Avaliação de desempenho: o que é e como fazer

Avaliação de desempenho: o que é e como fazer

Para manter na mesma página colaboradores e gestores, mostrando os erros e acertos profissionais durante um determinado período, uma avaliação de desempenho passa a ter grande valor para ambas as partes e para o crescimento de uma empresa como um todo. 

Ela é importante para qualquer negócio, uma vez que capacita os funcionários e mostra a quem faz a gestão de suas carreiras, onde é possível otimizar e melhorar, alcançando níveis cada vez mais altos de qualidade. 

Assim como os dados são importantes para qualquer análise empresarial, não seria diferente com o desempenho dos colaboradores de uma franquia de serviço motoboy ou qualquer outra empresa. 

Ao ter uma avaliação completa e detalhada, podem ser identificadas grandes oportunidades de crescimento pautadas nas melhorias que os colaboradores trazem após a avaliação.

 

Afinal, o que é uma avaliação de desempenho?

 

Uma avaliação de desempenho é um documento formal preenchido pelos funcionários com um forte caráter de feedback sobre o retorno e resultados, seja de cunho tanto profissional como pessoal.

Com essa estratégia, os gestores avaliam o desempenho geral dos colaboradores, identificam os pontos fortes e fracos, dão um feedback com base nesses dados e, assim, fica mais fácil entender como definir as metas.

Normalmente, esse tipo de avaliação é mútua. Ou seja, os funcionários também têm a oportunidade de fazer perguntas e compartilhar resultados com seus gestores.

As avaliações de desempenho podem ser feitas a qualquer momento. A recorrência depende muito de cada empresa. 

Algumas optam por fazer anualmente, juntando mais dados para análise, mas os resultados e melhorias trazem retornos tão positivos que hoje em dia é mais comum ter essas avaliações a cada mês ou a cada três meses do que em prazos mais longos. 

Independentemente da frequência ou da maneira como são feitas essas avaliações, a tendência é beneficiar os colaboradores, que vão saber onde estão errando e acertando.

Além dos gestores, que montam cada vez mais equipes melhores baseadas nisso e, claro, a empresa em si porque acaba que a eficiência é colocada em prática depois dessas avaliações. 

 

Saiba o que colocar na avaliação

 

Independentemente do setor, a maioria das avaliações dos funcionários inclui a avaliação das seguintes áreas e habilidades: 

 

  • Boa comunicação;
  • Colaboração e trabalho em equipe;
  • Solução de problemas;
  • Qualidade e precisão do trabalho;
  • Atendimento, pontualidade e confiabilidade;
  • Capacidade de cumprir metas e respeitar prazos.

 

Depois de abordar as principais áreas, você precisará fazer a avaliação de ativos dentro da companhia, em relação ao colaborador, e pesar cada uma dessas áreas a fim de obter uma imagem do desempenho geral do funcionário. 

A maneira como o gestor formata e organiza essas informações depende dele e das necessidades da sua empresa. 

Algumas companhias usam um sistema de classificação de 0 a 10, porcentagens ou descrições já padronizadas desse tipo de documento (por exemplo, “na maioria das vezes”, “em alguns casos”).

Qualquer que seja o sistema que você utilizar, certifique-se de que seja objetivo e fácil de entender para obter as respostas mais assertivas dos seus colaboradores. 

Depois de terminar o processo de avaliação, reserve um horário para discutir suas descobertas com cada funcionário nas chamadas reuniões 1:1, diretamente com o funcionário e frente a frente. 

Dessa forma, a avaliação torna-se bastante produtiva e é possível comentar todos os pontos. Certifique-se de fornecer um feedback fidedigno e transparente, com exemplos do que fazer e do que não fazer para que haja melhorias, e também reforce as coisas boas.

 

Benefícios da avaliação de desempenho 

 

Veja, a seguir, alguns benefícios da avaliação do desempenho para os funcionários, gestores e para a empresa de forma geral:

 

1 – Comunicação acertada

 

Nos processos de avaliação de desempenho da equipe, os gerentes dão feedback aos membros de um time.

Este feedback é baseado em suas atribuições, sua compreensão, conclusão e entrega. Usando esse retorno, os funcionários podem melhorar seu trabalho e preencher quaisquer brechas que foram identificadas.

Da mesma forma, traz à tona muitos problemas que os funcionários podem ter e precisam ser resolvidos, como arrumar um notebook novo para melhor desempenho de suas funções. Isso ajuda na comunicação aberta e honesta entre os colegas e o gestor.

 

2 – Melhor visão da carreira

 

Os gestores ajudam seus funcionários com a definição de suas atribuições e como eles podem executá-las com maior eficácia. Uma reunião de avaliação de desempenho é o momento perfeito para examinar a trajetória do funcionário. 

A avaliação permite que o funcionário saiba quais são seus objetivos futuros e o que eles precisam fazer para alcançá-los, até para já pensar no berçario particular se precisar deixar o filho, caso haja mais atribuições no futuro. 

