Seguro de vida empresarial: o que é e como funciona

Conceito

O Seguro de Vida Empresarial ou Seguro de Vida em Grupo é aquele contratado pela empresa, com o objetivo de assegurar proteção aos seus colaboradores.

Neste seguro, a empresa é quem tem a qualidade de estipulante, sendo a responsável pela negociação das cláusulas de forma que o colaborador é apenas incluído na apólice empresarial.

Assim, como o custo de contratação é relativamente baixo à empresa, é possível proteger seus profissionais sem imenso esforço financeiro e, ao mesmo tempo, dar tranquilidade familiar e ajudá-los a manter o foco na produtividade.

 

Como funciona o Seguro de Vida Empresarial?

O seguro é contratado de acordo com as necessidades, o tamanho e as possibilidades financeiras da organização. Ao realizar a contratação, deverá ser considerado o risco do ramo de atividade no qual a empresa atua, além disso, serão estipuladas em contrato todas situações de cobertura do seguro de vida para funcionários.

A vigência do contrato do Seguro de Vida Empresarial normalmente é de 12 meses. Contudo, é possível optar por prazos maiores — de dois, três ou quatro anos, por exemplo. A alteração da vigência padrão e outras questões contratuais devem ser tratadas com o seu corretor. Além de indicar o seguro que melhor atenderá a sua organização, ele poderá adaptá-lo às suas necessidades.

De qualquer modo, independentemente da forma de pagamento, a empresa é sempre a responsável pela contratação, enquanto os colaboradores serão os segurados da apólice. Consequentemente, são eles que deverão designar os seus beneficiários, ou seja, as pessoas que receberão os valores na ocorrência de sinistro.

 

Quais são as formas de custeio do Seguro de Vida Empresarial?

O Seguro de Vida Empresarial ou Seguro de Vida em Grupo pode ser oferecido em três modalidades de custeio:

 

  • custeio integral por parte da empresa (não contributário);
  • custeio misto (contributário parcial);
  • custeio integral por parte do funcionário (contribuitário).

De forma geral, distintamente de um seguro individual, as garantias do seguro contratado cessam ao final do vínculo com o estipulante ou podendo este optar por continuar no seguro, desde que assuma o custo integral das coberturas, vale consultar a apólice do seguro para assegurar.

 

Quais são os requisitos para contratação do Seguro de Vida Empresarial?

A condição básica para fazer parte do seguro é estar vinculado à empresa na qualidade de empregado, sócio ou executivo e em alguns casos Prestadores de Serviços.

 

Quais são as principais coberturas do Seguro de Vida Empresarial?

As coberturas do seguro de vida variam de acordo com a apólice negociada pela empresa. Entretanto, as proteções mais comuns são:

 

  • morte — natural e por acidente;
  • invalidez permanente — total ou parcial por acidente;
  • invalidez funcional ou laboral permanente total por enfermidade;
  • assistência ou auxílio funeral;
  • cesta básica;
  • Coberturas adicionais podem ser contratadas conforme necessidade da empresa.

Qual a diferença entre capital segurado e prêmio em um Seguro de Vida Empresarial?

Capital segurado refere-se ao valor máximo a ser pago pela seguradora na ocorrência de um sinistro para a cobertura contratada. Em outras palavras, trata-se da importância segurada na apólice.

Prêmio diz respeito à soma paga à seguradora para que ela assuma a responsabilidade de um determinado risco. Ou seja, é o valor destinado ao custeio do seguro.