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20 erros frequentes que o RH comete na Gestão de Seguros

  • 23/08/2024
  • Por Samarony Batista
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A Gestão de Seguros é uma das atribuições do RH dentro de uma empresa que influencia na proteção dos ativos, a continuidade das operações e a estabilidade financeira da organização. 

Mas, algumas partes dessa responsabilidade podem passar despercebidas, o que pode levar a erros que comprometem a segurança e o planejamento financeiro.

De acordo com uma pesquisa de Oxford, apenas 1 em cada 10 negócios brasileiros contrata algum tipo de seguro corporativo, o que revela uma lacuna na abordagem dos riscos.

Para ajudar nessa missão, separamos os 20 erros frequentes que o RH comete na hora de escolher, contratar e gerenciar na Gestão de Seguros da sua empresa:


Entender e identificar os riscos na Gestão de Seguros

1. Subestimar os riscos: não avaliar adequadamente os riscos pode levar à contratação de seguros inadequados. pesquise bem antes.

2. Riscos de desastres naturais: ignorar a possibilidade de desastres naturais, como inundações ou deslizamentos, pode deixar a empresa ou os colaboradores vulneráveis.

3. Seguros para riscos cibernéticos: com o aumento das ameaças digitais, a falta de seguro cibernético pode expor a empresa a grandes prejuízos. Aproveite e leia Riscos Cibernéticos: como o Seguro Cyber protege sua empresa?

4. Seguros para eventos especiais: para empresas que realizam eventos, a falta de seguro específico pode ocasionar perdas significativas em caso de imprevistos.

5. Cobertura para transporte de mercadorias: ignorar a necessidade de seguros para o transporte de bens pode resultar em grandes perdas em caso de acidentes, roubos ou furtos.

 

Fazer boas escolhas na Gestão de Seguros

6. Escolher a apólice mais barata: focar apenas no preço pode resultar em coberturas insuficientes ou inadequadas. Avalie a melhor opção.

7. Não consultar uma corretora especializada: a ausência de orientação especializada pode levar a decisões inadequadas e até irreversíveis.

8. Confundir seguros pessoais com empresariais: as necessidades de cobertura variam entre pessoas físicas e jurídicas, e confundir essas demandas pode gerar problemas.

9. Seguro de responsabilidade civil: este tipo de seguro é necessário para proteger contra ações judiciais e indenizações.

10. Não incluir coberturas adicionais: deixar de adicionar coberturas complementares, como para riscos ambientais ou danos indiretos, pode resultar em brechas na proteção.

 

Veja também: Seguro corporativo: quais são os tipos de cobertura?

 

Revisar e atualizar as apólices da Gestão de Seguros

11. Não revisar periodicamente as apólices: a falta de revisão pode significar que a cobertura não acompanha mudanças no perfil de risco. pesquise o mercado e seus colaboradores.

12. Atualização dos bens segurados: não atualizar a lista de bens pode resultar em uma cobertura inadequada.

13. Mudanças relevantes ao segurador: alterações nas condições de risco da empresa devem ser comunicadas para a seguradora, pois em caso de sinistros, você pode ficar sem cobertura.

14. Esquecer de renovar a apólice: a falta de renovação pode deixar o segurado desprotegido. atente-se aos prazos.

15. Desconhecer os prazos de carência: não entender os períodos de carência pode levar a situações em que a cobertura não é efetiva quando necessário.

 

Analisar e acompanhar a Gestão de Seguros da empresa

16. Falta de planejamento financeiro: não prever os custos com seguros pode comprometer o orçamento. tenha uma gestão controlada e utilize ferramentas para ajudar na organização do planejamento.

17. Pesquisa interna: não envolver todas as equipes no processo de Gestão de Seguros pode resultar em coberturas desnecessárias.

18. Desconhecer as cláusulas de sinistros: não entender os procedimentos e prazos para acionar o seguro pode atrasar ou impedir a indenização.

19. Assistência 24 horas: não incluir assistência 24 horas pode dificultar a resolução rápida de sinistros em momentos críticos.

20. Auditorias na Gestão de Seguros: a ausência de auditorias pode impedir a identificação de falhas e a melhoria contínua da Gestão de Seguros.

 

Se precisar de ajuda para identificar a cobertura de Seguro Corporativo ideal para sua empresa, o BWG pode ser sua solução. Confira alguns dos serviços oferecidos:

  • Acesso a diagnósticos de Seguros & Benefícios Corporativos.
  • Customização de benefícios alinhados às necessidades da sua empresa.
  • Gestão Digital de Sinistros de seguro saúde de maneira confiável e simples.
  • Parceria estratégica para a saúde mental dos colaboradores.
  • Aplicativo parceiro para incentivo à atividade física.
  • Vale-alimentação, vale-refeição e vale-transporte.

 

Seguros e benefícios BWG

 

BWG

BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece cinco soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Agência de Comunicação Interna e Plataforma de Comunicação.

Foto de Samarony Batista

Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.
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