Isso os ajuda a criar metas alcançáveis, definir prazos a elas e trabalhar para sua conclusão. Também permite que os funcionários saibam onde estão na hierarquia e onde podem chegar, de acordo com seus objetivos de subir na empresa.

 

3 – Mais possibilidades de engajamento

 

Funcionários engajados têm melhor desempenho, isso é fato. Eles têm mais espírito de equipe, são mais produtivos e ajudam seus colegas de forma mais ativa.

A avaliação de desempenho, mais uma vez, mostra ser a ação adequada para verificar o grau de engajamento de um funcionário em uma empresa fabricante de lima dental ou de qualquer outro ramo. 

Isso não apenas ajudará você a entender o quão engajado o funcionário está, mas também permitirá que o gestor saiba quais etapas necessárias precisa tomar para garantir um alto engajamento.

 

4 – Maior planejamento de recursos

 

As avaliações da equipe ajudam a compreender o desempenho de um funcionário e quais podem ser suas atribuições futuras em relação a metas e objetivos baseados nos KPIs (indicadores-chave de desempenho) da companhia.

Isso não apenas ajuda no gerenciamento de metas eficazes, mas também no planejamento de recursos. Você pode realocar efetivamente o dinheiro ou contratar novos membros para adicionar ao time.

 

Diferentes métodos de avaliação

 

As avaliações costumam ser vistas como uma espécie de histórico do funcionário em que é possível identificar as melhorias ao longo do tempo e o quanto o colaborador se prontificou a mudar o que estava errado. 

Concluídas e discutidas de forma adequada, as avaliações de desempenho podem levar a uma melhor compreensão dos objetivos pessoais e também profissionais, como atingir cargos mais altos.

Essa abordagem também pode ajudar a garantir que os funcionários sejam reconhecidos por seu trabalho e recebam as oportunidades certas de treinamento para adquirir mais habilidades.

O que pode ser um benefício tanto para o funcionário quanto para uma fabricante de sacola supermercado.

Os processos podem ser realizados em vários níveis de gerenciamento, com supervisores diretores ou gerentes de nível superior envolvidos. 

Às vezes, outros colegas de trabalho podem ser incluídos no processo e eles podem dar à gerência uma avaliação do funcionário, já que também são responsáveis pelo desenvolvimento do colaborador.

No geral, o processo de avaliação pode ser dividido em métodos diferentes, que podem ser vistos como grandes vantagens. 

 

Opinião mais assertiva do gestor

 

Uma abordagem de avaliação vinda de cima para baixo coloca o supervisor ou gestor direto no comando do processo, embora outros executivos também possam estar envolvidos. 

O envolvimento do gestor direto é importante devido à sua relação de trabalho com os funcionários, muitas vezes tornando-o mais informado sobre avaliações e feedbacks. Isso deixa a avaliação muito mais assertiva, quando vinda do mentor do colaborador. 

A tendência é que, assim, o colaborador se engaje mais e melhore de forma mais proativa, podendo até mesmo ser oferecidos brindes como forma de estímulo, como hidratação para cabelos cacheados ou participação em eventos, por exemplo. 

 

Colegas de trabalho também podem ajudar

 

No caso de os funcionários serem também avaliados por outros colegas de trabalho, há uma grande vantagem parecida com a do gestor, no entanto, mais benéfica ainda: é uma outra visão daquele colaborador. 

Os colegas de trabalho estão no mesmo nível do funcionário e podem entender melhor a sua contribuição ao trabalho, seus desafios e como o colaborador avaliado se mostra no dia a dia para as suas atribuições na empresa. 

No entanto, é sempre válido alertar que pode haver um risco com esse tipo de método, pois rivalidades de trabalho podem fazer com que alguns colegas avaliem os outros de forma mais crítica, especialmente se estiverem competindo por um aumento ou uma promoção. 

Esse tipo de situação pode acontecer e, na verdade, depende muito. Mas quando a relação entre todos é positiva, a avaliação de desempenho por meio dos pares de trabalho pode ser muito vantajosa. 

 

Avaliação 360º permite mais conhecimento

 

Esse processo de avaliação solicita opiniões de todas as perspectivas: gestores superiores, pares, subordinados e, às vezes, até de clientes de algumas empresas de instalação elétrica

Normalmente supervisionadas pelo departamento de RH, as avaliações 360º costumam ser feitas de forma anônima por envolver muitas pessoas. 

O risco desse tipo de avaliação da performance é que, justamente por permitir o anonimato, alguém pode se sentir mais confortável de realmente criticar, com opiniões mais contundentes.

Isso pode ser um tanto negativo para o colaborador, mas, novamente, não costuma ser uma regra, uma vez que o espírito desse tipo de avaliação é totalmente colaborativo.

 

Conclusão: a autoavaliação ensina muito o colaborador

 

Permitir que os funcionários avaliem seu próprio desempenho também pode ser um método de avaliação muito benéfico. Isso pode dar chance para os gerentes corrigirem, segundo suas visões, e isso torna a dinâmica muito produtiva e mais clara.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.