Seguro corporativo: quais são os tipos de cobertura?

seguro corporativo

Seguro corporativo: quais são os tipos de cobertura?

O seguro corporativo é uma modalidade de proteção bem completa e direcionada para empresas, que estão sujeitas aos mais diversos tipos de risco.

Independentemente da causa, os danos provocados à um negócio são prejuízos ao caixa, danos à infraestrutura ou ao capital humano da empresa. Os reflexos disso, por sua vez, podem ser danos à imagem da organização ou, no pior dos cenários, sua falência.

Sendo assim, no artigo de hoje vamos explicar com mais detalhes como de fato funciona uma apólice de seguro corporativo e o que está incluso nela. Acompanhe!

O que é o seguro corporativo?


O seguro corporativo visa proteger o
patrimônio de uma empresa, seja ele material ou civil. Hoje em dia, há uma conscientização maior entre os empresários de que a contratação desse serviço é mais do que uma atitude preventiva, ela é necessária.

Contratar um seguro corporativo é se responsabilizar pelo seu negócio, tendo a tranquilidade para focar nas metas e objetivos da sua estratégia sem se preocupar em perder tudo de uma hora para outra.

E se você trabalha com gestão empresarial, certamente sabe que há muita coisa com que se preocupar nesse meio. Pequenas brechas para erro já representam um grande risco, porém nem com a mais avançada tecnologia é possível dar conta de tantas coisas ao mesmo tempo.

O seguro corporativo é voltado para atender as necessidades específicas de cada instituição, tendo a possibilidade de ser personalizado de forma a caber no seu planejamento financeiro. 

Os gastos são fixos e sua empresa fica preparada para qualquer imprevisto, evitando que o orçamento acabe fugindo do controle por conta de alguma emergência.

Para entender melhor como é possível ter uma apólice de seguro corporativo que contenha apenas o que você precisa, é preciso entender que existem dois tipos principais de cobertura: a básica e a adicional.

Como funciona a cobertura básica?


A cobertura básica, como o próprio nome já diz, é o mínimo que uma empresa precisa para poder operar com segurança e respaldo em caso de algum dano natural à sua estrutura.

Com ela, a organização está protegida no caso de acontecimentos inesperados, como incêndios, raios e explosões, recebendo uma indenização que poderá ser usada na recuperação da estrutura.

Esse tipo de cobertura arca com todos os gastos de reconstrução, assim como componentes internos como móveis, ferramentas, máquinas e a matéria prima perdida.

Porém, é importante ressaltar que o dano não pode ser intencional de forma alguma. Ele deve ser totalmente acidental e acontecer no terreno da empresa em questão, não em seus arredores.

Como funciona a cobertura adicional?


A cobertura adicional não é menos importante. Ela disponibiliza diversos recursos que oferecem uma proteção ainda maior para a empresa e para quem trabalha nela. 

A vantagem é que nesse tipo de seguro corporativo, a empresa não precisa fechar um pacote completo, podendo, como mencionamos antes, personalizar o serviço.

Essas opções disponíveis dentro da categoria de cobertura adicional são divididas em três: 

1. Responsabilidade civil da empresa


O seguro corporativo de
responsabilidade civil pode ser contratado de forma isolada com como adicional a um seguro empresarial mais completo, tendo como objetivo garantir indenização ao segurado por danos corporais ou materiais causados a terceiros de forma não intencional. 

Ou seja, a pessoa física ou jurídica tem a obrigação de indenizar aquele a quem tenha causado danos ou prejuízos, sejam eles materiais ou morais, em vista de seus atos ou omissões.

Esse tipo de apólice é fundamental nos dias de hoje, protegendo a empresa de prejuízos advindos de possíveis processos judiciais. Dependendo dos valores movimentados por uma ação, o dano pode ser fatal e levar o negócio à falência.

2. Indenizações civis


No segundo grupo de coberturas adicionais estão os seguros que visam proteger não só o empresário, mas também seus colaboradores. 

Ele inclui os pacotes de indenização contra possíveis doenças, lesões e em casos extremos, óbitos.

Os principais tipos de seguro corporativo dessa categoria, são:

  • Seguro de vida empresarial: atende a um conjunto de situações, como assistência emergencial para serviços da empresa, despesas médico-odontológicas, prêmio de vida antecipado em caso de doenças crônicas e terminais, incapacidade temporária e assistência funeral em caso de morte;
  • Seguro saúde empresarial: cobre despesas médicas, odontológicas e hospitalares, sendo similar ao plano de saúde, porém funcionando com base no reembolso dos valores ao segurado e oferecendo mais liberdade na escolha dos prestadores de serviço, que podem ser de fora da rede referenciada;
  • Seguro de acidentes pessoais: voltado para indenização de acidentes que podem levar à morte, invalidez permanente, total ou majorada;
  • Seguro de proteção de renda: fornece um auxílio financeiro ao segurado em caso de acidentes ou doenças que possam impedir a atividade laboral e, consequentemente, afetar a renda.
  • Seguro de previdência empresarial: também conhecido como previdência privada, é oferecido como um benefício aos colaboradores, funcionando como um fundo de investimento de longo prazo.

3. Proteção de bens


Essa terceira categoria é voltada para reparação de prejuízos causados por razões não naturais aos bens ou ao próprio negócio, sendo um complemento à cobertura básica.

Algumas das situações que podem ser minimizadas por essa modalidade são:

  • Acidentes na parte elétrica;
  • Acidentes com veículos da empresa;
  • Quebra de vidros, painéis e fachadas;
  • Prejuízos causados pela interrupção de quaisquer atividades da empresa;
  • Danos provocados pela água;
  • Roubo ou furto;
  • Perda de mercadorias em trânsito;
  • Descumprimento de contrato;
  • Danos em máquinas e equipamentos.

 

Precisa de ajuda para identificar qual cobertura de seguro corporativo é ideal para a sua empresa? Através do BWG Seguros e Benefícios, nos dedicamos a oferecer uma atuação estratégica que atenda às demandas de nossos clientes. Apresentamos soluções inovadoras junto a um portfólio de seguros e produtos diversificado, garantindo a qualidade de vida e proteção de toda sua empresa. Se quiser saber mais, fale conosco.

 

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.