O que é o RH estratégico e quais são as suas vantagens?

rh estratégico

O que é o RH estratégico e quais são as suas vantagens?

Você talvez já tenha ouvido falar no conceito de RH estratégico, mas não sabe exatamente o que isso quer dizer.

O departamento de Recursos Humanos é bem complexo. Ele compreende muitas atividades que são base para o funcionamento da empresa, como a administração de folha de pagamento, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos. Mais do que isso, deve estar sempre atento às demandas de todos os colaboradores do negócio.

Então, como conseguir dar conta de tudo isso? É aí que surge o RH estratégico.

A empresa, inevitavelmente, precisa traçar um planejamento estratégico que utilize das soluções mais adequadas e que atendam às necessidades internas.

Neste artigo vamos te mostrar o que é o RH estratégico e quais as principais vantagens que ele representa para as empresas.

O que é RH estratégico?


O
capital humano é considerado com um dos bens mais preciosos para o negócio. Conhecer bem as pessoas que trabalham em uma organização, zelar para que convivam em um ambiente de trabalho saudável e possam produzir mais é especialmente desafiador.

Mas necessário para que a empresa se mantenha em crescimento.

O RH estratégico trabalha de maneira a possuir informações que possam guiar esse crescimento, pensando sempre no amanhã e planejando e executando ações que impulsionam o ritmo de desenvolvimento

Nesse ponto, o RH estratégico pode ser definido a partir de suas abordagens principais.

A primeira abordagem considera o RH estratégico como o conjunto dos seguintes pilares: missão, estrutura e estratégia. Ainda dentro dessa conceituação, outros elementos são considerados, como seleção, avaliação, remuneração e desenvolvimento, que também devem ser encarados estrategicamente.

Já a segunda abordagem, elaborada pela Harvard Business School, o RH estratégico não atua apenas no papel de departamento adaptador, mas age também como setor com certa autonomia, trabalhando como um tomador de decisões no planejamento estratégico da empresa.

De maneira geral, podemos considerar que um RH estratégico, para o pleno funcionamento de suas atividades, deve considerar e estar atento ao bom funcionamento de quatro pilares:

  • visão de processos;
  • análise de dados;
  • comunicação integrada;
  • inovação em tecnologia.

Vejamos um pouco sobre cada um deles:

Visão de processos


O quanto o RH compreende a construção da cultura organizacional do empreendimento?

Nos processos de recrutamento e seleção, um elemento que deve ser considerado para uma escolha mais assertiva é o fit cultural. Selecionar pessoas que estejam mais alinhadas com a organização é essencial para desenvolver bons resultados e reter talentos.

Diferentemente de um procedimento operacional, uma seleção mais focada nessa integração é uma forte característica de um RH estratégico, que não contrata apenas para preencher vagas, mas sim para impulsionar o desenvolvimento corporativo.

Análise de dados


Um RH estratégico considera os
dados gerados pela empresa como forma de entender melhor quais as necessidades do negócio e quais os profissionais ideais para cada uma delas.

A leitura de dados na tomada de decisão é fundamental para um embasamento mais seguro e que não se deixa levar por achismos

As ferramentas de Big Data, que são tendência nos dias de hoje, são excelentes para levantar e organizar essas informações, direcionando candidatos certos para as vagas certas, economizando tempo com essa demanda.

Comunicação integrada


As empresas reconhecem cada dia mais a importância de
focar no público interno para alcançarem bons resultados.

Nesse sentido, setores como de endomarketing e comunicação interna devem receber a devida atenção e, além disso, atuarem de forma contínua e integrada ao RH estratégico.

Em outras palavras, o RH estratégico deverá desenvolver atividades para uma gestão de pessoas mais engajada, que busque promover eventos, palestras, treinamentos, reuniões e outras ações motivacionais que auxiliem ao máximo no aproveitamento das habilidades de seus colaboradores.

Inovação em tecnologia


A inovação, o desenvolvimento em tecnologia também fazem parte do RH estratégico. 

Para esse setor, também já existem ferramentas colaborativas e softwares específicos para auxiliar naquelas atividades mais burocráticas e que exigem muita atenção, como o cálculo da folha de pagamento, controle de ponto de profissionais, gestão de benefícios, entre outras.

O RH estratégico utiliza dessas ferramentas para aumentar sua produtividade, focando em demandas mais voltadas para as particularidades da empresa, sem perder a qualidade nas tarefas operacionais.

Vantagens do RH estratégico


Ao longo deste artigo, você provavelmente já identificou muitas das vantagens que o RH estratégico representa para uma empresa.

Sem dúvidas existem muitos benefícios, que podem ser sentidos principalmente na rotina, quando o modelo é colocado em prática.

Listamos a seguir os principais:

Retenção de talentos


A
competitividade fornece um ambiente fértil para que profissionais tenham opções variadas de atuação. Consequentemente, a retenção de talentos se torna um desafio, pois os colaboradores podem optar por migrar para a concorrência.

Manter os profissionais qualificados envolve o estabelecimento de uma ligação entre profissional e empresa, semeada por uma compatibilidade de valores e por ações de integração constantes.

Esse resultado se dá através do RH estratégico, que se dedica à análise de fit cultural e trabalha continuamente para manter forte o vínculo entre as equipes internas.

Tomada de decisão assertiva


O RH estratégico permite um fácil acesso à dados e
relatórios personalizados do negócio, que são fundamentais em tomadas de decisão. 

O acompanhamento dos profissionais através de uma gestão de desempenho permite escolher o profissional mais capacitado para a função de líder no momento de uma promoção, por exemplo.

Da mesma forma, em momentos de crise em que a redução do quadro de funcionários seja inevitável, esses relatórios mostrarão os colaboradores mais produtivos, permitindo que a decisão seja tomada de forma segura e embasada em dados concretos.

Clima organizacional


O clima organizacional reflete o
nível de motivação dos colaboradores, bem como a disposição física e psicológica deles com o trabalho.

A harmonia entre estes aspectos é fundamental para que as atividades sejam desempenhadas da forma mais produtiva possível e é, também, o resultado de um RH estratégico que fortalece a comunicação interna.

Inovação


O RH estratégico, como vimos, também investe em tecnologia. Essa abertura para a inovação coloca a organização em um
patamar de destaque da concorrência, chamando a atenção de parceiros e investidores.

 

Agora você já sabe como funciona um RH estratégico. Quer continuar aprimorando o desempenho deste setor do seu negócio? Descubra o que uma consultoria de RH pode fazer por você.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.