essencialmente voltada para aquela atividade. 

Isso faz com que a equipe interna possa se concentrar em outras questões mais importantes, melhorando a produtividade de ambos os lados. 

Redução de custos


Com o BPS, sua empresa estará investindo na melhor tecnologia e na melhor equipe, sem necessariamente gastar muito por isso. 

Manter as atividades por responsabilidade interna pode, no final das contas, sair muito mais caro, já que demanda um investimento maior em equipamentos e recrutamento e seleção de profissionais de ponta, por exemplo.

Mais estratégia


A competitividade do mercado exige que as empresas invistam em
estratégia em todos os setores, pois quanto mais otimizada ela for, mais ela conseguirá se destacar.

Com o BPS, a empresa estará contando com uma parceria especializada que poderá ajudar a alcançar os objetivos gerais a longo prazo, atuando diretamente sobre um serviço específico.

Redução de falhas


Reduzir as falhas é um dos maiores desafios das empresas, tanto em nível operacional, quanto estratégico. Agora que você sabe o que é BPS, você sabe que essa não é uma tarefa impossível. 

Você pode, por exemplo, reduzir os problemas com sua folha de pagamento e ainda traçar uma política de remuneração, tudo com a ajuda de uma equipe especializada.

Por conseguinte, a diminuição de erros significa mais agilidade e menos retrabalho, além de ação mais rápida e precisa contra problemas pontuais.

Inovação


Uma das principais vantagens do BPS é o acesso às
tecnologias mais inovadoras do mercado em diferentes segmentos.

As empresas especializadas contam com softwares e plataformas que agilizam processos, pois elas estão constantemente focadas em aprimorar um serviço específico que a sua gestão acaba não tendo como dar atenção.

Como consequência da contratação do BPS, a cliente melhora sua imagem, passando a ser vista como uma empresa inovadora, que aposta em soluções digitais.

 

Agora você já sabe o que é BPS e as vantagens que esse modelo de negócio representa. No BWG nós cuidamos da sua folha de pagamento e elaboramos estratégias de remuneração personalizadas, tudo para otimizar o seu RH. Saiba mais sobre nossos serviços!

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.