Qual as vantagens da ginástica laboral na empresa?

ginastica laboral

Qual as vantagens da ginástica laboral na empresa?

Se preocupar com a qualidade de vida dos seus funcionários é mostrar que a gestão da empresa pode ser melhor em diversos momentos. Muitas companhias aplicam a prática de ginástica laboral nas equipes, para que o ritmo de trabalho em jornadas de 8hs diárias seja melhor.

Você sabe quais são as vantagens que a ginástica laboral pode trazer para a sua empresa? Nesse post vamos mostrar todos os benefícios que esses exercícios são capazes de trazer para o dia a dia na saúde dos seus funcionários. Confira!

O que é a ginástica laboral?


Considerando que a maior parte do nosso tempo estamos no local de trabalho, fica um pouco mais difícil fazer exercícios ou alguma atividade física. Isso pode acarretar alguns problemas de saúde, como sedentarismo, cansaço rápido, diabetes, entre outros.

Uma empresa que se preocupa com a rotina mais pesada dos seus funcionários, tende a contratar um profissional de bem-estar e cuidado para auxiliar os colaboradores. Além disso, ela se torna uma empresa mais humana, por demonstrar essa preocupação em reduzir os riscos à saúde e doenças ocupacionais, que podem levar até a afastamento do colaborador.

Quando a empresa começa a prestar atenção nesses detalhes, adicionando a ginástica laboral a rotina dos funcionários, a qualidade de vida dos colaboradores e das pessoas ao redor fica melhor.

A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios e alongamentos desenvolvidos para serem feitos no ambiente de trabalho. Além de aumentar a qualidade de vida do colaborador, a ginástica laboral também tem como objetivo preparar o corpo para as funções do dia a dia.

Ao colocar a ginástica laboral na rotina de seus funcionários, você atende a NR 17, norma sobre as questões da ergonomia no ambiente de trabalho. Ela também reforça a necessidade de todas as tarefas serem realizadas da maneira mais segura e confortável possível.

Quais as vantagens da ginástica laboral?


Existem diversos benefícios e vantagens ao optar pela ginástica laboral no ambiente de trabalho. Separamos uma pequena lista para que você possa entender a magnitude disso, tanto para o bem-estar dos colaboradores quanto da empresa:

  • Melhora a saúde, qualidade de vida e bem estar de modo geral;
  • Induz pensamentos positivos entre as equipes;
  • Melhora a relação com os colegas de trabalho;
  • Ajuda a aliviar estresse e tensões diárias;
  • Corrige postura;
  • Melhora a concentração e o foco na execução das tarefas;
  • Previne lesões corporais e doenças;
  • Ajuda na proteção do sistema respiratório e coração;
  • Incentiva a prática de atividade física fora do trabalho;
  • Deixa o dia mais leve e divertido;
  • Aumenta a produtividade e o desempenho.


Ambos os lados saem ganhando quando a ginástica laboral é aplicada na vida dos funcionários. A empresa também tira diversos benefícios dessa experiência, como:

  • Reduz os casos de acidentes no trabalho;
  • Diminui os atrasos e ausências;
  • Reduz as taxas de turnover (rotatividade dos funcionários);
  • Aumenta a interação entre os funcionários da equipe.


Além dessas vantagens, existe uma que merece maior atenção quando falamos em aplicar a ginástica laboral na rotina dos colaboradores: a prevenção da LER/DORT. Essas doenças são causadas por esforço repetitivo e acarretam muitas dores, fadiga, dificuldade nos movimentos, dormência e inchaço

A LER (lesão por esforço repetitivo) atinge todos os membros superiores e a DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) é um sinônimo da LER. Elas vêm sendo reduzidas em empresas que começam a praticar a ginástica laboral no dia a dia dos funcionários.

Quais são os tipos de ginástica laboral?


Existem 4 modalidades de ginástica laboral para serem aplicadas em diversos momentos da rotina diária dos funcionários. São elas:

Ginástica laboral preparatória

Essa é a atividade realizada por 10 a 20 minutos antes de começar a rotina do colaborador. Os exercícios deste tipo de ginástica têm como foco os músculos que o colaborador costuma usar durante o seu dia.

Ginástica laboral compensatória

Essa modalidade é indicada quando o corpo começa a dar os primeiros sinais de cansaço durante o dia. O objetivo dessa modalidade, além de alongar e melhorar a postura do colaborador, proporciona mais disposição no restante da jornada.

Ginástica de relaxamento

Essa modalidade é ideal para ser executada no final do dia, a fim de aliviar a tensão e o estresse do colaborador. Sabemos que existem dias que podem ser mais estressantes que o normal, por isso, fazer um pouco de exercício pode ser uma ótima saída para finalizar o dia de maneira mais tranquila.

Ginástica corretiva

Quando a dor muscular começa a causar um certo desconforto no colaborador, é adequado que seja feita uma ginástica laboral corretiva. Fazer exercícios que movimentam os membros inferiores e superiores, além de ajudar a corrigir a postura, aumentar a resistência e reduzir o incômodo das dores musculares.

Principais objetivos da ginástica laboral no ambiente de trabalho


Quando aplicada na rotina dos colaboradores, a ginástica laboral se baseia em dois grandes objetivos: as atividades corretivas e preventivas. Ambas são importantes para que seja evitado as lesões e os acidentes de trabalho.

Corretiva


A ginástica corretiva tem o foco na otimização da ergonomia do trabalho, atuando nos efeitos negativos das atividades executadas diariamente. Por exemplo, se na sua empresa alguém trabalha carregando peso, essa função pode acarretar muitas dores musculares e problemas nas articulações, pois é um tipo de atividade que força muito o bíceps. Para balancear, a ginástica laboral fortalece os tríceps e diminui os efeitos da flexão do braço sobre os cotovelos.

Preventiva


Esse outro objetivo da ginástica laboral é, como o próprio nome já diz, preventivo, para evitar problemas de saúde decorrentes das atividades executadas. Ele trabalha com exercícios anaeróbicos e aeróbicos, que visam melhorar a resistência cardiovascular e respiratória.

Além disso, um outro efeito dessa modalidade é a queima de calorias, ajudando empregados que estão acima do peso e prevenindo o risco de outras doenças.

A ginástica laboral é um ótimo caminho para que você dê mais atenção para a saúde dos funcionários. Ela pode trazer diversas vantagens quando executada da melhor forma possível, não apenas para o colaborador, mas também para a empresa que vai ter um funcionário mais disposto na execução de tarefas.

 

ginástica laboral

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.