Ir para o conteúdo
  • Sobre
  • Soluções para RH
    • Folha de Pagamento
    • Seguros & Benefícios
    • Agência de Comunicação Interna
    • Rede Social Corporativa
  • Nossos Conteúdos
    • Materiais
    • Casos de Sucesso
    • Blog 
    • Panorama de RH e CI 2025
  • BWG Saúde
    • Sou Cliente
    • Sobre a BWG Saúde
    • Quero ser associado
    • Entidade Beware
    • 2ª via de Boleto
  • Contato
  • Sobre
  • Soluções para RH
    • Folha de Pagamento
    • Seguros & Benefícios
    • Agência de Comunicação Interna
    • Rede Social Corporativa
  • Nossos Conteúdos
    • Materiais
    • Casos de Sucesso
    • Blog 
    • Panorama de RH e CI 2025
  • BWG Saúde
    • Sou Cliente
    • Sobre a BWG Saúde
    • Quero ser associado
    • Entidade Beware
    • 2ª via de Boleto
  • Contato

3 maneiras para o gestor apoiar o desenvolvimento do colaborador

  • 23/04/2020
  • Por BWG
Compartilhe

Na correria do dia a dia, o colaborador está ansioso para aprender e desenvolver novas habilidades. Enquanto o desenvolvimento dos colaboradores está decolando, os gestores ainda buscam ativamente essa condução. Pense nos gestores como coaches que podem orientar seus colaboradores diretos e criar a cultura que apóia e incentiva seus desenvolvimentos. Ter um gestor que traga desenvolvimento para a conversa e manifeste o desejo de ajudar os colaboradores a crescer, estabelecerá o ambiente ideal para que os mesmos busquem melhorias.

A CEB descobriu que a “falta de futuras oportunidades de carreira é a principal razão pela qual as pessoas deixam o emprego”. Assim, se os gestores não fomentarem uma cultura focada no desenvolvimento, os colaboradores não verão isso como uma opção e procurarão outro lugar que nutra seu desejo de melhorar.

Por isso a importância de envolver os gestores na conversa com seus colaboradores, sendo assim, destacamos 4 maneiras que eles podem apoiar o desenvolvimento deles.

1. Conduza os gestores a terem conversas significativas com seus colaboradores


Essas conversas devem ser separadas das reuniões de análise de desempenho. Os gestores fazem check-in trimestral com seus diretos para abordar conquistas e dificuldades do último trimestre. Olhando para trás, os gestores podem ajudar a direcionar a criação de um plano de desenvolvimento para o próximo trimestre que aborde as habilidades que precisam ser melhoradas. Caberá ao colaborador executar o plano, mas o envolvimento do gestor será imprescindível na orientação e responsabilidade da tarefa.

2. Fale sobre metas e use o alinhamento para auxiliar no progresso do colaborador


As metas andam lado a lado com os check-in, elas estabelecem a intenção e são necessárias para realizar as conversas de maneira significativa. Criar metas de desenvolvimento ajuda os colaboradores a manterem o foco no progresso das competências que desejam melhorar.  Ao incluir o alinhamento de metas, os gestores conduzem os colaboradores para o sucesso.

3. Direcione os gestores a darem feedback construtivos e contestáveis


Dê suporte aos gestores fornecendo modelos de feedback útil e construtivo. Os modelos são a base para fornecer feedback de qualidade em um formato de fácil entendimento e contestável. Usar um modelo é menos intimidador e elimina supostas deduções.

Peça feedback durante todo o ano para evitar o esquecimento e obter uma visão geral anual do colaborador.

Muitas organizações utilizam equipes que se reúnem apenas para a realização de um projeto. Isso significa que nem sempre as melhores pessoas para pedir feedback serão as mesmas, já que as equipes mudam de acordo com o projeto em que estão envolvidas, portanto, obter feedback quando a relação de trabalho estiver mais recente ajudará a garantir feedbacks com mais qualidade, que forneçam insights precisos sobre o colaborador.

Ao coletar feedback ao longo do ano, os gestores também garantem uma transição mais tranquila do cargo. Os novos gestores terão conhecimento das habilidades de um colaborador se conseguirem fazer a leitura do feedback coletado nos meses anteriores.

Criar uma cultura que suporte o desenvolvimento do colaborador começa com os gestores. Sem o envolvimento deles, os colaboradores ficam sem uma orientação clara e sentem-se limitados. A inclusão de gestores no processo fornece aos colaboradores a estrutura de apoio que precisam para se sentirem à vontade no desenvolvimento.

Foto de BWG

BWG

Posts relacionados

Por que implementar uma rede social corporativa na sua empresa

Leia mais »
rh estratégico

O que é o RH estratégico e quais são as suas vantagens?

Leia mais »

Assine a news e fique por dentro das principais notícias do mundo do RH e da Comunicação Interna.

Logotipo na versão principal da empresa BWG Best Way Group
Siga o BWG nas redes sociais:
Instagram Youtube Linkedin
São Paulo – Headquarter

Edifício River Park
Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 240,  14º andar
Tel.: (11) 5670-2100

Também temos atendimento em:
  • Belo Horizonte - MG
  • Canoas - RS
  • Caxias - RS
  • Curitiba - PR
  • Rio de Janeiro - RJ
  • Valinhos - SP

DPO: GEP Soluções em Compliance
E-mail: dpo@bwg.com.br
Representante legal: Maurício José Ribeiro Rotta.

BWG Todos os direitos reservados.
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Requisição do Titular
  • Aviso de Privacidade
  • Relatório de Transparência Salarial
  • Flexibilidade na Matriz de Responsabilidades
    Estamos abertos ao diálogo e à construção de uma Matriz de Responsabilidades que faça sentido para ambos.
  • Relacionamento e Vendas juntos após o contrato
    O comercial que realizou a venda se une ao time de relacionamento e continua com você mesmo após a assinatura do contrato.
  • Célula de Atendimento 
    O Analista da Célula, que executa a sua Folha na operação, participa de fases da Implantação para entender suas regras de negócio antes do go live e executa a folha do início ao fim, tornando-se um especialista na folha de pagamento da sua empresa.

    No dia a dia, você não precisa abrir um chamado num 0800 nem aguardar 48 horas mínimas para receber retorno. No nosso modelo de atendimento, você abre solicitação pela plataforma e pode ligar diretamente para o seu especialista para tirar dúvidas.
  • Reprocessamento
    Liberamos até 1 reprocessamento sem custo adicional e 15% de um recorrente mensal nas próximas solicitações.
  • Operação Segurada
    Seguro 3MM que cobre erros operacionais, garantindo a continuidade do negócio, caso venha a ocorrer um evento de alto valor.
Reserve sua apresentação
Fale com especialista