Seguro para empresas: como fazer a escolha certa?

seguro para empresas

Seguro para empresas: como fazer a escolha certa?

O seguro para empresas é um serviço que visa proteger o negócio contra imprevistos, sendo essencial para uma gestão de riscos eficiente.

O mercado está cada dia mais competitivo e qualquer situação inesperada pode ser suficiente para colocar sua empresa em desvantagem.

Pensando nisso, empresários estão ainda mais conscientes da necessidade de investir em um seguro para empresas e se proteger contra qualquer tipo de perda.

Ao longo desse artigo, você vai entender melhor como funciona o seguro para empresas e conferir, ainda, dicas incríveis de como fazer a escolha da cobertura ideal para o seu negócio.

Continue lendo!

Como funciona o seguro para empresas?


O seguro para empresas, coletivo ou em grupo, é conhecido como uma modalidade de proteção que só pode ser adquirida por organizações como empresas, sindicatos ou conjunto de pessoas com ligações em comum.

O principal objetivo é zelar pelo patrimônio, tanto material quanto civil. Essa proteção é dada através de uma apólice, que contém todo o acordo necessário para prevenir a empresa contra riscos, como danos na parte elétrica, enchentes, doenças, acidentes de trabalho e roubos.

O seguro para empresas é uma alternativa indicada para qualquer gestão que se preocupe em proteger sua companhia e seus colaboradores.

Sendo assim, é válido para organizações de todos os portes e setores, assim como comerciantes, clínicas, indústrias e quaisquer outros tipos de negócio.

A cobertura do seguro pode variar muito e existem duas categorias principais:

  • Cobertura básica: fornece proteção contra danos exclusivamente acidentais à estrutura da empresa, como incêndios, raios e explosões, garantindo uma indenização que poderá ser usada no processo de recuperação;
  • Cobertura adicional: é uma cobertura mais personalizada, que pode incluir responsabilidade civil, proteção de bens e indenizações a colaboradores, ficando a critério da empresa incluí-las ou não, com base em sua estratégia de remuneração e gestão de riscos.

 

Qual a importância do seguro para empresas?


Já imaginou se dedicar por muitos anos ao desenvolvimento da sua empresa e perder tudo em um incêndio? 

Ou ainda, trabalhar duro para manter os lucros e a imagem da sua marca, e um dia acabar enfrentando um processo judicial por não garantir a segurança de seus colaboradores?

Sem um seguro para empresas você pode acabar perdendo tudo a que se dedica tanto ou, no mínimo, ter um prejuízo, o que nunca é aceitável no mundo dos negócios.

Prevenir é a melhor opção. Com o seguro, você garante a sua tranquilidade e a de seus funcionários, podendo focar no que realmente importa, contando com apoio especializado em caso de necessidade e fortalecendo a cultura organizacional.

Como identificar o seguro ideal para minha empresa?


O seguro ideal para uma empresa é algo muito relativo, pois vai depender das necessidades de cada negócio e dos pacotes que ele tiver à sua disposição, visto que as coberturas variam de uma seguradora para outra.

Porém, existem critérios que devem ser muito bem avaliados durante todo o processo, desde a análise das coberturas adicionais até a assinatura do contrato.

Selecionamos tudo que você deve considerar a seguir:

Tipo de empresa


Um dos principais itens que devem ser considerados na escolha do seguro ideal e das coberturas adicionais que farão parte dele é o tipo de empresa. 

Estamos falando do segmento de atuação e das atividades exercidas, que são a base para entender as necessidades da organização.

Ignorar essa avaliação pode fazer com que você acabe arcando com condições desnecessárias e que vão elevar o valor final do seguro.

Da mesma forma, alguns setores têm exigências específicas de Segurança e Saúde no Trabalho estipuladas por lei ou grupos sindicais. Sendo assim, é preciso verificar esse tipo de informação com cautela e considerá-las na escolha.

Risco relativo X Risco absoluto


A condição de risco relativo ou absoluto também é um ponto que merece bastante atenção. Isso porque o risco relativo só cobre a integralidade de um dano caso o prejuízo tenha sido igual ou menor que o valor contratado inicialmente.

Assim, se a empresa sofrer com um problema mais grave, a indenização vai cobrir apenas uma parte dos danos, de forma que a empresa se responsabilize pela outra parte.

Naturalmente, a opção de risco absoluto é mais vantajosa, pois garante 100% de suporte para o negócio em qualquer tipo de situação. É essencial observar esse tópico durante a contratação do seguro para empresas.

Análise de mercado


Se sua empresa está começando a se preocupar com a contratação de um seguro agora e não entende muito bem como esse mercado funciona, realizar uma pesquisa é uma ótima ideia.

Essa atitude é importante para entender como outras empresas do seu segmento de atuação estão gerindo esse assunto e em quais tipos de cobertura investem.

Se você busca aproveitar essa medida de segurança como um benefício para colaboradores, por exemplo, observar a concorrência é uma forma de identificar oportunidades que diferenciam a sua empresa das demais, atraindo novos talentos.

Opinião de colaboradores


Ouvir o que os colaboradores têm a dizer também pode ser um ótimo caminho para definir o que não pode faltar no seguro empresarial do seu negócio.

Afinal, são pessoas que passam grande parte de seus dias nas dependências da empresa e certamente terão uma visão construtiva sobre os riscos que ela apresenta.

Prazos e valores


Os prazos de vigência e valor das parcelas do seguro são, obviamente, um item essencial nessa lista.

Quanto maior for o período de vigência, melhor para a empresa, pois boa parte das seguradoras oferecem descontos atrativos dentro desse tipo de condição. 

Porém, é preciso prezar pelo custo-benefício em primeiro lugar. O valor das parcelas deve ser justo ao que será incluído na cobertura contratada e é primordial garantir a transparência desses dados antes de fechar qualquer negócio.

Apoio de uma corretora


Para escolher o seguro para empresas ideal, o auxílio de uma boa corretora faz toda a diferença. 

Além de indicar uma seguradora confiável, essa parceira especializada saberá como conduzir todo o processo de identificação dos riscos internos. 

Mais que isso, ela orientará sobre quais as melhores escolhas para garantir um seguro empresarial completo e com ótimo custo-benefício, personalizado para o seu caso.

Através do BWG Seguros e Benefícios, por exemplo, nos dedicamos a oferecer uma atuação estratégica que atenda às demandas de nossos clientes. Apresentamos soluções inovadoras junto a um portfólio de seguros e produtos diversificado, garantindo a qualidade de vida e proteção de toda sua empresa. Fale conosco e saiba mais!

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.