Responsabilidade Civil: o que é e para que serve?

O que é Seguro de Responsabilidade Civil?

É o seguro que garante ao segurado a indenização por danos materiais ou corporais causados involuntariamente.

Os seguros de responsabilidade civil mais procurados atualmente pelas empresas são o seguro de riscos cibernéticos, com o intuito de proteger o cliente em caso de divulgação pública de dados privados que estão sob custódia da empresa.

 

Para que serve o seguro de responsabilidade civil?

Este seguro cobre de forma ampla a Responsabilidade Civil de caráter extracontratual por danos pessoais, materiais e consequentes prejuízos causados pelo segurado a terceiros no desenvolvimento da sua atividade segurada.

 

Seguro de Responsabilidade Civil cobertura para terceiros

Prevê o reembolso referente a indenizações por danos corporais ou materiais, causados de maneira não intencional a terceiros, nas dependências da empresa ou no local de prestação de serviço.

 

Qual a cobertura do seguro de responsabilidade civil?

O seguro de responsabilidade civil (RC) é a cobertura segurada de perdas resultantes em danos corporais e materiais causadas a terceiros, desde que sejam danos involuntários e acidentais, como exemplo o seguro de cyber risk ou risco cibernético.

 

BWG-Seguro-Responsabilidade-Civil-1

Quais os tipos de seguro de responsabilidade civil?

 O seguro de responsabilidade civil pode ser contratado de duas formas: individual, em que ele é adquirido sozinho, sem estar atrelado a outro seguro, ou como cobertura adicional, dentro de um pacote mais completo. Abaixo listamos os principais seguros de responsabilidade civil.

 

Responsabilidade Civil Geral: protege empresas no caso de danos corporais ou materiais causados a outras pessoas que estejam sob sua responsabilidade (colaboradores e clientes)

Responsabilidade Civil Profissional: pode ser coletiva ou individual voltada para profissionais que lidam com algum tipo de risco e que podem gerar processos cíveis, administrativos e criminais. Ex.: médicos dentistas e veterinários.

Responsabilidade Civil Ambiental: protege empresas com potencial poluidor. Ex: Uma empresa de petróleo polui um local como rio, fauna e flora o seguro de riscos ambientais cobre danos pessoais e materiais, valores em processos na justiça e despesas com análise entre outros danos causados.

Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores: protege o patrimônio de executivos, custas de defesa e indenização no caso de processos cíveis, trabalhistas, penais, administrativos ou arbitrários.

Responsabilidade Civil de Produtos: protege contra processos no caso de falha em produtos fornecidos. 

Responsabilidade Civil Crimes Cibernéticos: protege empresas e profissionais contra processos por danos causados por vulnerabilidades e ataques de hackers.

 

BWG-Seguro-Responsabilidade-Civil-2

O que é apólice de seguro de responsabilidade civil?

O seguro de responsabilidade civil tem como objetivo garantir indenização ao segurado por danos corporais ou materiais causados a terceiros de forma não intencional. Esses danos podem ser por ex.: acidentes com máquinas pesadas no local de trabalho, em que ocorrem ferimentos em trabalhadores ou terceiros, além de dano material ao equipamento ou estrutura.

 

Como saber que escolheu certo o Seguro de responsabilidade civil?

 Na modalidade de seguro de responsabilidade civil por sua complexidade, deve ser elaborada e contratada por uma consultoria especializada para a correta transferência do risco.